Beco do Batman: A famosa galeria a céu aberto em SP

A galeria de arte urbana a céu aberto ganhou o coração dos turistas que buscam destinos culturais na capital de São Paulo.

- Tempo de leitura: 5 minutos -

A cidade de São Paulo tem pontos turísticos para todos os gostos e estilos, desde os mais tradicionais até os mais alternativos. Alguns deles, no entanto, são quase que obrigatórios para quem deseja explorar as belezas da “Terra da Garoa”.

Um deles é o Beco do Batman. Localizada na boêmia Vila Madalena e famosa pelos murais cheios de formas e cores, essa travessa não pode ficar de fora de um roteiro pela cidade, sobretudo para quem gosta de arte.

Depois de apreciar os murais, ainda é possível esticar o passeio nos bares da região. Aos finais de semana eles ficam sempre lotados, em completo clima de badalação.

Mas, se o intuito é fazer um passeio mais tranquilo, uma boa dica é apreciar o cair da noite na Praça do Pôr do Sol. Além do espetáculo natural, a praça, que costuma ficar bem cheia, tem um clima bastante agradável.

O que é o Beco do Batman

O Beco do Batman é uma travessa onde artistas iniciantes e veteranos fazem murais de grafite, um mais lindo que o outro. O local é apreciado, especialmente, por quem gosta de arte e fotografia. Os cenários urbanos rendem clicks únicos, já que novas obras são realizadas com certa frequência.

A história do lugar diz que ele ganhou esse nome por conta de uma pintura em homenagem ao homônimo herói dos quadrinhos. Durante os anos 80, o grafite servia como um ponto de referência.

Hoje, no entanto, graças às inúmeras intervenções artísticas pelas quais o Beco passou, não é possível conferir a obra original. Porém, ao longo do tempo, o retrato do Batman ganhou diversas releituras, inclusive, com outros ícones da história, como o rei Pelé.

Mural do Batman no Beco do Batman
Uma das releituras do Batman criadas no Beco

Além das releituras, o espaço artístico é muito democrático. Nos muros das ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque e de outras nas proximidades, cada espaço é preenchido por murais das mais variadas temáticas.

Onde fica o Beco do Batman

A famosa travessa está localizada entre as ruas Medeiros de Albuquerque e Gonçalo Afonso, como já mencionado, na Vila Madalena.

Há também uma opção de entrada pela rua Harmonia.

Como chegar no Beco do Batman

Apesar da comodidade, não é recomendado ir ao lugar de carro, principalmente aos finais de semana ou feriados, uma vez que as ruas próximas costumam ficar lotadas e, até mesmo, congestionadas.

Outra desvantagem é que, além de os estacionamentos serem caros, eles lotam muito rápido, deixando os visitantes sem muitas opções para guardar seus veículos.

Para quem deseja chegar até o Beco de metrô, as estações mais próximas são a Vila Madalena (Linha Verde) e a Fradique Coutinho (Linha Amarela). Independente da escolha, a distância é praticamente a mesma: aproximadamente 1,3 quilômetros.

Para quem gosta de caminhar, o percurso pode ser feito a pé, sem muito esforço, em cerca de 20 minutos. Entretanto, se não estiver muito afim de andar, é possível completar o trajeto usando táxi ou aplicativo de transporte.

Também é possível chegar até o Beco do Batman de ônibus. Há uma muitas opções de linhas que passam pela região. Portanto, se você não conhece bem a capital, ou é turista, o ideal é usar os sites da SPTrans ou Google Maps para traçar a rota antes de sair de casa ou hotel.

Quando ir no Beco do Batman

Por se tratar de uma galeria de arte a céu aberto, moradores de São Paulo e turistas podem visitar o Beco do Batman todos os dias. Os melhores dias e horários, portanto, dependem muito do gosto de quem vai.

Durante a semana o local é mais vazio, ou seja, melhor para quem prefere caminhar com mais tranquilidade, sem passar horas na fila esperando para fotografar. Por outro lado, para quem prefere movimento, os finais de semana costumam ser mais agitados.

Independentemente do dia escolhido, por ser um passeio ao ar livre, a paisagem pode ser melhor apreciada em dias de sol.

Outro ponto a ser levado em consideração é que muitas pessoas buscam o lugar como cenário para fotos, o que também é favorecido pela luz da época mais ensolarada do ano.

Em São Paulo, os meses menos chuvosos são junho, julho e agosto. Porém, por conta do clima imprevisível, típico da cidade, é sempre bom conferir a previsão do tempo quando for programar o passeio.

Alguns artistas com murais no Beco do Batman

Quem é apaixonado por arte, além de contemplar a paisagem, certamente gostará de saber quem está por trás dela. No Beco do Batman existem murais de diversos artistas. Grandes nomes da arte urbana brasileira já realizaram obras no local.

Confira alguns artistas que têm ou já tiveram murais no beco:

  • Eduardo Kobra;
  • Rafael Sliks;
  • Paulo Ito;
  • Os Tupys;
  • Enivo;
  • Bueno Caos;
  • Boletabike;
  • Miss Van e Ciro Schu;
  • Coletivo Transverso;
  • Caligrapixo, Cento e Vinte Libras e Ignoto;
  • Speto, Ciro e Binho Ribeiro.

Estes últimos, em 2018, estiveram no centro de uma polêmica, quando um morador região resolveu usar tinta cinza para cobrir um mural que ficava no muro de sua casa. O caso ganhou as redes em uma discussão sobre qual dos lados tinha razão.

Binho Ribeiro, um dos responsáveis pela obra, resolveu conversar com o morador. Juntos, eles chegaram a um consenso e o artista foi autorizado a repintar o mural.

Onde fica o grafite Anjo da Vila Madalena?

Beco do Batman: Mural Anjo da Vila Madalena
Mural Anjo da Vila Madalena no Beco do Batman

Queridinha no Instagram, a obra Anjo da Vila Madalena é uma parada obrigatória para quem visita a região. Sabe aquela foto em que as pessoas aparecem entre as asas de um anjo?

Ela não fica exatamente no Beco do Batman, mas ela está ali, nas redondezas. O grafite fica na loja Kotton Futon, localizada na Rua Harmonia nº 150. Vale a pena conhecer e fazer o registro fotográfico.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->