Conheça 14 praias de areia rosa para mudar os seus conceitos

Esqueça o padrão de praia com areia branquinha e inclua as praias de areia rosa na lista do seu destino perfeito de férias.

O cenário padrão para o litoral, normalmente, envolve mar azul, coqueiros e areia branquinha, certo? Bom, chegou a hora de rever os seus conceitos! Você sabia que existem paisagens paradisíacas com…areia rosa? Sim, em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil, incomuns 14 praias de areia rosa atraem turistas e curiosos em busca de sua beleza. Mas, afinal, por que uma praia tem areia rosa

Via de regra, o efeito rosado é resultado da mistura da areia com pequenos grãos de corais vermelhos que foram desgastados ou danificados pelo mar. Porém, os projetos científicos da natureza podem ter outros motivos. Nas Bahamas, por exemplo, o foraminífero, um organismo microscópico de concha rosa avermelhada, é o responsável pela tonalidade da areia. Há, ainda, efeitos originados pela mistura de coral, conchas e carbonato de cálcio.

Independente do motivo, as lindas praias de areia rosa vêm entrando nos roteiros de viagem de diferentes estilos: lua de mel, aventura, famílias ou casamentos. Seja qual for sua ideia, inclua já, pelo menos, uma das 14 praias de areia rosa em sua wishlist e comece a sonhar!

Praias de areia rosa pelo mundo

1 Praia Rosa de Elafonisi – Creta (Grécia)

Praia Rosa de Elafonisi – Creta (Grécia)
Praia de Elafonisi

Esqueça Mykonos e Santorini! A bola grega da vez é a praia rosa de Elafonisi, em Creta, mais precisamente a 70 km de Chania, a capital da região. Apesar de sua infraestrutura característica de praias populares, Elafonisi conserva seu aspecto simples e rústico de oásis remoto. Ao redor, pequenos vilarejos recebem o visitante que se esbalda em banhos nas águas depois de encher o celular com fotos da areia rosa e flores silvestres. 

2 Praia Rosa de Balos Bay – Creta (Grécia)

Praia Rosa de Balos Bay – Creta (Grécia)
Praia de Balos Bay

Mais um paraíso na Grécia, a Praia Rosa de Balos Bay, também em Creta, foi o destino da lua de mel dos príncipes Charles e Diana. As impressionantes areias branco-rosadas emolduram piscinas de água salgada de um azul estonteante. 

3 Praia Rosa da Ilha de Komodo – Indonésia

Praia Rosa da Ilha de Komodo – Indonésia
Praia na Ilha de Komodo

A ilha de Komodo é uma das 17.508 ilhas da Indonésia e o lar de répteis gigantes que levam o nome do lugar, os dragões de Komodo. E, também, abriga uma das mais belas praias de areia rosa do mundo. Portanto, perca seu medo dos enormes moradores e coloque, já, a Praia Rosa da Ilha de Komodo na lista dos destinos dos sonhos. 

4 Spiaggia Rosa – Ilha de Sardenha (Itália)

Spiaggia Rosa – Ilha de Sardenha (Itália)
Spiaggia Rosa (Spiaggia rosa – Isola di Budelli. Credits: Mirko Ugo. License: CC BY-NC-SA)

A Spiaggia Rosa (Praia Rosa, em tradução livre) fica no Parque Nacional de La Maddalena, na ilha de Sardenha, e é mais um dos exemplares que faz jus à fama da região. Os longos trechos de areia fina compõem o conjunto de belas praias da Sardenha e, no caso específico da Spiaggia Rosa, a coloração se dá pelos fragmentos de coral e conchas rosas.

5 Praia Rosa de Ses Illetes – Formentera (Espanha)

Praia Rosa de Ses Illetes – Formentera (Espanha)
Ses Illetes

As Ilhas Baleares, no litoral espanhol, são famosas pelas baladas de Ibiza e pela beleza de Formentera, onde fica a Praia Rosa de Ses Illetes. Linda e movimentada no verão, o tom rosado faz o contraste perfeito com o mar azul.  

6 Praia do Forno – Búzios (Brasil)

Praia do Forno – Búzios (Brasil)
Praia do Forno – Búzios (Brasil)

O extenso e belo litoral brasileiro não ficaria de fora dessa lista! Nossa representante de areias rosa é a Praia do Forno, em Búzios. Cheia de encantos naturais, tem faixa de areia cercada por rochas que chegam até o mar, criando piscinas naturais na maré baixa.

