Que calor! Conheça as seis cidades mais quentes do Brasil!

Boa parte das cidades que registram maiores temperaturas está nas regiões Norte e Nordeste em razão da proximidade à Linha do Equador.

- Tempo de leitura: 3 minutos -

Moramos em um país tropical, abençoado por Deus, bonito por natureza! Somos conhecidos pelo verões animados em praias mais que badaladas distribuídas por nosso extenso litoral. Mas, em terras nas quais o sol brilha vigorosamente, algumas cidades exageram no quesito calor e registram temperaturas de estourar qualquer termômetro! Conheça, a seguir, as seis cidades mais quentes do Brasil

Algumas capitais, como Cuiabá, Rio Branco e Belém se destacam pelas altas temperaturas e até são famosas por isso. No entanto, municípios no interior do Brasil, especialmente no Nordeste, vêm roubando a cena. Isso se dá em razão da proximidade com a linha do Equador, faixa de maior incidência dos raios solares, o que dificulta a chegada de massas de ar frio. O resultado são recordes de calor que ultrapassam 40ºC. 

Os índices mostrados abaixo consideram fatores como umidade relativa do ar, temperaturas observadas ao longo dos dias e valores pluviométricos. Além disso, destacamos que outras cidades não listadas aqui podem ter registrado temperaturas pontuais mais elevadas. Porém, os municípios classificados entre os mais quentes do Brasil são aqueles cujas temperaturas máximas anuais são, invariavelmente, superiores a 40ºC. 

Cidades mais quentes do Brasil

1 Bom Jesus (PI)

Bom Jesus (PI)
Bom Jesus (PI)

Maior temperatura já registrada: 44,7ºC

Pense numa cidadezinha simpática a 632 km de Teresina, capital do Piauí! Esta é Bom Jesus, município de quase 23 mil habitantes que fica na região conhecida como “cerrados piauienses”. Justamente por isso, a cidade registra as maiores temperaturas anuais que já chegaram aos 44,7ºC! Mesmo que esse não seja o registro mais frequente, o clima na cidade não é dos mais frescos!

Em outubro de 2019, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 39,8 graus, mantendo Bom Jesus na lista de cidades mais quentes do Brasil!

2 Jaguaribe (CE)

Jaguaribe (CE)
Jaguaribe (CE)

Maior temperatura já registrada: 40,6ºC

Os naturais de Jaguaribe, cidade a 243 km de Fortaleza, capital cearense, nem estão muito surpresos com esse título. A cidade é conhecida pelas altas temperaturas e vem garantindo seu espaço no ranking das cidades mais quentes do Brasil com louvor! Desde 2012, Jaguaribe registra as temperaturas mais altas do estado tendo o pico de 40,6ºC em 2016. A localização e as chuvas mais ralas são fatores preponderantes para o calor.

3 Porto Murtinho (MS)

Porto Murtinho (MS)
Porto Murtinho (MS)

Maior temperatura já registrada: 41,3ºC

Situada a 440 km de Campo Grande, Porto Murtinho é uma cidade centenária na fronteira com o Paraguai que se destaca pelos campeonatos de pesca. Mas, os amantes do esporte devem se preparar para enfrentar temperaturas além dos 40ºC! No início de 2019, os termômetros da cidade bateram os 41,3ºC

4 Três Lagoas (MS)

Três Lagoas (MS)
Três Lagoas (MS)

Maior temperatura já registrada: 40,6ºC

Também no estado do Mato Grosso do Sul, Três Lagoas registrou, em 2019, 40,6ºC de temperatura! Situada na divisa com São Paulo, a cidade compensa o calorão com atrativos naturais impagáveis, como o conjunto das três lagoas que batizam o município e formam o Circuito das Lagoas.

5 Oeiras (PI)

Oeiras (PI)
Oeiras (PI)

Maior temperatura já registrada: 39,9ºC

A cidade piauiense de Oeiras garantiu seu status entre as cidades mais quentes do Brasil graças aos agradáveis 39,9ºC atingidos em 2019. Distante 313 km da capital, Oeiras é a cidade mais antiga do Piauí, sendo a primeira capital do estado. É uma importante opção para o turismo religioso no Nordeste, além de agraciar os amantes da arquitetura histórica com seus casarões coloniais.

6 Sobral (CE)

Sobral (CE)
Sobral (CE)

Maior temperatura já registrada: 43,9ºC

Olha o Ceará na lista novamente! Sobral, ao norte do estado, já é popular pela altas temperaturas. Situado a 230 km da capital, Fortaleza, o município ultrapassa fácil os 40ºC e já bateu os 43,9ºC em 2015! Sobral é conhecida pelas atrações históricas. 

Você pode gostar também
1 comentário
  1. gabriel Diz

    cara juro pela minha vida que araraquara que é a cidade que apareceu no datena ja que entramos em lockdonw, enfim ano passado aqui bateu 47 graus e eu morri aqui suro pela minha via isso

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->