Tereré é bom para quê? Conheça 5 benefícios da bebida!

Descubra como essa erava pode ajudar na saúde de todo corpo!

O tereré é uma das bebidas mais consumidas no Mato Grosso do Sul, sendo considerado um patrimônio imaterial do estado. Ela é feita através da infusão da erva-mate a frio, sendo bem saborosa e bastante consumida em família, reuniões entre amigos e entre todas as idades.

Junto a isso, além do seu consumo popular, o tereré também conta com diversos benefícios quando consumido em quantidade adequada. Saiba agora: o Tereré é bom para quê?

5 Benefícios do Tereré

É diurético

O tereré é a bebida ideal para quem tem retenção hídrica. Isso porque ela auxilia na eliminação do excesso de líquido do corpo, através da urina. Porém, seu uso deve ser controlado, pois, caso não seja, pode causar o efeito contrário.

Um dos benefícios do tereré é o auxílio na perda de peso

Muitas pessoas que estão com um pouco de peso a mais, pode ser devido à retenção hídrica. Dessa forma, beber o tereré ajudará a desinchar, e consequentemente perder peso. Entretanto, é preciso estar atento, pois o tereré não é um chá milagroso para o emagrecimento.

Estimula o sistema nervoso

Por ser uma erva, ela é rica em substâncias e minerais que vão trazer benefícios para a saúde do corpo, como os polifenóis, vitamina C, A, B1 e E. Responsáveis por um sistema nervoso saudável e pela proteção contra o surgimento de Parkinson ou Alzheimer.

É cardioprotetor

Assim como na questão do sistema nervoso, as substâncias presentes na erva-mate são cardioprotetoras, ou seja, ajudam na saúde do coração e dos vasos sanguíneos, diminuindo o risco de infarto e trombose.

Melhora o perfil de gordura

Colesterol e triglicerídeos são um problema na vida de muitas pessoas. O excesso dessas gorduras pode causar entupimento dos vasos, e danos irreversíveis. Dessa forma, o tereré ajuda a regularizar seus níveis, quando acompanhado de uma alimentação adequada.

Riscos

Os riscos associados ao tereré estão ligados ao uso excessivo da erva, e à possibilidade de existirem contaminantes provenientes do seu processamento. Por esse motivo a erva tem sido associada a pedras nos rins ou surgimento de câncer.

Entretanto, o consumo regular, em quantidades moderadas não apresentam nenhum risco para a saúde humana.

Gostou de conhecer os benefícios do tereré? Para ler mais sobre outros conteúdos como esse, basta clicar aqui!

Você pode gostar também