7 Praia Rosa de Horseshoe Bay – Bermuda

Praia Rosa de Horseshoe Bay – Bermuda
Praia de Horseshoe Bay

As Ilhas Bermuda, território britânico no Oceano Atlântico, têm a Praia Rosa de Horseshoe Bay. Além do tom rosado das areias, a praia de mar azul turquesa é convidativa para a prática de snorkeling. 

8 Praia Rosa de Elbow Beach – Bermuda

Praia Rosa de Elbow Beach – Bermuda
Elbow Beach

Mais uma representante das Bermudas, a Praia Rosa de Elbow Beach tem o diferencial de ser mais tranquila que as vizinhas. Ou seja, por aqui, terá menos risco de esbarrar com outros mergulhadores durante seu snorkel pelos naufrágios e poderá relaxar, de verdade, nas areias rosadas. 

9 Praia Rosa de Crane Beach – Barbados

Praia Rosa de Crane Beach – Barbados
Crane Beach

Na costa leste de Barbados, a Praia Rosa de Crane Beach é pontilhada pelas cadeiras de praia disponibilizadas por hotéis de luxo. Neles, por sua vez, se hospedam turistas em busca do paraíso perfeito dotado de vegetação exuberante e ondas perfeitas para o bodyboard.

10 Pink Sands Beach – Harbour Islands (Bahamas)

Pink Sands Beach – Harbour Islands (Bahamas)
Pink Sands Beach

Pink Sands Beach, em Harbor Island, é o referencial instagramável das praias de areia rosa. Os chalés coloniais, restaurantes estrelados, água de azul perfeito e as areias coloridas atraem milhares de turistas às Bahamas. Brindada pelo autêntico mar caribenho, a Pink Sands Beach tem, nada menos, que 5 km de extensão.

11 Praias Rosa de Antígua e Barbuda

Praias Rosa de Antígua e Barbuda
Pink Sand Beach na Ilha de Barbuda

Que tal encantar-se com as Praias de Antígua e Barbuda, na costa ocidental da ilha? Trata-se de área contínua de praias, muitas delas com areia rosada.

12 Praia Rosa das Ilhas de Santa Cruz – Filipinas

Praia Rosa das Ilhas de Santa Cruz – Filipinas
Praia da Ilha Grande de Santa Cruz

No sudoeste da Filipinas, próximo à região de Zamboanga, estão as ilhas de Santa Cruz, composta pelas ilhas Grande e Pequena. Na primeira, há uma praia de areia rosa de fazer inveja a muitos cartões postais!

13 Praia Rosa de Tangsi Beach – Indonésia

Praia Rosa de Tangsi Beach – Indonésia
Praia Rosa de Tangsi Beach

A Praia Rosa de Tangsi Beach, na Indonésia, talvez seja a mais remota das praias listadas até aqui. Situada na ilha de Lombok, a leste da ilha de Bali, é paraíso dos mochileiros apaixonados pelo sudeste asiático. O resto, você já sabe: mar e vegetação maravilhosos e culinária exótica. 

14 Pink Beach – Bonaire

Pink Beach – Bonaire
Pink Beach

Em pleno Mar do Caribe, o território insular holandês de Bonaire também figura na lista com a Pink Beach. A Pink Beach está em nossa lista mais por razões históricas do que pela sua situação atual. O seu nome deriva da cor rosa que as sua areias tinham devido ao acúmulo de conchas rosas e pedaços de corais vermelhos. No entanto, apesar de a praia ainda existir, infelizmente, boa parte da praia rosa foi levada por um furacão no ano de 1999. Hoje é possível encontrar muitos corais sem vida na areia, porém sem sua cor original.

15 Bônus: Pfeiffer Beach – Califórnia (EUA)

Bônus: Pfeiffer Beach – Califórnia (EUA)
Pfeiffer Beach

Ok, a Pfeiffer Beach, na região conhecida como Big Sur, localizada no centro da Califórnia, não é propriamente rosa, mas roxa. A praia leva o nome da família Pfeiffer, uma das  pioneiras da região, e fica dentro do Julia Pfeiffer Burns Park, aos pés da McWay Falls. 

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Especial: Viagem com segurança durante a pandemia