Saiba quais são os 10 países mais visitados do mundo

França, Espanha e Estados Unidos encabeçam a lista eclética que mostra a diversidade dos viajantes pelo planeta.

Poucas coisas na vida são tão gratificantes quanto viajar! Conhecer novas culturas, ter contato com idiomas diferentes, provar culinárias típicas que contam muito da história de cada lugar… São prazeres que dão o verdadeiro sentido à expressão “viajar é a única coisa que você compra que te deixa mais rico”. O mais interessante é que cada pessoa tem seu gosto por viagem, o que torna as experiências de viagem sempre ecléticas. Saiba quais são os 10 países mais visitados do mundo e veja qual se parece mais com você!

Os dados abaixo foram retirados da World Tourism Barometer, publicação anual das Nações Unidas (ONU). A lista publicada em janeiro de 2020 indica que, no ano anterior, as chegadas de turistas internacionais cresceram 4% em todo o mundo, chegando a 1,5 bilhão. Ainda assim, o relatório aponta crescimento mais lento em comparação com as taxas apresentadas em 2017 e 2018. A demanda foi mais lenta principalmente nas chamadas economias avançadas e, particularmente, na Europa.

Nada, porém, que tenha impedido aumento no número de visitantes em todas as regiões do mundo. O Oriente Médio liderou o crescimento  (8%), seguido pela Ásia e Pacífico (5%). As chegadas internacionais na Europa e na África (ambos com 4%) aumentaram em linha com a média mundial, enquanto as Américas registraram um crescimento de 2% até o início de 2020. Com a chegada da pandemia do COVID-19, as chegadas tiveram uma queda de 44% até abril, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Por regiões, na Ásia e Pacífico, as primeiras regiões que sofreram com o impacto da pandemia, houve uma queda de 51% nas chegadas, enquanto a Europa registrou o segundo maior declínio, com 44% de queda. Felizmente, o turismo mostra sinais positivos de recuperação, embora cautelosa. Quer organizar seu próximo roteiro? Então, confira os 10 países mais visitados do mundo e comece seus planos!

10 países mais visitados do mundo

1 França

França
Torre Eiffel, em Paris, na França

A França segue como o país mais visitado do mundo e não é difícil entender o porquê. Com um recorde de 90 milhões de visitantes em 2019, a França demonstra sua cultura tanto em marcos icônicos quanto em ambientes comuns. Aldeias idílicas e cidades românticas, nobres castelos, vilas e catedrais exibem decoração ostensiva apesar dos longos séculos de história. Isso sem falar na charmosa Paris, com seus monumentos, museus, restaurantes estrelados, cafés e croissants de tirar qualquer um da dieta.

Atrações de destaque: Torre Eiffel, Palácio de Versalhes, Riviera Francesa, Chamonix, Mont St-Michel, Pontes de Paris.

2 Espanha

Espanha
Parque Guell, em Barcelona, na Espanha

Os espanhóis sabem viver bem a vida e sempre adotaram o turismo global como parte essencial de sua economia. Por isso, a Espanha ocupa os honrosos primeiros lugares da lista, com mais de 83 milhões de visitantes, por inúmeros motivos. Clima ensolarado, pelas praias, boa comida a preços acessíveis e, claro, museus, monumentos históricos e gente alegre.

Embarque em uma viagem épica de Barcelona a Madri, incluindo os bairros góticos da primeira, antes de partir para a misteriosa Alhambra em Granada, ou para os salões de flamenco de Sevilha. Não se esqueça de Bilbao e San Sebastian, ao norte, para saciar sua fome com deliciosos pintxos e arquitetura de vanguarda.

Atrações de destaque: La Sagrada Familia, Park Guell, Alhambra, El Retiro, Museu Guggenheim, Real Alcazar, praias de Maiorca.

