Tibau do Sul: Um dos principais balneários do Rio Grande do Norte

Pertinho da Praia da Pipa, o município é um dos destinos turísticos mais procurados do litoral potiguar. Veja onde fica, clima e melhores opções de hospedagem.

0

Durante muito tempo, Tibau do Sul foi “apenas” uma vila de pescadores que, mesmo com muitas belezas naturais era pouco visitada. A situação começou a mudar a partir da década de 70, quando ocorreu o boom da Praia da Pipa, que fica bem próxima ao município.

Desde então, a popularidade do local cresceu significativamente, de modo que, atualmente, é considerado um dos destinos mais badalados do litoral do Rio Grande do Norte.

A diversidade de atrações naturais, que inclui praias para todos os gostos, falésias, dunas, trechos da Mata Atlântica, trilhas, encontro de águas da Lagoa Guaraíras e do Oceano Atlântico contribuiu muito para o crescimento do turismo.

Onde fica Tibau do Sul

Tibau do Sul é um município litorâneo do estado do Rio Grande do Norte, região Nordeste do Brasil. Está localizado a 77 km da cidade de Natal, capital do estado.

Mas e como chegar a Tibau do Sul? De carro, saindo de Natal rumo ao município, pegue a BR-101 até Goianinha. Depois, pegue a RN-003 e siga até o destino final.

Por muito tempo o local foi distrito do município de Goianinha, sendo chamado apenas de Tibau. Foi em 1963, depois de se emancipar, que a cidade ganhou o nome pelo qual é conhecida até hoje.  

A fama da Praia da Pipa foi fundamental para o crescimento do turismo no local. Pipa hoje em dia é um distrito do município de Tibau do Sul, a distância entre os dois é de aproximadamente 8,5 km.

Clima e tempo em Tibau do Sul

Clima em Tibau do Sul/RN
Clima em Tibau do Sul/RN (Fonte: CLIMATE-DATA.ORG)

O município de Tibau tem clima tropical, ou seja, chove mais no verão que no inverno. A temperatura média fica na casa dos 25.9ºC. Fevereiro é o mês mais quente, com temperaturas médias de 27.2ºC. Já o mês mais frio é julho, quando a temperatura média cai para 24ºC.

O mês com menos chuvas é outubro, com precipitação média de 22 mm. Por outro lado, junho é o mês maior índice de pluviosidade, com média de 231 mm.

De abril a julho chove bastante e em agosto e setembro o vento é muito forte, ideal para a prática de esportes como kitesurf. Dessa forma, a melhor época do ano para visitar Tibau do Sul é entre os meses de outubro e março.

Melhores Hotéis de Tibau do Sul

Quando se trata de hospedagem, as pousadas são protagonistas em Tibau do Sul. Por conta disso, grandes hotéis, apesar de existirem, são minoria.

Bem avaliado em sites especializados, e com ótimo custo-benefício, o Hotel Casablanca fica em Pipa, localizado no alto das falésias, entre a floresta e um rio. O ambiente todo arborizado e o fato de a propriedade ficar de frente para a praia dão um toque especial ao visual praiano do hotel. O hotel oferece opções de bangalôs para 2 a 4 adultos.

Hotéis em Tibau do Sul/RN: Hotel Casablanca
O Hotel Casablanca, em Tibau do Sul, dispõe de bar, restaurante, piscina ao ar livre e serviços de massagem

O Pipa Lagoa Hotel é uma opção para aproveitar com toda a família, incluindo crianças. Com várias opções de acomodações, o site do hotel afirma que o mesmo foi construído para complementar a beleza natural do seu entorno, composta por lagoas, praias, dunas e Mata Atlântica. Oferece opções de chalés para até 6 pessoas, apartamentos, e suítes.

Hotéis em Tibau do Sul/RN: Pipa Lagoa Hotel
O Pipa Lagoa Hotel, em Tibau do Sul, possui bar, restaurante, piscina ao ar livre, parquinho infantil e outras comodidades

Uma das opções de hospedagem mais procuradas em Tibau do Sul é o Hotel Resort Marinas, além do bom atendimento, é uma boa escolha por conta de sua localização privilegiada, sobre as falésias que beiram o encontro das águas do mar e da Lagoa de Guaraíras. Falando em belezas naturais, o pôr do sol visto do hotel é imperdível. Oferece opções de chalés para até 5 pessoas.

