Qual o risco de contrair COVID-19 em viagens de aviĆ£o?

Na hora de viajar de aviĆ£o no perĆ­odo de pandemia da COVID-19 surge a preocupaĆ§Ć£o. Vamos entender atĆ© onde ela Ć© real!

A ideia de viajar em um tubo de metal fechado com vĆ”rias pessoas no mesmo ambiente por horas pode gerar arrepios em algumas pessoas, ainda mais se lembrarmos da alta taxa de contĆ”gio da COVID-19. Fato Ć© que os voos voltaram e estĆ£o ocorrendo ao redor de todo o globo, o que nos leva Ć  questĆ£o: Qual o risco de contrair COVID-19 em viagens de aviĆ£o? A resposta nĆ£o Ć© tĆ£o Ć³bvia como podemos imaginar!

A qualidade do ar em aeronaves

Antes de mais nada Ʃ importante falarmos da qualidade do ar que circula no interior das cabines dos aviƵes de passageiros. Na realidade, o ar que respiramos no interior da aeronave tem uma qualidade elevada, sendo que todo o volume existente na cabine Ʃ constantemente renovado de maneira completa a cada 2 a 4 minutos!

O ar insuflado na cabine flui verticalmente, entrando pelas entradas de ar acima da cabeƧa dos passageiros e sendo empurrado para baixo. Atingindo o nĆ­vel do chĆ£o, ele Ć© entĆ£o coletado pelo sistema de circulaĆ§Ć£o do aviĆ£o. Aproximadamente metade do volume de ar capturado Ć© retirado da aeronave. A outra metade passa por um filtro HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance), Ć© misturado com o ar externo e injetado novamente na cabine.

Fluxo de ar na cabine de um aviĆ£o
Fluxo de ar na cabine de um aviĆ£o

O filtro HEPA possui uma filtragem prĆ³xima da absoluta, contendo uma eficiĆŖncia praticamente total na filtragem do ar,. Ele Ć© capaz de eliminar 99,9% das impurezas (inclusive partĆ­culas do tamanho de um vĆ­rus), sendo utilizado inclusive em soluƧƵes hospitalares.

Aqui vale sempre a ressalva de que, por mais potente que o sistema de filtragem seja, ele nĆ£o consegue evitar com 100% de eficĆ”cia que uma pessoa inale partĆ­culas de saliva ou aerossĆ³is de outro passageiro antes dela ser filtrada. A movimentaĆ§Ć£o de pessoas na cabine, por exemplo, pode alterar localmente o fluxo do ar que circula por lĆ”.

Qual o assento mais seguro?

Ainda assim, o sistema continua sendo muito eficaz, pois torna bem improvĆ”vel que um passageiro respire o mesmo ar que outra pessoa a algumas fileiras de distĆ¢ncia.

Um estudo feito em 2018 pela Universidade Emory chegou Ć  conclusĆ£o de que Ć© altamente raro uma pessoa infectar passageiros a uma distĆ¢ncia maior que dois assentos ou duas fileiras na frente ou atrĆ”s. Por outro lado, se vocĆŖ sentar ao lado de um passageiro contaminado, suas chances de contĆ”gio aumentam bastante, e chegam a cerca de 80%! Tudo isso, considerando um cenĆ”rio em que ninguĆ©m esteja usando mĆ”scaras, Ć© claro.

IMPORTANTE! VocĆŖ pode entender mais sobre esse estudo e saber os assentos mais seguros para se escolher aqui: Saiba quais sĆ£o os melhores assentos no aviĆ£o para evitar infecƧƵes por vĆ­rus e bactĆ©rias

Alguns casos recentes

Em uma situaĆ§Ć£o recente, cerca de 328 passageiros e equipe de bordo foram testados para o novo coronavĆ­rusĀ apĆ³s a informaĆ§Ć£o de que um voo dos EUA para Taiwan, em 31 de MarƧo, carregou 12 passageiros sintomĆ”ticos com COVID-19! No entanto, todos os passageiros e membros da companhia aĆ©rea que estiveram a bordo do voo testaram negativo.