3 Estados Unidos

Estados Unidos
Curva da Ferradura, no Grand Canyon, no Estado do Arizona (EUA)

Os Estados Unidos, com seus 50 estados, justifica os mais de 82 milhões de turistas com paisagens e natureza deslumbrantes, além de algumas das cidades mais conhecidas do mundo. O país sempre foi um destino de viagem popular, fazendo pipocar nomes como Nova York, Los Angeles, Las Vegas, Chicago e Boston nas passagens aéreas.

As cidades  são espaços urbanos em constante evolução que transbordam culturas e cozinhas mistas.  São Francisco mostra alegria, acolhimento e ondas costeiras, enquanto Miami diverte com suas praias e vida noturna. Há também o calor silencioso do Grand Canyon, além dos quilômetros de florestas tropicais e vias campestres. Tudo isso ao som do jazz, country, hip-hop, rock e pop.

Atrações de destaque: Nova York, Parque Nacional de Yellowstone, Grand Canyon, Nova Orleans, praias de Miami.

4 China

China
A Grande Muralha da China

O turismo na China, o maior país do mundo, cresce a cada ano devido à sua cultura e cidades modernas. A vastidão e a amplitude da existência chinesa justificam a atração dos mais de 63 milhões de turistas no último ano. Enigmático, o país convive com cidades em rápido desenvolvimento, aldeias, a Grande Muralha, os tons vibrantes dos templos budistas, além de metrópoles vivas e reluzentes.

Navegue pelos rios sinuosos de Yangshuo, vislumbre a paisagem da selva de concreto de Hong Kong, os desertos assombrosos da Mongólia e a coroa floral do lago Qinghai. Ou tente desvendar as intrigas históricas da Cidade Proibida de Pequim, procurando as áreas ocultas de Xangai.

Atrações de destaque: Cidade Proibida, Grande Muralha, Concessão Francesa de Xangai, Guerreiros de Terracota de Xi’an, Rio Li, Grande Buda de Leshan.

5 Itália

Itália
Basílica de São Pedro, no Vaticano: um país dentro da Itália

O que não amar na Itália? A rica história, gastronomia invejável, monumentos e locais apaixonantes, paisagens de tirar o fôlego, arquiteturas bizantinas, afrescos de Pádua, David de Michelangelo e a maior das obras de Da Vinci. A lista de razões para visitar o país é interminável, razão pela qual recebe mais de 62 milhões de turistas anuais.

A Itália é o lar de algumas das maiores mentes da moda, patrimônio da Roma antiga e impérios subsequentes, sítios arqueológicos, igrejas e mansões. Sua extraordinária diversidade geológica se mostra através dos recifes de coral turquesa aos Alpes gelados. Delicie-se com pizzas e pastelaria, encha o estômago com ostras e ricota e experimente vinhos inebriantes.

Atrações de destaque: Fórum Romano, Vinhedos da Toscana, Ruínas de Pompéia, Costa Amalfitana, Basílica de São Pedro, Duomo.

6 Turquia

Turquia
Palácio de Topkapi, em Istambul, na Turquia

A Turquia sempre foi a encruzilhada entre Oriente e Ocidente e atrai, anualmente, mais de 46 milhões de turistas a suas praias, montanhas e grandes cidades movimentadas. Um caldeirão de cultura e culinária faz a alegria de visitar o país que arde com o calor do deserto e as ruínas batidas pelo sol, sempre apoiadas pelo entusiasmo das cidades agitadas.

Conquistada por romanos, bizantinos e otomanos, a Turquia segue sua história desde a fervorosa Istambul até a romântica costa do Mediterrâneo. No caminho, paisagens mágicas que variam de formações rochosas a lagos e olivais cintilantes, como as Montanhas Kacker, Praia Patara, Capadócia, Pamukkale e Lago Egirdir. Suas especialidades culinárias são provenientes de fontes interiores e costeiras, com especiarias, legumes cozidos a óleo e baklava doce dando início ao tesouro das refeições locais.

Atrações de destaque: Palácio de Topkapi, Mesquita Suleymaniya, Aya Sofya, Acrópole de Bergama, Cavernas do Céu e do Inferno, Parque Nacional Nemrut Dagi.

