Os Melhores Aeroportos no Combate e Prevenção à COVID-19!

Confira lista elaborada pela Skytrax com os aeroporto com os melhores protocolos de biossegurança contra a COVID-19.

- Tempo de leitura: 4 minutos -

Apesar do contexto de pandemia do novo coronavírus, em que estamos enfrentando uma série de mudanças de comportamentos e rotinas, uma coisa que não mudou é a vontade de viajar e conhecer o mundo, não é mesmo? Nesse caso, todo cuidado é pouco, e escolher um destino seguro e tomar as precauções necessárias na viagem são etapas importantíssimas para se manter saudável e poder aproveitar as férias ou feriados como se deve!

Um item que as pessoas podem deixar meio de lado, mas que também tem sua importância é a eficiência do aeroporto escolhido na implementação das medidas de proteção contra a COVID-19! Para avaliar esse aspecto, a Skytrax, uma empresa internacional de avaliação de aeroportos, criou o COVID-19 Airport Safety Ratings (Avaliação de Segurança de Aeroportos contra o COVID-19).

COVID-19 Airport Safety Ratings

Para rankear os aeroportos, a Skytrax se baseia em uma série de checagens de procedimentos de prevenção, análise observacional e testes de limpeza ATP nos locais de maior contato entre pessoas e de maior uso dos clientes.

Aspectos como políticas de distanciamento social, procedimentos de desinfecção, controle e obrigatoriedade do uso de máscaras faciais, uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) pelas equipes do aeroporto e outras questões de higiene são avaliadas, e a regularidade e consistência da aplicação desses protocolos é fundamental para a nota final!

O Teste de Limpeza ATP é fundamental para avaliar a limpeza adequada dos ambientes. O teste consiste no monitoramento do nível de limpeza de um ambiente, a partir da coleta de amostras por meio de um cotonete específico, as quais passam por uma conferência dos níveis de ATP nas superfícies e ambientes.

Os níveis de avaliação dos aeroportos

Os níveis de classificação da Skytrax são três: 5-estrelas, 4-estrelas e 3-estrelas. As características observadas nos aeroportos de cada um desses níveis são os seguintes:

➜ Aeroportos 5-estrelas ★★★★★: locais com padrões elevados de limpeza, procedimentos de manutenção e monitoramento de higiene, havendo uma obediência consistente e ininterrupta aos protocolos todos os dias. Podem contar ainda com técnicas modernas de sanitização UV, e tratamentos intenso de desinfecção aprovadas cientificamente.

➜ Aeroportos 5-estrelas ★★★★: possuem bons padrões de limpeza, procedimentos de manutenção e acompanhamento da higiene dos ambientes, porém a aplicação desses protocolos pode ser inconsistente. Apresentam um aparência limpa boa, e as medidas de desinfecção e higiene são cientificamente aprovadas.

➜ Aeroportos 3-estrelas ★★★: aeroportos deste nível possuem um padrão de limpeza e procedimentos de manutenção na média dos demais aeroportos. Apresentam sistemas otimizados de limpeza, porém não aplica os protocolos necessários de limpeza e higienização de maneira regular e consistente. O aspecto de limpeza é razoável, e as medidas de limpeza e higiene foram aprovadas cientificamente.

Classificação de aeroportos

Agora que entendemos o funcionamento do ranking, vamos ao que interessa: qual a classificação dos aeroportos em relação à segurança contra a COVID-19?

Antes de apresentarmos, vem uma notícia não muito boa para nós brasileiros: não há nenhum aeroporto do Brasil com classificação 4 ou 5 estrelas até o momento! Porém temos alguns que atingem a classificação de 3 estrelas.

Até o momento deste texto, havia quatro aeroportos com a nota máxima: o Aeroporto Internacional de Roma, o Aeroporto Internacional de Hamad (Doha), o Aeroporto de Istambul e o Aeroporto Internacional El Dorado (Bogotá).

Confira a classificação dos aeroportos avaliados até então (você pode clicar sobre eles para saber o detalhamento da nota de cada um):

EUROPA:

Aeroporto Internacional de Roma

Aeroporto de Istambul

Aeroporto de Copenhague

Aeroporto de Amesterdão Schiphol

Aeroporto de Atenas

Aeroporto de Bologna (Aeroporto Internacional Guglielmo Marconi)

Aeroporto de Düsseldorf

Aeroporto de Frankfurt

Aeroporto de Hamburgo

Aeroporto de Milão-Malpensa

Aeroporto Francisco Sá Carneiro (Cidade do Porto/Portugal)

Aeroporto Internacional de Riga (Letônia)

Aeroporto Internacional de Viena

Aeroporto de Oslo Gardermoen

Aeroporto de Edimburgo

Aeroporto de Barcelona

 Aeroporto de Budapeste Ferenc Liszt

Aeroporto de Birmingham

Aeroporto de Vilnius (Lituânia)

Aeroporto de Exeter

Aeroporto Internacional Sabiha Gökçen (Istambul)

Aeroporto de Lisboa

Aeroporto de Londres Gatwick

Aeroporto de Londres Heathrow

Aeroporto de Londres Stansted

Aeroporto de Málaga

Aeroporto de Manchester

Aeroporto Internacional Domodedovo (Moscou)

Aeroporto Internacional de Nice

Aeroporto Internacional de Palma de Maiorca

Aeroporto de Arlanda (Estocolmo)

Aeroporto Frédéric Chopin de Varsóvia

ORIENTE MÉDIO:

Aeroporto Internacional de Hamad (Doha)

Aeroporto Internacional de Dubai

Aeroporto Internacional do Barém

Aeroporto Internacional de Xarja (Emirados Árabes Unidos)

AMÉRICA DO SUL:

Aeroporto Internacional El Dorado (Bogotá)

Aeroporto do Galeão (Rio de Janeiro)

 Aeroporto de Guarulhos (São Paulo)

AMÉRICA CENTRAL E CARIBE:

Aeroporto Internacional de Cancún

Aeroporto Internacional Tocumen (Panamá)

AMÉRICA DO NORTE:

Aeroporto Internacional da Cidade do México

Aeroporto Internacional Licenciado Gustavo Díaz Ordaz (Puerto Vallarta-México)

 Aeroporto Internacional de Guadalajara (México)


A lista não é definitiva, e está em constante expansão, com vários aeroportos em fase de avaliação. Para obter a lista atualizada dos aeroportos avaliados e suas respectivas notas, basta acessar o site da Skytrax.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.