Mas, muita calma antes de sair confiante de que nĆ£o hĆ” riscos! Um estudo publicado recentemente na revista JAMA Network Open encontrou evidencias de transmissĆ£o do novo coronavĆ­rus durante um voo de 4 horas entre Tel Aviv e Frankfurt, tambĆ©m no mĆŖs de marƧo. Dois passageiros desenvolveram a doenƧa apĆ³s viajarem com um grupo de turistas infectados no mesmo voo.

Os dois passageiros que possivelmente contraĆ­ram a doenƧa no voo estavam sentados no fundo do aviĆ£o exatamente do outro lado do corredor dos assentos em que estavam os sete passageiros que estavam contaminados (os sete passageiros nĆ£o sabiam que estavam com o vĆ­rus).

Um outro voo entre o Reino Unido e o VietnĆ£, tambĆ©m no mĆŖs de marƧo, Ć© um dos Ćŗnicos casos conhecidos em que houve uma transmissĆ£o mais ampla. Nesse caso, um Ćŗnico passageiro aparentemente contaminou 14 outros passageiros, e um membro da equipe de bordo.

Bom, o fato Ć© que, segundo a revista JAM Network, atĆ© o mĆŖs de outubro de 2020 haviam apenas 42 casos confirmados de transmissĆ£o de COVID-19 em voos de aviĆ£o em todo o mundo, o que Ć© um nĆŗmero bastante pequeno! Ɖ menor inclusive do que os nĆŗmeros encontrados numa pesquisa feita na China, a qual encontrou mais de 2.300 casos de contĆ”gio em trens de alta velocidade no paĆ­s, ou o equivalente a uma taxa de 0,3% de todos os passageiros analisados.

Arnold Barnett, professor de EstatĆ­stica no MIT Sloan School of Management, realizou uma pesquisa que analisou alguns voos domĆ©sticos nos Estados Unidos, em aviƵes muito comuns aqui no Brasil: com trĆŖs assentos de cada lado do corredor (ex.: Airbus 320 e Boeing 737).

Segundo Barnett, o risco de contrair o vƭrus do COVID-19 com todos os passageiros usando mƔscaras Ʃ de 1 em 4.300 (aproximadamente 0,023%)! A probabilidade de contƔgio cai para 1 em 7.300 (aproximadamente 0,014%) caso os assentos do meio de cada fila estejam interditados.

Medidas preventivas para reduzir riscos de contƔgio

JĆ” entendemos que o risco existe, mas nĆ£o Ć© tĆ£o alto como a maioria de nĆ³s imaginĆ”vamos! Agora, para terminarmos, vamos apresentar algumas medidas que vocĆŖ deve tomar para reduzir ainda mais as chances de infecĆ§Ć£o com o novo coronavĆ­rus na sua prĆ³xima viagem de aviĆ£o:

Reduzindo riscos em viagens de aviĆ£o

 

  • Manter-se todo o tempo com mĆ”scara de proteĆ§Ć£o;
  • Caso tenha um face shield, recomenda-se utilizĆ”-lo para proteger os olhos tambĆ©m;
  • NĆ£o viajar se estiver se sentindo mal;
  • Manter distĆ¢ncia de outras pessoas sempre que possĆ­vel;
  • Comunicar a equipe de bordo caso veja que hĆ” algum passageiro que claramente nĆ£o estar bem;
  • Orientar a abertura de ar acima de seu assento diretamente para a sua cabeƧa e mantĆŖ-la aberta no mĆ”ximo;
  • Manter-se sentado se possĆ­vel;
  • Seguir as orientaƧƵes da equipe de bordo;
  • Lavar/higienizar suas mĆ£os frequentemente;
  • Evitar tocar o rosto.
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