7 México

México
Pirâmides de Teotihuacán, no México

Algumas das praias mais bonitas do mundo e a comida que, literalmente, apimenta os pratos dos mais de 41 milhões de turistas. O México indiscutivelmente ocupa o top 10 dos países mais visitados no mundo. Fiesta amorosa nas multidões e filosófica no sossego, a comunidade local é anfitriã empática e orgulhosa de seu país.

Esse orgulho e natureza expressiva deram origem a triunfos arquitetônicos, a exemplo das pirâmides de Teotihuacan, templos maias e cidades coloniais, bem como a arte magistral proveniente de ser lar de artistas como Frida Kahlo e Diego Rivera. Além das infinitas riquezas culturais da Cidade do México, há selvas, vulcões, desertos e costa atraentes.

Atrações de destaque: Tulum, Cabo Pulmo, ruínas de Palenque, Teotihuacan, Palácio de Belas Artes, Cancun, Edzná, ciudad de Oaxaca.

8 Alemanha

Alemanha
Castelo de Neuschwanstein, em Hohenschwangau, na Alemanha

Situada no centro da Europa, esta potência econômica oferece desde as grandes cidades modernas a florestas, cidades medievais e indústria. A Alemanha foi palco das mais tristes tragédias humanas, história que faz questão de lembrar (para jamais se repetir) por museus e monumentos. Berço de grandes pensadores, inventores e criativos que inauguraram a era moderna, o país dá inúmeras razões para mais de 39 milhões de pessoas visitarem o país.

A icônica capital, Berlim, com sua construção românica e barroca que, também, se repete em Munique e Hamburgo. As arquiteturas contemporâneas de Frank Gehry e Daniel Libeskind, elevados museus e fábricas de automóveis, vales que se desdobram em imponentes florestas e vastas vinhas, chegando às dunas do norte e aos Alpes.

 Atrações de destaque: Museu Pergamon, Castelo de Neuschwanstein, Zwinger, Kolner Dom.

9 Tailândia

Tailândia
Templo na cidade de Chiang Mai, na Tailândia

A Tailândia é o país mais popular do Sudeste Asiático e tem se tornado o principal destino de brasileiros. Praias de areia, culinária maravilhosa e moradores amigáveis ​​garantem o país entre os mais visitados do mundo, com mais de 38 milhões de turistas. A “Terra dos 1000 sorrisos” encanta com as práticas culturais da Tailândia, templos reluzentes e complexos santuários.

A natureza parece ter encontrado seu lugar na Tailândia, através cavernas profundas, terraços de arroz e colinas oscilantes. Sem falar na magnífica costa formada por mais de mil ilhas. Águas de um azul estonteante dão vida a corais e tubarões-baleia. Falésias e faixas de areia convidam para o relaxamento em Ko Tao, Ko Samui e Ko Phi-Phi.

Atrações de destaque: Wat Pho, Grand Palace, Chiang Mai, Parque Nacional Erawan, região de Phuket.

10 Reino Unido

Reino Unido
Abadia de Westminster, em Londres

O Reino Unido sempre teve forte presença no cenário global, principalmente por sua capital, Londres, ser a força motriz para o crescimento do turismo. O simbolismo da Família Real, a cultura do rock, pubs e museus atraem mais 36 milhões de turistas de todo o mundo.

O elegante chá da tarde, mercados de pulgas, um lugar chamado Notting Hill, a simbólica Liverpool e o sotaques elegantes da terra da rainha colocaram a Grã-Bretanha no top 10 dos países mais visitados do mundo. Os arredores da Grã-Bretanha estão repletos de história, círculos de pedra neolíticos, castelos e fortes em ruínas, banhos romanos e museus. A Escócia é a região selvagem, unindo lagos e ilhas que caem em correntes de fortalezas simples, mas imponentes, que antes eram campos de batalha. A Irlanda do Norte, por outro lado, é o barulho de cervejas e cidades modernas nas terras altas.

Atrações de destaque: Palácio de Buckingham, Abadia de Westminster, Stonehenge, Castelo de Edimburgo, Banhos romanos.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.