13 cidades românticas perto de São Paulo para curtir com seu amor

Fuja da rotina e passe um final de semana a dois em uma destas 13 cidades românticas bem próximas de São Paulo que atendem a todos os perfis.

Existe amor em São Paulo e, também, bem perto dali! Casais apaixonados que querem fugir um pouco da adrenalina da capital encontram recantos muito charmosos pelo interior do estado. Praias, serras, campo, enfim, cidades românticas em São Paulo para todos os perfis, mas que guardam em comum o charme de uma viagem a dois. 

1 Campos do Jordão

Campos do Jordão
Campos do Jordão, a 180km de São Paulo

Um clássico dos destinos românticos brasileiros, Campos do Jordão fica a 180km da capital paulista. Pode até parecer clichê, mas a cidade continua como uma das mais visitadas no estado, especialmente em junho e julho. No entanto, é um charme também no verão, haja visto que é repleta de belezas naturais em meio à montanha.

Campos do Jordão tem arquitetura no estilo alpino, trilhas, passeios de trem e jardins que são verdadeiros colírios para os olhos. Ok, o inverno é o período mais procurado, temporada em que os turistas lotam as ruas da Vila Capivari em busca das bebidas artesanais e fondues. Entre os passeios imperdíveis, estão a tradicional cervejaria Baden Baden, a Fábrica de Chocolate Araucária, o Morro do Elefante ou a Pedra do Baú.

Porém, o verão mantém temperaturas amenas e permite passeios ao livre. Outra vantagem é conseguir preços mais baixos e cidade menos lotada. Os atrativos ainda se juntam aos restaurantes badalados e vida noturna movimentada. 

2 Santo Antônio do Pinhal

Santo Antônio do Pinhal
Santo Antônio do Pinhal, a 170km de São Paulo

Bem do lado de Campos do Jordão, mas um pouco mais tranquila que a vizinha badalada, Santo Antônio do Pinhal tem, entre seus atrativos principais, o Pico Agudo. A partir dali, é possível deslumbrar-se com uma vista maravilhosa para o Vale do Paraíba. A cidade fica a 170km de São Paulo, a 1000 m de altitude e vem conquistando seu espaço como destino favorito dos paulistas.

3 Ilhabela

Ilhabela
Ilhabela, a 210 km de São Paulo: na foto, a Ilha das Cabras

Praias, chalés e resorts pé na areia, centro histórico e passeios em meio à natureza. Estes são os ingredientes perfeitos para uma viagem a dois e podem ser encontrados em Ilhabela, no litoral paulista. Distante 210km da capital, a ilha é realmente bela e mostra como faz jus ao nome!

No verão, a cidade lota de jovens, famílias, estrangeiros e, por que não, casais apaixonados escapando do movimento de São Paulo. Para manter o romantismo com tanta muvuca, o ideal é partir para as hospedagens rústicas na beira da praia. E, mesmo pequena, Ilhabela dispõe de infraestrutura completa, como bons restaurantes, comércio e bares. 

E as praias? Praia do Pinto, Praia da Armação, Pedra do Sino e Castelhanos são apenas alguns dos nomes das mais famosas. Algumas com acesso mais difícil, outras de maior movimento, mas todas guardam em comum uma característica: a beleza! São mais de 40 opções à sua disposição! Mas, se seu único período de férias for o inverno, não se acanhe em partir para lá!

As temperaturas não são tão baixas e você ainda tem a vantagem de pegar a cidade mais vazia. Consequentemente, os preços são mais baixos também, especialmente nas hospedagens. 

4 São Francisco Xavier

São Francisco Xavier
São Francisco Xavier, na Serra da Mantiqueira, a 140 km de São Paulo

Mais um destino de montanha, porém com badalação menor que Campos de Jordão. Este é São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, quase na divisa com Minas Gerais. Romântica, a cidade tem o acesso difícil como seu principal charme, além do fato de estar bem na Serra da Mantiqueira. Tudo isso a apenas 140km da capital

Daí, todo mundo já sabe! O município oferece clima bucólico, pousadas rústicas e chalés com lareira. Isso sem contar com os restaurantes, culinária típica e os vários ateliês de arte espalhados por ali. Se você e seu amor curtem atividades ao ar livre, que tal se desligar por um dia fazendo trilhas, esportes radicais e turismo rural?

5 Holambra

Holambra
Holambra, a 130km de São Paulo

Cidade das flores, Holanda Brasileira… independente de como é chamada, Holambra encanta pelo estilo, arquitetura, gastronomia e cores. A colonização holandesa está presente nas construções, no próprio nome da cidade, casinhas coloridas, moinhos, bicicletas e muitos parques. 

O clima é ideal para quem está apaixonado e a gastronomia complementa o romantismo. Uma das principais atrações da cidade é a Expoflora, feira que acontece em setembro para expor as tulipas, orquídeas, rosas e outras flores cultivadas na cidade pacata, porém, extremamente bem estruturada para o turismo. 

Por isso, perca-se pelas ruas, cafés, lojas, museus, trilhas, restaurantes e cervejarias. Afinal, são apenas 130km a partir de São Paulo! 

6 Atibaia

Atibaia
Atibaia, a 60 km de São Paulo

Hotéis luxuosos, restaurantes românticos e vista da Pedra Bela! Precisa de mais alguma coisa para um final de semana que beira a perfeição? A 60km da capital, Atibaia oferece passeios de maria fumaça, trilhas, saltos de asa delta, pedalinho e jardins floridos que encantam os olhos.

