Conheça 7 pontos turísticos gratuitos em Canela para visitar

A charmosa cidade da Serra Gaúcha é famosa por seus parques naturais, lojas de chocolates e bistrôs deliciosos.

Canela, um dos destinos turísticos mais charmosos do Brasil, compõe o disputado roteiro pela Serra Gaúcha. Aconchegante, a cidade é rodeada por matas, parques e pinheiros, proporcionando qualidade de vida e a hospitalidade. Famosa pelos cafés, chocolates e várias atrações, oferece roteiro variado para todas as idades. Conheça, a seguir, pontos turísticos gratuitos em Canela

Localizada na Região das Hortênsias, tem preços mais atrativos que a famosa vizinha Gramado, mas apresenta igual beleza e simpatia. Ainda que tenha preços de hospedagem e passeios mais em conta, Canela é famosa por parques, espetáculos e museus – todos pagos. No entanto, algumas atrações podem ser aproveitadas sem nenhum custo, o que equilibra as contas durante a viagem. 

Que tal conferir dicas de atrações gratuitas em Gramado (RS) e aproveitar melhor sua viagem? Não perca: 20 pontos turísticos gratuitos em Gramado

A própria cidade já é um cartão postal, com sua arquitetura em estilo alemão, lojas de chocolate, cafeterias, bistrôs e restaurantes. Porém, para alternar os ingressos de parques e museus, confira o que fazer de graça em Canela com as nossas dicas. 

Pontos turísticos gratuitos em Canela

1 Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Catedral de Pedra)

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Catedral de Pedra)
Catedral de Pedra, no centro de Canela

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como Catedral de Pedra, foi fundada em 1937 e idealizada pelo cônego João Marchezzi. A grandiosa construção em estilo gótico fica bem no centro de Canela e pode ser vista de longe. A torre da igreja tem 65 metros de altura e carrilhão com 12 sinos de bronze. Eleita uma das sete maravilhas do Brasil em 2010, a Catedral de Pedra ganhou um sistema de iluminação externa que, à noite, é um verdadeiro show de luzes. 

  • Endereço: Praça da Matriz, 69 – Centro de Canela/RS
  • Site: www.paroquiadecanela.com.br
  • Horários do show de luzes na Catedral de Pedra: 20h, 21h e 22h.

2 Praça João Corrêa

Praça João Corrêa
Praça João Corrêa

No centro da cidade, a Praça João Corrêa é palco de apresentações culturais de Canela, que vão desde dança, teatro e circo até bandas nacionais. Também há um letreiro da cidade que rende bons cliques. A partir da praça, seguindo pela Rua Osvaldo Aranha, o visitante chega à Catedral de Pedra.

3 Parque do Lago

Parque do Lago
Parque do Lago

O parque foi construído no intuito de proporcionar lazer para as famílias da cidade. Em sua área, os visitantes encontram pista de caminhada com iluminação, banheiros públicos,  playground, pista de skate e quadras poliesportivas.

  • Endereço: R. Ignácio Saturnino de Moraes

4 Estação Campos de Canella

Estação Campos de Canella
Estação Campos de Canella

Um dos mais recentes pontos turísticos da cidade, a Estação Campos de Canella é um espaço que reúne cultura e entretenimento, centro de gastronomia com pubs, cervejaria e restaurantes, quiosques comerciais, além de uma área residencial. Sua construção teve como base a revitalização da antiga estação férrea. 

  • Endereço: Av. Osvaldo Aranha – Centro

5 Associação Canelense de Artesãos

Associação Canelense de Artesãos
Associação Canelense de Artesãos

Seguindo pela Rua Felisberto Soares, a principal do turismo na cidade, o turista passa pela Praça João Corrêa, pelas lojas La Meuse e Casa da Velha Bruxa, até chegar à Associação Canelense de Artesãos. É um conjunto de casinhas coloridas onde são vendidos artesanatos, souvenires e outros artigos típicos.

6 Espaço Casa de Pedra

Espaço Casa de Pedra
Espaço Casa de Pedra

Construída em 1953 pela Associação Rural de Canela, o Espaço Casa de Pedra foi sede da Prefeitura nas décadas de 50 a 80. Na época em que foi fundada, seu revestimento interno era todo em madeira, enquanto o externo trazia pedras basálticas. A área total é de 700 m². Hoje, conta com cinema, teatro, exposições e restaurante. 

  • Endereço: Av. Osvaldo Aranha, 1, Canela

7 Mirante Belvedere do Vale do Quilombo

Mirante Belvedere do Vale do Quilombo
Vista do Mirante Belvedere do Vale do Quilombo

No caminho entre Gramado e Canela, o Mirante Belvedere do Vale do Quilombo é parada obrigatória para o álbum de viagem.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Especial: Viagem com segurança durante a pandemia