Saiba qual o custo de vida em Boston – Vale a pena morar lá?

Confira informações básicas sobre uma das cidades mais procuradas por brasileiros nos Estados Unidos, como salário médio e preços.

- Tempo de leitura: 3 minutos -

Vale a pena para um brasileiro morar em Boston? Uma das cidades mais procuradas por imigrantes do país, a capital do estado de Massachusetts encanta pela praticidade e modernidade mescladas à atmosfera histórica. Isso sem falar nos bons índices de segurança e qualidade de vida. Mas, qual é o custo de vida em Boston? Quanto é necessário ganhar em Boston para ter uma vida relativamente confortável?  

Atualmente, existe uma comunidade expressiva de brasileiros morando em Boston, especialmente nas áreas de Everett, St Somerville e Framingham. Lá, nossos compatriotas oferecem serviços diversos, tais como manicure, cabeleireiro e setor da alimentação (restaurantes, padarias, supermercados, etc). Três itens preponderantes para tamanho sucesso? Segurança, qualidade de vida e economia aquecida. 

Neste quesito, o site Best Places aponta que a taxa de desemprego na cidade é de apenas 3,1%, percentual inferior à média nacional, que é de 3,9%. Nos últimos anos, houve aumento de 4,3% nos postos de trabalho, tendência que deve perdurar nos próximos dez anos. Os setores que mais oferecem renda na cidade são comércio varejista, prestação de serviços, educação e saúde. Mas, e aí, quanto custa morar em Boston?

Salário médio em Boston

A média salarial de um morador de Boston é de U$ 34.770 anuais, também superior aos índices nacionais – U$ 28.555. Considerando a renda familiar anual, o montante chega a U$ 54.485, contra U$ 53.482 na média nacional. Porém, o salário médio mensal alcança, facilmente, U$ 4.699, descontando os impostos. Falando nisso, engana-se quem pensa que, quanto maior o salário, mais altos os tributos.

Boston tem taxas bem baixas, favorecendo o custo de vida dos moradores. Deste modo, viver em Boston é mais barato que várias grandes cidades americanas, como Washington, San Francisco e Nova York. 

Custo de Vida em Boston

A saúde tem despesas inferiores à média do território americano, inclusive em itens de farmácia. Considerando uma média nacional de US$ 100, o índice em Boston despenca para U$ 83,4. Para se ter uma ideia, um kit de medicamentos para resfriado para seis dias custa cerca de U$ 8. 

Veja valores de outros itens igualmente importantes na saúde e cuidados pessoais:

  • caixa de antibióticos: U$ 11 (12 doses)
  • caixa com 32 absorventes: U$ 8
  • shampoo 2 em 1: U$ 5.49
  • quatro rolos de papel higiênico: U$ 3.77
  • pasta de dente: U$ 2.52

Os gastos com transporte também são medianos. Mensalmente, é possível gastar U$ 87 com tickets para o transporte público, enquanto o litro da gasolina custa aproximadamente U$ 0.78. A tarifa básica do táxi, em dias úteis, é de U$ 18 em uma corrida de 8km. 

Quanto a preços de roupas, dá para encontrar jeans Levis a U$ 58, um par de tênis esportivos a U$ 108 e vestidos básicos a U$ 34. 

E para o lazer, quanto se gasta?

  • par de ingressos de cinema: U$ 25
  • drinks em bar: U$ 13 
  • 500ml de cerveja: U$ 6
  • minuto de ligação pré-paga: U$ 0.15
  • mensalidade de academia: U$ 56.34

O que é caro em Boston?

Sim, o custo de vida em Boston é inferior, em vários aspectos, à média nacional. Mas, determinados itens fazem o índice subir de forma considerável. A alimentação, por exemplo, é cerca de 5,7% mais cara. Ainda assim, paga-se pouco por 1L de leite (U$ 0.86) e por uma dúzia de ovos (U$ 2.58). Uma garrafa de água de 1,5L, por sua vez, tem valor aproximado a U$ 1.71 Mas, o que “pega” mesmo é o alto custo com habitação, sendo a área com valores mais elevados que o nível médio do país. O aluguel de apartamento de um quarto no centro da cidade é de U$ 2.533,80 e U$ 1.906,55 fora do centro. Se o desejo é comprar, o metro quadrado em regiões centrais é de U$ 9.875,65, em média. Por sorte, a maior parte dos itens na cidade são bem mais baratos, o que reduz o custo de vida em Boston.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->