Uma opção diferencial é o day use do Hotel Marinas que possibilita que o público que não está hospedado no resort aproveite as atrações e áreas sociais.

Hotéis em Tibau do Sul/RN: Hotel Resort Marinas
O Hotel Resort Marinas, em Tibau do Sul, dispõe de piscina e parque infantil, além de oferecer atividades de equitação, canoagem e pesca

Em Pipa, o Hotel Tibau Lagoa fica a apenas oito minutos de carro do centro de Pipa. Cercados pela Mata Atlântica, os chalés acomodam duas, três ou quatro pessoas. Em portais especializados, boa parte dos elogios dos hóspedes vai para a área da piscina e café da manhã.

Hotéis em Tibau do Sul/RN: Hotel Tibau Lagoa
O Hotel Tibau Lagoa, em Tibau do Sul, possui piscinas, bar, restaurante, além de oferecer atividades de equitação, ciclismo, canoagem e pesca

Melhores Pousadas de Tibau do Sul

A Mirante de Pipa é ideal para quem está em busca de contato com natureza. Localizada em uma área de reflorestamento ambiental, a pousada foi construída em total integração com a Mata Atlântica. Próximo ao centro de Pipa, o local conta com vários mirantes com vista para a vila, praia e mata. Oferece hospedagem em chalés para até 6 pessoas, com opção de hidromassagem e vista para a floresta.

Hotéis em Tibau do Sul/RN: Chalé Mirante de Pipa
O Chalé Mirante de Pipa, em Tibau do Sul, possui bar e lanchonete, e oferece atividades de trilha e passeios a pé

Outra opção no centro da cidade é a Pousada Corais do Sol, que fica a apenas 100 metros da praia. Seus oito chalés têm infraestrutura completa, inclusive, suítes com vista para o mar. A localização da pousada favorece a contemplação de um belo fenômeno natural, o encontro das águas da Lagoa Guaraíras e do Oceano Atlântico.

Pousadas em Tibau do Sul/RN: Pousada Corais do Sol
A Pousada Corais do Sol, em Tibau do Sul, possui piscina, bar, bilhar e oferece atividades de pesca

A Pousada Ponta do Madeiro, com vista para a Praia do Madeiro a partir das varandas, piscinas ou gazebos no jardim, recebeu o selo “Escolha do Guia”, do Guia Quatro Rodas. Ao todo, são cinco categorias de acomodações, além de restaurante próprio.

Pousadas em Tibau do Sul/RN: Pousada Ponta do Madeiro
A Pousada Ponta do Madeiro, em Tibau do Sul, possui acesso à praia, e oferece atividades de mergulho, pesca, trilha, dentre outras

Praias de Tibau do Sul

Em relação às praias, apesar de serem bem diferentes, todas elas guardam algumas semelhanças: águas claras e mornas, areia clara e a presença de tartarugas e golfinhos nas proximidades da costa. E, claro, nem só de Pipa vive a região. Conheça algumas praias de Tibau do Sul.

A Praia do Madeiro, uma das mais agitadas, é a queridinha dos gringos. Por lá é possível encontrar turistas de inúmeras nacionalidades aproveitando o litoral brasileiro. A águas ideais para banho e a possibilidade de nadar com golfinhos são as maiores atrações.

Praias de Tibau do Sul/RN: Praia do Madeiro
Praia do Madeiro, em Tibau do Sul/RN

Para quem está em busca de tranquilidade, a Praia do Curral é bem reservada. A grande desvantagem é que, justamente por isso, tem pouca infraestrutura e bares e restaurantes são escassos. Ainda assim a visita vale a pena, já que é onde há maior incidência de golfinhos e as falésias avermelhadas formam uma paisagem incrível.

Praias de Tibau do Sul/RN: Praia do Curral
Praia do Curral, em Tibau do Sul/RN

O surf contribuiu muito para a popularização do turismo na região. Hoje, a praia mais procurada pela prática do esporte é a Praia do Amor, que leva esse nome por conta da falésia que a cerca e tem formato de coração.

Praias de Tibau do Sul/RN: Praia do Amor
Praia do Amor, em Tibau do Sul/RN

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.