Tudo sobre a Praia de Ponta Negra, em Natal/RN

Saiba tudo sobre o cartão postal de Natal, incluindo opções de hospedagem, onde comer, o que fazer e recomendações para a viagem.

0

A cidade de Natal está entre os destinos mais procurados no Nordeste, tanto pela beleza quanto pela excelente infraestrutura. Na capital do Rio Grande do Norte, se destaca a Praia de Ponta Negra, dotada de excelentes hotéis, bons restaurantes, além do cartão postal da cidade, o Morro do Careca! 

Saiba, a partir de agora, tudo sobre a Praia de Ponta Negra: onde ficar, onde comer, o que fazer e recomendações sobre o Morro do Careca

A Praia de Ponta Negra está localizada no bairro de mesmo nome e representa o maior fluxo de turistas na capital potiguar. Mesmo sendo uma praia urbana e, portanto, movimentada, o mar é próprio para banho, além de haver segurança para os turistas que se esbaldam nas areias. O transporte no bairro é fácil, por ser bem servido de linhas de ônibus e táxis, além do acesso aos outros pontos da cidade. 

Praia de Ponta Negra, em Natal/RN
Praia de Ponta Negra

Ah, e uma curiosidade sobre a Praia de Ponta Negra! O costume de alugar espreguiçadeiras vem do boom de turistas europeus ocorrido entre 1999 e 2005. Nesta época, os turistas chegavam a Natal em voos fretados da Escandinávia. As espreguiçadeiras são incomuns no Nordeste, e vêm sendo substituídos pelos guarda-sóis mais comuns. 

Como chegar à Praia de Ponta Negra

Bem, para ir à Praia de Ponta Negra, primeiro, é preciso chegar a Natal! A capital do Rio Grande do Norte recebe bom número de voos no Aeroporto Internacional Governador Aluizio Alves, a 40km de distância do bairro. 

Como chegar à Praia de Ponta Negra, em Natal/RN: Aeroporto Internacional Governador Aluizio Alves
O Aeroporto Internacional Governador Aluizio Alves é a melhor opção de chegada para quem vai viajar longas distâncias até Natal

Vale alugar um carro (facilitando os passeios ao redor da cidade) ou apostar no ônibus, táxi ou aplicativo para chegar à Ponta Negra. Também é possível pegar um ônibus para a capital potiguar. 

A Rodoviária fica no bairro de Nossa Senhora de Nazaré, a 12km de Ponta Negra, e recebe linhas de diversas cidades. Se for de carro até o Rio Grande do Norte, a chegada a Natal se dá pela BR 101 ou pela BR 304. 

O que fazer na Praia de Ponta Negra

O banho de mar é a primeira coisa que todo turista faz ao chegar à Praia de Ponta Negra, obviamente. Se está buscando aquele mergulho refrescante, é o local ideal, mas o mesmo não se pode dizer para quem busca sossego. 

A praia é urbana, muito próxima a hotéis e a mais procurada por turistas, logo, as areias estarão bem cheias. Cuidado, ainda, com o mar, sempre agitado e revolto, principalmente na maré alta. 

Barracas da Praia de Ponta Negra, em Natal/RN
A praia de Ponta Negra costuma ser bastante movimentada, devido à sua localização urbana

Na alta temporada, estacionar também pode ser um problema, por isso, a dica é ir até lá de ônibus, táxi ou transporte por aplicativo se seu hotel for um pouco mais distante. As barraquinhas da Praia de Ponta Negra dão um charme a mais e oferecem de tudo, desde artesanato até comida típica. 

Abaixo, segue um resumo com dicas importantes do que fazer na Praia de Ponta Negra:

  • aproveitar a variedade de bares e restaurantes para, à noite, curtir a intensa vida noturna 
O que fazer na Praia de Ponta Negra: Orla de Ponta Negra
Orla da Praia de Ponta Negra
  • Jardim Ponta Negra Food Park, área que reúne vários food trucks
O que fazer na Praia de Ponta Negra: Jardim Ponta Negra Food Park
Jardim Ponta Negra Food Park, na Rua Pedro Fonseca Filho
  • o famoso Morro do Careca, apenas para fotografar, já que não é permitido subir
O que fazer na Praia de Ponta Negra: Morro do Careca
Morro do Careca
  • na orla de Ponta Negra, o turista encontra um deck de madeira e um letreiro da cidade, perfeitos para uma boa foto
O que fazer na Praia de Ponta Negra: Letreiro da cidade
Letreiro da cidade, na Praia de Ponta Negra
  • aos pés do Morro do Careca, o turista pode fazer um passeio de jangalancha, contornando o principal cartão postal da região. O passeio vai até a praia de Alagamar, de onde se avista tartarugas e golfinhos
O que fazer na Praia de Ponta Negra: Passeio de Jangalancha
Passeio de Jangalancha
  • praticar esportes aquáticos, como surfe e windsurfe. No canto direito da praia, o mar é mais tranquilo, possibilitando aproveitá-lo com caiaques e pranchas de stand up paddle. 
O que fazer na Praia de Ponta Negra: Paragliding
Paragliding na Praia de Ponta Negra

Melhores Hotéis e Pousadas na Praia de Ponta Negra

Os hotéis e pousadas em Ponta Negra se dividem entre a Avenida Engenheiro Roberto Freire, a principal do bairro, e a Via Costeira. A primeira é à beira a mar, porém, o turista precisará atravessar a rua para chegar até a praia. 

