Quer fugir da praia? Conheça os 10 lugares mais frios do Brasil!

Cidades como Urubici, que facilmente registram temperaturas negativas.

- Tempo de leitura: 4 minutos -

O Brasil é mundialmente conhecido como o país tropical, dono de praias incríveis e de cidades como o Rio 40 graus. Mas, aqui também tem cidades gélidas, daquelas que não perdem muito para a Europa. Quer ver só? Então, conheça os 10 lugares mais frios do Brasil, principalmente se quer curtir aquele climinha de inverno!

Nosso país tem dimensões continentais, então, não é de se estranhar que haja tantas variações climáticas. Por isso, em julho, por exemplo, você pode pegar uma praia no Nordeste e, de lá, mudar totalmente de ares e aproveitar temperaturas negativas na Serra Catarinense, por exemplo.

10 lugares mais frios do Brasil

Urupema (SC)

Localizado na Serra Catarinense, o município fica a incríveis 1.425 metros de altitude. Então, já imaginou como fica no inverno, né? Na verdade, Urupema tem clima ameno durante todo o ano, com verões registrando temperaturas aproximadas a 18°C. Mas, no inverno, os termômetros chegam a registrar temperaturas negativas, além de neve e geada. 

Bom Jardim da Serra (SC)

Também em Santa Catarina, a cidade de Bom Jardim da Serra abriga o belo Parque Nacional de São Joaquim. Para se ter uma ideia de como os invernos são por lá, em 2017, a Serra do Rio do Rastro ficou coberta de neve. 

LEIA MAIS:

São Joaquim (SC)

A capital nacional da maçã é, também, uma das cidades mais frias do Brasil. Tanto que, anualmente, atrai turistas em busca da possibilidade de ver neve, devido às temperaturas negativas. 

São Bento do Sul (SC)

A cidade de arquitetura tipicamente europeia é bastante visitada durante todo o ano, graças à beleza natural. Porém, no inverno, fica especialmente charmosa e chega a registrar geadas pelas temperaturas negativas. 

São José dos Ausentes (RS)

A cidade gaúcha tem apenas 500 habitantes e, além de registrar, no inverno, temperaturas que beiram os -4°C, abriga o Monte Negro, pico mais alto do Rio Grande do Sul. Na estação mais fria do ano, é comum a ocorrência de geada e neve. 

São Gabriel (RS)

A cidade histórica de São Gabriel tem prédios seculares belíssimos e muito bem conservados. Mas, esse não é seu único charme. No inverno, a cidade costuma registrar temperaturas negativas. 

Inácio Martins (PR)

Localizado a 1,2 mil de altitude, o município mais alto do Paraná foi colonizado por europeus, assim como boa parte da região Sul do Brasil. As cachoeiras são bastante famosas no verão, mas praticamente esquecidas no inverno, graças às temperaturas baixas que beiram os 10ºC. 

Camanducaia (MG)

Em Camanducaia, em plena Serra da Mantiqueira, temos Monte Verde, o belo distrito conhecido como a Suíça Mineira. E não é para menos! Situado a 1.555 metros de altitude, registra, durante o inverno, as menores temperaturas do estado. Os termômetros facilmente batem os 2ºC, garantindo a região como um dos lugares mais frios do Brasil. 

Os turistas, claro, “bombam” o pequeno distrito que, apesar do tamanho, oferece boa infraestrutura hoteleira, gastronômica e de serviços. 

Campos do Jordão (SP)

Mais uma queridinha na Serra da Mantiqueira, desta vez, no estado de São Paulo. A cidade de Campos do Jordão é famosa pelo inverno frio e movimentado, ou seja, as temperaturas baixas fazem atrair os turistas. A Suíça brasileira registra temperaturas de 2ºC a 10ºC no inverno. Um frio esquentado na badalada Vila Capivari e no Festival de Inverno. 

Urubici (SC)

Na cidade catarinense fica o lugar mais frio do Brasil, o Morro da Igreja. Porém, a cidade conhecida como a terra das hortaliças também registra temperaturas bem baixas no inverno, raramente passando dos 6ºC. 

Bônus: Gramado 

A queridíssima da Serra Gaúcha não pode, jamais, ficar de fora! Conhecida como um dos principais destinos de inverno do país, Gramado é, certamente, uma das cidades mais frias do Brasil. Com opções incríveis de passeio, construções europeias charmosas e excelentes opções gastronômicas, a cidade atrai muita gente atrás das temperaturas muito baixas. 

LEIA MAIS:

Qual é a cidade mais fria do Brasil?

Ainda que essa seja uma classificação muito relativa, visto que as temperaturas vêm mudando a cada ano, atualmente, quem leva o título de cidade mais fria do Brasil é Urupema. Não apenas pelas temperaturas muito baixas no inverno, mas porque, durante todo o ano, mesmo no verão, raramente passa dos 18°C, como já citamos lá em cima. 

Inclusive podemos dizer que o primeiro lugar desta lista é garantido a Urupema por lei. Explicamos: desde dezembro de 2021, por meio da lei 14.255, a cidade tem o título de Capital Nacional do Frio.

A região é dotada de belezas naturais, com natureza bem preservada e bonitas paisagens serranas. A cidade é pequena e tem apenas 3 mil habitantes, número que cresce substancialmente com os turistas. 

Já conhece algum dos lugares mais frios do Brasil? Qual deles é o seu preferido? E qual, desta lista, você ainda não conhece, mas sonha em visitar?

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->