Os 30 maiores festivais de música do mundo

Do folk à música eletrônica, os festivais de música são a melhor oportunidade de unir arte e viagens para conhecer diferentes culturas.

O isolamento social causado pela pandemia da Covid-19 colocou em xeque as indústrias do turismo e, também, das apresentações culturais. Aglomeração de pessoas e cruzamento de fronteiras são dois pontos fortemente evitados no combate à contaminação pelo Coronavírus. Mas, convenhamos, viajar sempre vai ser o melhor meio de conhecer novas culturas, especialmente quando aliada à música! Por isso, conheça os 30 maiores festivais de música do mundo para organizar suas viagens! 

Muita gente organiza seus roteiros para aproveitar shows e festivais que congregam diferentes estilos musicais, demonstrações artísticas e pessoas. No Brasil e no mundo, grandes concertos, como Rock in Rio, Lollapalooza, Glastonbury e, mais recentemente, Villa Mix movimentam milhões de dólares e, claro, pessoas em busca de diversão. De fato, estes eventos montam um verdadeiro calendário cultural que alimenta a economia local durante sua realização.           

A seguir, veja quais são os 30 maiores festivais de música do mundo, onde são realizados e quais os estilos encontrados! Importante lembrar que a lista não está em uma ordem específica de tamanho dos festivais, ok?! Todos tem sua importância, tendo em comum o fato de todos terem reconhecimento mundial.

1 Rock in Rio 

Rock in Rio 
Rock in Rio

Temos muito orgulho em afirmar que sim, o Rock in Rio é brasileiro! Um dos maiores festivais de música no mundo teve sua primeira edição em 1985, juntando mais de 1,3 milhões de pessoas em dez dias de festa. Entre as atrações, nomes consagrados, como Queen, Scorpions, Rod Stewart, Ozzy Osbourne e AC/DC. De lá pra cá, foram 20 edições, a maior parte delas no exterior, sendo oito no Brasil, oito em Portugal, três na Espanha e uma nos Estados Unidos.

2 Tomorrowland

Tomorrowland
Tomorrowland

Boom, cidadezinha pacata no interior da Bélgica, vê sua população pouco maior de 20 mil habitantes se transformar, desde 2005, com a Tomorrowland, o maior festival de música eletrônica do mundo. Anualmente, são mais de 200 mil pessoas no ambiente inspirado nos contos de fadas que chegou ao Brasil em 2015, para a primeira edição da festa fora da Bélgica. 

3 Coachella Fest

Coachella Fest
Coachella Fest

Desde 1999, o Coachella Fest leva o melhor da música folk internacional ao vale de Coachella, Califórnia. Com um público médio de 200 mil pessoas, a festa já recebeu nomes consagrados, como Guns N’ Roses, Radiohead, Calvin Harris,  Paul McCartney, Sia e The Killers. Hoje, é queridinho de celebridades que querem garantir fotos lindas para suas redes.   

4 Glastonbury Festival

Glastonbury Festival
Glastonbury

Realizado em uma fazenda de 450 hectares de Pilton, na Inglaterra, o Glastonbury Festival é um dos mais antigos do mundo que ainda são realizados. Sua primeira edição aconteceu em 1970, um dia após a morte de Jimmy Hendrix, e desde então traz atrações muito ecléticas. Marcante pelas inúmeras bandeiras que podem ser vistas em meio ao gigantesco público, o maior festival a céu aberto do mundo oferece humor, teatro, circo, dança e cabaré. Já se apresentaram por lá Coldplay, Ed Sheeran, The Cure, Elton John e Scorpions.

5 Lollapalooza

Lollapalooza
Lollapalooza Brasil

O Lollapalooza nasceu em Chicago, no ano de 1991, e foi abrindo caminho ganhando o mundo com edições que chegam a receber 150 mil pessoas, pelo menos. No Brasil, o festival é realizado em São Paulo e já deu palco a nomes como Pearl Jam, The Strokes,  Cage The Elephant, The 1975, The Weeknd, Duran Duran, Lana del Rey e The XX. 

6 Mawazine

Mawazine
Mawazine Festival

Criado no ano de 2001, o festival Mawazine é realizado anualmente na cidade de Rabat, no Marrocos. A mistura de ritmos, que vão de grandes nomes locais árabes e africanos a estrelas internacionais, caracteriza este que é um dos maiores festivais do mundo, com uma média de mais de 2 milhões de pessoas nos últimos anos. Justin Timberlake, Stevie Wonder, Robert Plant, Elton John e Deep Purple são apenas alguns dos nomes que já tocaram no Mawazine! E o melhor: a maior parte dos palcos e atrações são de acesso gratuito!

7 Burning Man

Burning Man
Festival Burning Man

Se você quer um festival de música diferente, a resposta é o Burning Man. Realizado no deserto de Black Rock, Nevada, é o exemplo da celebração à contracultura e compartilhamento. Para se ter uma ideia, a festa é planejada e organizada por voluntários, que levam apenas o necessário para passar os quatro dias de evento. Os cerca de 60 mil participantes desfrutam de sets únicos com DJ’s de todo o mundo, além de infraestrutura e instalações super diferentes. 