A cidade tem colonização japonesa, o que deixou marcas na arquitetura e na culinária oriental. Por isso, também é um destino perfeito para os amantes desta cultura!

7 Embu das Artes

Embu das Artes
Embu das Artes, a 35 km de São Paulo

Um bate e volta, final de semana….tanto faz! Os 35km que separam Embu das Artes de São Paulo permite escolher entre um ou mais dias de muito romantismo…e cultura. Com a tranquilidade típica de cidades do interior, Embu é um verdadeiro ateliê a céu aberto e disposto em ruas históricas. 

Além disso, a cidade brinda os casais apaixonados com monumentos históricos, galerias, museus, igreja e, nos finais de semana, feirinha de artesanato com expositores de tudo quanto é artigo! São pinturas, bijuterias, esculturas, móveis, roupas e objetos de decoração para todos os gostos!

Ah, e para completar, Embu é cheia de bares e restaurantes super charmosos para curtir sem pressa ao som dos músicos de rua.

8 São Bento do Sapucaí

São Bento do Sapucaí
São Bento do Sapucaí, a 200 km de São Paulo

A 200km de São Paulo, já na divisa com Minas Gerais, está São Bento do Sapucaí, uma cidade com cara de vila colonial. A cidade é perfeita para casais que amam conectar-se com a natureza! As cachoeiras e a Pedra do Baú estão entre as atrações principais da região, além das trilhas para acessá-las.

9 Ubatuba

Ubatuba
Ubatuba, a 230 km de São Paulo

No litoral norte do estado, Ubatuba tem praias de águas cristalinas, pousadas aconchegantes e passeios variados a 230km da capital. Entre as atrações, estão tour de barco, trilhas, mergulho e cachoeiras. Para os casais com vibe mais ecológica, Ubatuba é sede de uma das unidades do Projeto Tamar, iniciativa cujo objetivo é a preservação das tartarugas marinhas. 

As praias, claro, roubam a cena e atendem qualquer gosto, desde as mais tranquilas até as mais animadas. Enseada, Almada, Picinguaba e Ilha Anchieta são apenas algumas das paradas para aproveitar sombra e água fresca. 

10 Bananal

Bananal
Bananal (SP): para os casais apaixonados por turismo histórico

Fazendas centenárias que remetem ao período cafeeiro, centro histórico e cachoeiras no meio de matas. Esta é Bananal, uma experiência incrível para casais que amam história e lazer.

11 São Roque

São Roque
São Roque, a 65 km de São Paulo

Já pensou em encontrar uma rota de vinícolas a apenas 65km de São Paulo? Pois, São Roque tem! O cartão postal da cidade é a Estrada do Vinho, um percurso de 10km que passa por excelentes vinícolas permeando a Mata Atlântica. Além da beleza natural estonteante, é possível degustar vinhos dos mais de 30 estabelecimentos, provar uvas e conhecer tanto a história quanto o processo de fabricação. 

Receptiva em qualquer época do ano, São Roque ainda dispõe de outros atrativos, como ecoturismo, fazenda, pesqueiro, hotéis e pousadas pra lá de charmosas! Além da experiência gastronômica indescritível, ainda dá para visitar o parque Ski Mountain Park. Vale lembrar que é um dos 29 municípios do Estado de São Paulo considerados estâncias turísticas.

12 Cunha

Cunha
Cunha, a 233 km de São Paulo

Cunha é um daqueles refúgios românticos no meio das montanhas que parecem saídos de um filme. Ideal para fugir da correria, a cidade dispõe de trilhas, cachoeiras e os famosos campos de lavanda, bem parecidos com aqueles cartões postais franceses. As flores perdem de vista e o casal pode voltar para casa com cerâmicas belíssimas de lembrança.

A cidade está a 223km de São Paulo, em plena Serra do Mar, na divisa com o Rio de Janeiro! Precisa de mais motivos para fazer suas malas e sair correndo para lá?

13 Serra Negra

Serra Negra
Serra Negra, a 150km de São Paulo

Distante 150 km da capital , Serra Negra é ideal para os casais que buscam sossego no inverno. Durante a estadia, dá para aproveitar as opções de turismo rural e de aventura, além de passeios aos parques com fontes de água mineral. No centro, casas de fondue, cafés e pousadas charmosas. 

14 Bônus: Monte Verde

Bônus: Monte Verde
Monte Verde: município mineiro na fronteira de São Paulo com Minas Gerais

Ainda que o distrito fique em um município mineiro, Monte Verde acaba mais próximo de São Paulo do que Belo Horizonte. Conhecido como a “Suíça Mineira”, está situado em plena Serra da Mantiqueira e tem o clima frio perfeito para uma viagem romântica. Uma excelente infraestrutura recebe os casais apaixonados com pousadas e gastronomia invejáveis. 

Monte Verde fica a 1.500 metros de altitude, ou seja, a paisagem é de tirar o fôlego! Tendo isso em vista, não há nada melhor do que curtir um final de tarde apreciando um belíssimo pôr do sol! O friozinho da serra combina com bastante fondue, lareira e hidromassagem. Mas, também dá certo com  atividades radicais, como andar de triciclo, arvorismo e a Mega Tirolesa. Se puder, visite o distrito durante o famoso Festival de Inverno de Monte Verde.

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Benilda Diz

    Já estou curiosa pra conhecer …simplesmente lindas cidades…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.