Conheça Itapuã, destino das tardes tranquilas de Vinícius e Toquinho

Tudo sobre a praia imortalizada pelos compositores, onde ir, cuidados, características, onde comer, o que fazer e fotos

Vinícius de Moraes e Toquinho, há mais de quarenta anos, já avisaram que “é bom passar uma tarde em Itapuã, ao sol que arde, ouvindo o mar e falar de amor”. E quem somos nós para discordar dos prazeres em conhecer uma das praias mais famosas da Bahia e sua capital, Salvador!

O bairro situado ao leste da cidade guarda o charme da canção da década de 70 e vale a pena cada quilômetro rodado até quase sair da cidade, chegando aos limites com a vizinha Lauro de Freitas. Por isso, é tão importante que o turista interessado nas praias soteropolitana conheça Itapuã.

A praia está entre as melhores de Salvador e, como é uma das próprias para banho na capital, acaba estando entre as mais procuradas no centro urbano. Uma de suas principais características é estar voltada para o mar aberto, e não para a Baía de Todos os Santos, assim como as “irmãs” Flamengo e Stella Maris. De mar quentinho, cristalino e perfeita para um mergulho, tem orla cercada de verde e coqueiros.

A seguir, conheça mais sobre este destino eternizado pela MPB.

Onde fica Itapuã?

O bairro de Itapuã fica bem próximo ao aeroporto, o que é uma grande vantagem, diga-se de passagem! A distância de 10km é facilmente percorrida de carro em um trajeto que dura, em média, 15 minutos. Está situado após o bairro de Piatã, fazendo limite com o Bairro da Paz, São Cristóvão e Stella Maris.

Como chegar à Praia de Itapuã?

O bairro de Itapuã está localizado em Salvador, capital da Bahia, de onde parte e onde chegam voos nacionais e internacionais operados pelas principais companhias aéreas. Portanto, por vias aéreas, o aeroporto de chegada e partida é o Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães (SSA). Basta checar os horários em empresas, como Azul Linhas Aéreas, Gol, LATAM e TAP (para quem vem da Europa).

Mas, também é possível chegar até lá de carro, através da BA-099, conhecida como Linha Verde. Bem sinalizada, a rodovia oferece ao turista uma vista panorâmica de tirar o fôlego!

Já quem vem das regiões Sul e Sudeste precisa pegar a BR 116 ou BR 101. Quem opta pelo ônibus, o Terminal Rodoviário Armando Viana de Castro, a 25km de Itapuã, recebe linhas das principais cidades brasileiras e, logo ao lado, no Shopping da Bahia, o viajante pode usar transporte até o litoral.

Itapuã é própria para banho?

Com exceção do trecho em frente à Sereia de Itapuã, a praia é uma das poucos situadas no perímetro urbano de Salvador que podem ser próprias para banho. No mais, o turista pode aproveitar as praias do bairro, apenas se atentando às questões de segurança no mar.

Mar da Praia de Itapuã, em Salvador/BA
A praia de Itapuã é considerada própria para banho

Farol de Itapuã e muito além! O que fazer em Itapuã?

Passar a tarde em Itapuã não é um programa sugerido à toa! Suas águas de coloração esverdeada ganham um toque especial com as piscinas naturais formadas quando a maré baixa, ideal para passeios em família.

A faixa de areia é um pouco menor que nas vizinhas Flamengo e Stella Maris, mas nada que tire seu charme! Até porque, na Praia de Itapuã, foi inaugurada uma nova orla com um calçadão super agradável com parquinho, ciclofaixa, mirante e uma estátua levantada em homenagem a Dorival Caymmi.

Estátua de Dorival Caymmi, na orla da Praia de Itapuã
Estátua de Dorival Caymmi, na orla da Praia de Itapuã

O Farol de Itapuã, com certeza, é um dos grandes destaques, mediante toda a imponência de sua torre que chega aos 24 metros de altura. Inaugurado em 1873, sua origem remonta a um navio francês encalhado no local. Para evitar novos incidentes, a construção foi erguida como forma de alerta aos navegantes a respeito dos bancos de areia. Hoje, o local virou um dos principais pontos turísticos da capital baiana e cenário das selfies dos turistas.

Farol da Praia de Itapuã, em Salvador/BA
Farol da Praia de Itapuã

O bairro de Itapuã é formado por três praias muito frequentadas por turistas – praia de Itapuã, praia de Placaford e praia do Farol de Itapuã. Nelas, vale a pena conhecer o Restaurante Casa di Vina, especializado em massas, a Barraca Bora Bora, o restaurante Mistura e experimentar o Acarajé da Cira.

Agora, uma curiosidade sobre a Praia de Placaford: seu nome, como já é de perceber, surgiu de uma placa publicitária da empresa automobilística colocada lá na década de 60.

Hotel Mar Brasil, a antiga casa de Vinícius de Moraes, e mais opções de hospedagem em Itapuã

O Hotel Mar Brasil abrigou a casa de Vinícius de Moraes, querido compositor da MPB. Hoje, é uma hospedagem aliada a restaurante, mantendo viva a memória do poeta, contando com a ajuda de uma praça construída em 2003 que leva o nome de Vinícius, além de uma estátua e várias placas com os poemas.

Hotel Mar Brasil, na praia de Itapuã, em Salvador/BA
Hotel Mar Brasil, no local da antiga casa do poeta Vinicius de Moraes

Onde ficar em Itapuã?

A rede hoteleira na praia de Itapuã é farta e favorecida pela facilidade de transporte no bairro. Mesmo quem dispensa o carro pode usufruir de uma bem dotada linha metropolitana de ônibus, bem como Uber e táxi.

Quanto à hospedagem, existem opções para todos os bolsos, tanto hotéis de luxo quanto mais baratos, além de apartamentos de temporada para alugar, em razão do boom imobiliário.

Além do Hotel Mar Brasil, mencionado acima, o turista pode escolher entre opções como Deville Prime, Villa da Praia, Iara Beach e Hotel Praia da Sereia.

Hotel Villa da Praia, em Itapuã
Hotel Villa da Praia, em Itapuã

Quando ir para Itapuã?

A Bahia é um destino para o ano todo, já que suas temperaturas raramente chegam a patamar inferior aos 24ºC. O verão torna Salvador ainda mais quente, em razão das férias e festas populares, como Reveillon e Carnaval, quando o número de turistas cresce de forma assustadora. Também é nesse período que acontecem a Festa de Iemanjá e a Lavagem do Senhor do Bonfim. Se sua intenção é ir nesse período, reserve com antecedência!

Agora, se fugir da muvuca for sua praia, o ideal é viajar na primavera, ou seja, nos meses de setembro a dezembro.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.