Se seu estilo faz mais a linha pé na areia, o ideal é optar pela Via Costeira, mesmo sabendo que precisará fazer uma caminhada para chegar ao point do bairro.

Dicas de hospedagem

A Praia de Ponta Negra é a mais indicada para se hospedar em Natal por ser a mais procurada pelos turistas. O bairro abriga opções para todos os bolsos, incluindo hostels, casas de temporada até hotéis de luxo.  

  • Pousada Respire: a Pousada Respire está localizada a apenas 600 metros da Praia de Ponta Negra e do majestoso Morro do Careca. Os quartos possuem acesso WiFi, cozinha, microondas, ar condicionado e TV de tela plana. A pousada oferece, ainda, piscina e lavanderia.
Melhores Hotéis e Pousadas em Ponta Negra, Natal/RN: Pousada Respire
Pousada Respire
  • Coral Plaza Apart Hotel: localizado a beira mar de Ponta Negra, o Coral Plaza conta com piscinas, bar, parquinho infantil, salão de jogos, massagem, hidromassagem e recepção 24 horas. Os quartos dispõem de ar condicionado, TV tela plana, área de estar e cozinha.
Melhores Hotéis e Pousadas em Ponta Negra, Natal/RN: Coral Plaza Apart Hotel
Coral Plaza Apart Hotel
  • Best Western Premier Majestic Ponta Negra: luxuoso hotel cinco estrelas com vistas incríveis do mar. Oferece piscinas, bar, fitness center, entre outros serviços. Os quartos dispõem de vista para o mar, ar condicionado, TV tela plana, frigobar e cozinha.  
Melhores Hotéis e Pousadas em Ponta Negra, Natal/RN: Best Western Premier Majestic Ponta Negra
Best Western Premier Majestic Ponta Negra
  • Villa Simone: situada a 150m do mar, a Pousada Villa Simone oferece piscina próxima ao jardim tropical e WiFi gratuito. Os quartos dispõem de TV via satélite, frigobar, banheiro e ar condicionado. 
Melhores Hotéis e Pousadas em Ponta Negra, Natal/RN: Pousada Villa Simone
Pousada Villa Simone
  • Manary Praia Hotel: hotel de charme situado na Praia de Ponta Negra, possui arquitetura colonial, várias opções de lazer e quartos com ar condicionado, TV a cabo, varanda, frigobar. 
Melhores Hotéis e Pousadas em Ponta Negra, Natal/RN: Manary Praia Hotel
Manary Praia Hotel
  • Aquaria Praia Hotel: situado em frente à Praia de Ponta Negra, oferece acomodações espaçosas com  ar condicionado e varanda, além de piscina, restaurantes e bares.
Melhores Hotéis e Pousadas em Ponta Negra, Natal/RN: Aquaria Praia Hotel
Aquaria Praia Hotel
  • Visual Praia Hotel: hotel localizado à beira mar, dispõe de três piscinas, bar submerso, sauna, massagens, além de acomodações dotadas de varanda, ar condicionado, frigobar, tv a cabo, piso frio (sem carpete), entre outras amenidades.
Melhores Hotéis e Pousadas em Ponta Negra, Natal/RN: Visual Praia Hotel
Visual Praia Hotel
  • Kristie Resort Natal: estrutura comporta piscinas para adultos e crianças, dois edifícios (flat e o prédio a beira mar), café da manhã buffet, além de acomodações confortáveis.
Melhores Hotéis e Pousadas em Ponta Negra, Natal/RN: Kristie Resort Natal
Kristie Resort Natal
  • Serhs Natal: o tradicional resort potiguar está localizado à beira mar, bem na divisa com a Praia de Areia Preta. Dispõe de quatro piscinas, três bares e cinco restaurantes, além de amplo complexo de alimentos, bebidas e entretenimento. Os quartos apresentam varanda, ar condicionado, TV tela plana, entre outras amenidades.
Melhores Hotéis e Pousadas em Ponta Negra, Natal/RN: Serhs Natal
Serhs Natal
  • Divi Divi Praia Hotel: rodeado por jardins floridos, o hotel oferece piscinas, restaurante e quartos amplos com varanda e ar condicionado.
Melhores Hotéis e Pousadas em Ponta Negra, Natal/RN: Divi-Divi Praia Hotel
Divi-Divi Praia Hotel
  • Quality Suites Ponta Negra: localizado a 200m da Praia de Ponta Negra, dispõe de quartos iluminados com varanda privativa, além de restaurante, sauna, piscina e academia.
Melhores Hotéis e Pousadas em Ponta Negra, Natal/RN: Quality Suites Ponta Negra
Quality Suites Ponta Negra
Melhores Hotéis e Pousadas em Ponta Negra, Natal/RN: Ocean Palace Beach Resort & Bungalows
Ocean Palace Beach Resort & Bungalows
  • Rifóles Praia Hotel e Resort: hotel de praia com área de lazer ao ar livre, piscinas, sauna, bar, bem como quartos com ar condicionado, varanda, frigobar, entre outras amenidades.
Melhores Hotéis e Pousadas em Ponta Negra, Natal/RN: Rifóles Praia Hotel e Resort
Rifóles Praia Hotel e Resort