8 Electric Daisy Carnival

Electric Daisy Carnival
Electric Daisy

O Electric Daisy Carnival já passou por países como México, Japão e Brasil, configurando-se como um dos maiores festivais de música eletrônica fora da Europa. Mas, a edição que chama mesmo a atenção é a realizada em Las Vegas, no mês de maio, reunindo nada menos que 400 mil pessoas em três dias de festa .  

9 Exit

Exit
Exit Festival

O Exit é um festival de música que ocorre nos verões da cidade de Novi Sad, na Sérvia. O evento já foi premiado como o melhor festival de música da Europa, pelo EU Festival Awards. O público estimado anualmente é de 200 mil pessoas embaladas por Rock, Techno, Electronic dance music, Heavy metal, Hip hop, Reggae, Punk rock, Drum and bass.  

10 Bonnaroo Music & Arts Festival

Bonnaroo Music & Arts Festival
Festival Bonnaroo

O Bonnaroo Music & Arts Festival acontece em Manchester, no Tennessee, e mistura gêneros como Rock, Pop, Indie, Hip Hop, Country e Jazz durante quatro dias. Além de música, apresenta exposição de arte, stand up comedy, teatro e outras exposições artísticas para 80 mil pessoas.  

11 Fuji Rock Festival

Fuji Rock Festival
Fuji Rock Festival

Paisagem incrível, line up com mais de 200 artistas e um dos principais festivais de Rock e Pop do mundo. Quer mais motivos para ir ao Fuji Rock Festival? Talvez o fato de que a paisagem incrível de que falamos seja o Naeba Ski Resort, aos pés do Monte Fuji. Sim, os tradicional festival japonês acontece neste local emblemático e embala os participantes por três dias. Já subiram nos seus palcos Bob Dylan, Jack Johnson, Queens of The Stone Age, Bjork, Red Hot Chilli Peppers, entre outros.

12 Sónar

Sónar
Sónar Festival

O Sónar é o mais importante festival de música digital da Europa, dividindo suas atrações entre a festa multimídia na Sónar by Day e as raves da Sónar by Night. Sua sede é a cidade de Barcelona, na Espanha.

13 Primavera Sound

Primavera Sound
Primavera Sound

Barcelona, por si só, já é uma festa, então visitá-la durante o Primavera Sound é quase uma ode à alegria! Em três dias, o festival reúne artistas independentes, nomes veteranos, line up diferentão, feira gastronômica e as últimas tendências culturais. O  festival de música alternativa acontece à beira-mar, em plena primavera, em um clima de alegria e diversão.   

14 Bestival

Bestival
Bestival

O amado “festival boutique” tem a curadoria do DJ Rob da Bank, da BBC Radio 1, e apresenta-se como uma alternativa ao Glastonbury. Brincalhão e lotado por uma multidão bem humorada e colorida, o Bestival já trouxe nomes como London Grammar, MIA e Grace Jones. 

15 Reading & Leeds

Reading & Leeds
Reading & Leeds Festival

As cidades inglesas de Reading e Leeds abrigam, no feriado bancário de 23 a 25 agosto, dois festivais simultâneos com lista de atrações praticamente compartilhadas. Ambos são sempre esgotados, portanto, é bom se planejar. 

16 Roskilde

Roskilde
Festival Roskilde

O mote do Roskilde, um dos três maiores festivais de música da Europa, é o “desenvolvimento da música, cultura e humanismo”. A comunidade criativa e espiritual que frequenta o festival realizado em uma cidade temporária a 30 km de Copenhague transcende nesta filosofia por sete dias. É praticamente uma resposta escandinava ao Glastonbury e também realizado por voluntários. 

17 Pinkpop Festival

Pinkpop Festival
Pinkpop Festival

Festival iniciado no longínquo ano de 1970, o Pinkpop festival é realizado anualmente na pequena cidade holandesa de Landgraaf. Até o ano de 2008, o festival era realizado sempre durante a semana de Pentecostes (Pinksteren em holandês, daí o nome!). Mais de 900 artistas e bandas passaram por seus palcos durante suas edições, alguns marcaram época como foi o caso do icônico show da banda Pearl Jam em 1992!

18 Movement

Movement
Movement Festiva

O Movement é mais uma indicação para os fãs da música eletrônica de qualidade. A line up é sempre inusitada e frenética, o que faz do festival um dos melhores indicados do estilo no mundo. 

19 Donauinselfest

Donauinselfest
Donauinselfest

Já deu para notar que o continente europeu é o rei da música eletrônica, certo? O  Donauinselfest, realizado na Áustria, se junta à lista oferecendo, nada menos, que mais de 200 shows para 3 milhões de pessoas em três dias de evento a céu aberto. A entrada é gratuita, o que contribui para a popularidade da festa que traz diferentes gêneros musicais, incluindo uma apresentação da Orquestra Sinfônica. O Donauinselfest é considerado o maior festival musical europeu a céu aberto.

