16 cidades mais antigas do Brasil para você viajar no tempo
Cidades que contam a história de nosso país e quem mantêm a memória viva por meio de construções e museus.
“Terra à vista”! Pedro Álvares Cabral e suas 13 caravelas portuguesas chegaram à terra do pau brasil em 1500, mais precisamente no litoral baiano. Injusto mencionar que os europeus “descobriram” o Brasil, tendo em vista que os nativos habitavam estas terras há tempos que nem conseguimos calcular. Mas, é fato que as 16 cidades mais antigas do Brasil começaram a nascer a partir dos interesses em colonização, o que só aconteceu em 1530.
Para contar essa história, precisamos falar sobre o Tratado de Tordesilhas, acordo assinado ainda em 1494 que dividia “as terras a descobrir” entre Portugal e Espanha. Ingleses, franceses e holandeses, então representantes das potências marítimas na Época do Descobrimento, ficaram de fora e, claro, logo passaram a cobiçar novos territórios comerciais, o que incluía nossa Terra de Santa Cruz.
Foi aí que, então, os portugueses resolveram tomar posse do Brasil, mas ainda construindo pequenos povoados em apenas algumas regiões. Esses povoados foram crescendo até se tornar vilarejos, porém não podiam ser considerados como cidades, já que seus moradores ainda não podiam exercer a cidadania plena. Isso mudou quando a metrópole portuguesa deixou as terras brasileiras e os mesmos vilarejos se transformaram em belas cidades.
Cidades que nos transportam a outras épocas através de sua arquitetura, clima e museus que inspiram os visitantes. Algumas são, atualmente, grandes metrópoles, enquanto outras conservam ambiente colonial, com ruas de pedra e casas bem conservadas. Assim, conseguimos entender as implicações históricas envolvidas na fundação das cidades mais antigas do Brasil que você vai conhecer agora.
João Pessoa capital do estado da Paraíba é de 1585. Não consta desta lista. Na cronologia das fundações, João Pessoa ficaria logo depois da cidade de São Paulo.