Onde comer na Praia de Ponta Negra

Durante sua estadia na Praia de Ponta Negra, não vão faltar opções de lazer, bares e restaurantes à beira mar. Os cardápios oferecem pratos típicos da região litorânea, tanto durante o dia quanto à noite. Se, enquanto estiver tomando seu banho de mar, não quiser se afastar da praia, aproveite os quiosques do calçadão para tomar uma água de coco e fazer comprinhas de artesanato. 

Desde churrascarias a restaurantes especializados em frutos do mar, passando por bares com música ao vivo e petiscos, há opções para todos os paladares. 

Depois da comilança, que tal animar-se em uma das casas noturnas do bairro? Para quem quer dançar agarradinho, a famosa Rastapé brinda os turistas com o melhor da sanfona às quartas, sextas e sábados. 

Se sua vibe for mais mística, a Curva do Vento te espera com shows para curtir em pé ou sentado, aproveitando para saborear o cardápio da casa. 

Onde comer na Praia de Ponta Negra: Restaurante Curva do Vento
Restaurante Curva do Vento

Dicas de bares e restaurantes

  • Old Five: restaurante-bar pé na areia situado no canto direito da Praia de Ponta Negra.
  • Casa de Taipa: charmoso, tem decoração especial e é especializado em tapiocas e cuscuz.
  • Mangai: uma das casas mais conhecidas de Natal possui endereço, também, na Praia de Ponta Negra. A enorme variedade de pratos atrai turistas de todo o país, misturando ingredientes nordestinos e brasileiros. Site: 
  • Tábua de Carne: reconhecido por servir carne de sol exemplar, sempre acompanhada por excelentes guarnições.
  • Camarões: tradicional e tão disputado que chega a ter lista de espera! O atendimento não deixa nada a desejar e chega a anotar os pedidos de forma digital para agilizar o processo. A matriz tem salões com vista para o mar de Ponta Negra. 
  • Barraca do Caranguejo: boa opção para quem quer almoçar na Praia da Ponta Negra, bem próximo ao mar, sem andar muito. Apesar do nome, sua especialidade são os camarões, tendo um rodízio como diferencial 
  • Farofa d’Água: cozinha regional especializada em carnes diversas e frutos do mar. A casa ampla oferece um ambiente descontraído com salão externo coberto.
  • Taverna Pub: partindo para a vida noturna, esse bar oferece drinques, cervejas e petiscos ao som de música ambiente. Tudo isso em um casarão de arquitetura medieval para lá de charmoso!
  • Rastapé Casa de Forró: o ambiente rústico e amplo é rico em referências ao sertão nordestino. O visitante aproveita forró pé de serra regado a drinques acompanhados de bons petiscos.
  • Curva do Vento: ambiente rústico e boêmio onde se pode aproveitar pizzas artesanais, batatas e cervejas. O lugar é cheio de arte e as mesas decoradas com velas.

Sobre o Morro do Careca

O Morro do Careca é um dos mais conhecidos cartões postais de Natal. A duna com mais de cem metros de altura é margeada por vegetação, configuração que a faz lembrar a cabeça de alguém calvo. 

O que fazer na Praia de Ponta Negra: Morro do Careca
Morro do Careca atualmente encontra-se fechado para visitação

Os fortes ventos e a intensa movimentação turística fizeram com que, desde 2004, fosse proibida a entrada de turistas. Por isso, você vai ter que se contentar em avistar a beleza do local de longe. 

A medida foi necessária para evitar o desgaste e o consequente desaparecimento do local. Enquanto ainda era aberto, natalenses e turistas se divertiam ao escalar o morro e descê-lo pelo “esquibunda”, brinquedo que funciona como uma espécie de esqui sentado.

Mas, uma cerca foi instalada no morro, preservando a mata de restinga e impedindo que a areia do morro descesse e diminuísse sua altura. 

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.