Islândia é o país mais seguro do mundo. E o Brasil, como fica?

País lidera o ranking estipulado pelo Institute for Economics and Peace, formado por 163 nações em todo mundo.

- Tempo de leitura: 4 minutos -

Fria, distante, cinematográfica e… segura! Assim, é a Islândia, classificada pelo Institute for Economics & Peace (IEP) como o país mais seguro do mundo. Pertinho do Círculo Polar Ártico, a Islândia lidera o ranking composto por outras 163 nações. O relatório foi produzido em 2019, mensurando o nível de segurança e classificando os países dos mais seguros aos mais violentos. E como o instituto chegou a este índice? Como fica o Brasil nesta história?

Na verdade, o posto foi ocupado pela Islândia em seu segundo ano consecutivo, deixando para trás estrelas como Portugal, Áustria, Nova Zelândia e Dinamarca. O índice considerado pelo IEP considera diferentes fatores, como igualdade de gênero, qualidade dos serviços públicos, nível de corrupção e distribuição de renda. O nível de tranquilidade, por exemplo, considerou 23 indicadores reunidos em três critérios:  

  1. conflitos internos ou externos em andamento;
  2. níveis de segurança e proteção das pessoas;
  3. grau de militarização do país (único que diminuiu entre 2008 e 2019)

O cálculo atribui pontuações em uma escala de 1 a 5, sendo que quanto maiores forem os números em cada um dos indicadores, menor o nível de segurança do país. Na ponta oposta a Islândia, estão os países menos seguros do planeta, dando as tristes cinco últimas posições ao Afeganistão, Síria, Sudão do Sul, Iêmen e Iraque. O Brasil ocupa a 116ª posição no ranking. 

A classificação considera o Brasil como uma nação com estado de paz médio. Seu pior indicador foi o alto número de homicídios, cuja taxa deixou o país atrás de Kosovo, Haiti, Guatemala e Turcomenistão. Vamos conhecer um pouco mais sobre a Islândia e como estão os demais países da América do Sul. 

Sobre a Islândia

A Islândia país insular com pouco mais de 350 mil habitantes situado no norte do Oceano Atlântico. Localizada entre Groenlândia e Noruega, a Islândia é a segunda maior ilha da Europa e extremamente bem conservada. Sua principal característica é a formação vulcânica, com centenas de vulcões espalhados pelo solo seco e estéril. O relativo isolamento e dificuldades econômicas já enfrentadas fortaleceram os laços familiares.

Islândia: O País mais seguro do mundo (2019)
Além de ser um país seguro, a Islândia é terra de belezas naturais únicas

Esta, aliás, é uma das riquezas culturais mais preservadas, tornando o islandês um povo de opinião forte e confiante por ter enfrentado uma série de adversidades ao longo da história. Com a prova mais concreta de que tamanho não é documento, o país se destaca pelo elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Ou seja, a população usufrui de educação, saúde e padrão de vida invejáveis. 

A língua oficial da Islândia é o islandês, idioma difícil de ser pronunciado por ter muitas letras e poucas vogais. O pequeno país é cheio de belezas naturais e seus céus propiciam as mais lindas auroras boreais do mundo. Ainda, os majestosos vulcões em atividade permitem que a lava se petrifique, espetáculo interessante de ser visto. Águas termais, ski e caminhadas pelas montanhas geladas são outras atrações turísticas da Islândia. 

Os dez países mais seguros do mundo

O relatório do Índice Global da Paz (GPI) produzido pelo IEP, entidade sem fins lucrativos sediada na Austrália, cobre cerca de 99,7% da população mundial. Além da Islândia, outras nações se destacaram ao manter-se entre os dez países mais seguros do mundo, sendo eles e suas respectivas pontuações: 

Lista de países mais seguros do mundo (2019)
Lista de países mais seguros do mundo

Brasil e América Latina

O relatório divulgado pelo IEP revela que a segurança piorou nas três Américas nos últimos anos. O Brasil, por exemplo, caiu dez posições entre 2018 e 2019, a quinta maior queda entre todos os países. Os dois principais fatores para o declínio são a crescente polarização política e a violência relacionada ao tráfico de drogas. Na América Latina, apenas Chile, Uruguai e Colômbia melhoraram na lista. 

Chile, Uruguai, Equador e Argentina integram o seleto time dos países com nível de paz alto, conforme pode ser visto a seguir: 

Ranking de segurança dos países da America do Sul (2019)
Ranking de segurança dos países da America do Sul

E aí, o que achou da Islândia como o país mais seguro do mundo? Conhece alguma das nações bem colocadas? Como foi sua experiência? Conta pra gente!

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.