20 SXSW – South by Southwest

SXSW – South by Southwest
Festival SXSW

Criatividade e inovação são as principais características do SXSW – South by Southwest, festival realizado em Austin, no Texas. Durante dez dias, os participantes conferem música, cinema, tecnologia, inovação e experiências no meio de mentes criativas que debatem e entendem sobre as principais tendências mundiais. 

21 Sziget

Sziget
Sziget Festival

O Sziget é uma espécie de Woodstock da atualidade, sendo realizado na ilha de Hajógyári, na Hungria. Nos anos de 2011 e 2014, levou o título de “Best Major European Festival” devido à sua organização impecável e lineup eclético. 

22 Graspop Metal Meeting

Graspop Metal Meeting
Graspop Metal Meeting

Roqueiros de cabelos compridos e calças de couro lotam a cidade de Dessel, na Bélgica, para o Graspop Metal Meeting. O festival traz as melhores bandas do gênero no mundo, como Iron Maiden e Guns’n’Roses. 

23 Ultra Music

Ultra Music
Ultra Music Festival

O Ultra Music é mais um festival que tem edições em várias países, mas aquela realizada em Miami é o que costumamos chamar de épica! As atrações sempre estão entre as mais conceituadas do mundo, garantindo ingressos esgotados anualmente. Entre as cidades que já o receberam, estão São Paulo, Seul, Hvar, Buenos Aires e Ibiza.   

24 Rototom Sunsplash

Rototom Sunsplash
Festival Rototom Sunsplash

O Rototom Sunsplash é a casa do reggae na Europa e, além de nomes consagrados como Ben Harper, o festival explora a cultura rastafari com debates, aulas de dança e oficinas criativas. O evento acontece na cidade de Benicàssim, na Espanha. 

25 Awakenings

Awakenings
Awakenings Festival

Um verdadeiro despertar para a música eletrônica, o holandês Awakenings reúne mais de 100 DJs na festa a céu aberto. Só não deixe para comprar seu ingresso na porta, pois estão sempre esgotados, portanto, programe-se!

26 Universo Paralello

Universo Paralello
Festival Universo Paralello

O Universo Paralello é um dos festivais de música eletrônica mais emblemáticos do Brasil! Realizado no Réveillon, coloca todo mundo para virar o ano, literalmente, na melhor das energias! Durante sete dias, a paradisíaca praia de Pratigi, na Bahia, recebe 20 mil pessoas de todas as tribos que possuem em comum o amor à música, arte, natureza e diversidade. 

27 Villa Mix

Villa Mix
Villa Mix: na imagem o Maior Palco do Mundo

O Villa Mix Festival chegou, em 2020, ao marco de dez anos de história como o maior festival de música itinerante do Brasil. Seu palco gigantesco entrou para o Guinness Book como o “Maior do Mundo”. O evento acontece em Goiânia, no mês de julho, e é também recordista de público. São cerca de 120 mil pessoas que lotam o espaço onde é realizado para ouvir atrações nacionais e internacionais, como Jorge e Mateus, Alok, Shawn Mendes, Nick Jonas e  Ivete Sangalo. Atualmente outras cidades do Brasil recebem o Villa Mix anualmente, dentre elas Belo Horizonte e Brasília.  

28 Festival Internacional da Canção de Viña del Mar

Festival Internacional da Canção de Viña del Mar
Festival Viña del Mar

O Festival Internacional da Canção de Viña del Mar é um festival musical organizado anualmente durante o mês de fevereiro na cidade de Viña del Mar, Chile. Um dos festivais de música mais tradicionais da América Latina, o Festival Viña del Mar é um marco na história do balneário chileno e se tornou um ponto obrigatório de parada para músicos latinos e de estatura internacional.  

29 Montreux Jazz Festival

Montreux Jazz Festival
Montreux Jazz Festival

Mais um festival realizado em uma paisagem de tirar o fôlego, o Montreux Jazz Festival é um dos festivais mais antigos e duradouros da lista, e é realizado desde 1967 à beira do Lago Léman, na Suíça. Além de figurinhas tarimbadas, como Miles Davis, B.B. King, Nina Simone, Bob Dylan, Ella Fitzgerald, Bill Evans e outras lendas do jazz, artistas brasileiros já arrasaram em apresentações no festival. Elis Regina e Hermeto Pascoal tiveram momentos tão marcantes que seus shows no evento viraram álbum. Também brilharam Gilberto Gil, Milton Nascimento, Caetano Veloso e muitos mais.

30 New Orleans Jazz & Heritage Festival

New Orleans Jazz & Heritage Festival
New Orleans Jazz & Heritage Festival

Não dá para deixar de fora um dos mais antigos festivais de música do mundo, certo? Realizado na terra do Soul e Jazz, o New Orleans Jazz & Heritage Festival resgata a cultura deste estilo na década de 70, trazendo atrações contagiantes que colocam todo mundo para dançar. Stevie Wonder é um dos nomes consagrados que já participaram do evento. 

E aí, já foi a um dos maiores festivais de música do mundo? Tem vontade de ir a algum deles? Programe sua viagem! 

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Especial: Viagem com segurança durante a pandemia