Quanto ganha um soldador em Portugal ?

Saiba qual o salário esperado para um soldador em Portugal , as atribuições e quais são as exigências encontradas no país

- Tempo de leitura: 2 minutos -

Você sabe o que é a soldagem? Trata-se do processo que une materiais, sendo eles similares ou não, de forma permanente. O profissional responsável por esta ação é o soldador que, assim, une e corta peças de ligas metálicas usando processos, como eletrodo revestido, tig, mig, mag, oxigás, arco submerso, brasagem, plasma. Também deve preparar equipamentos, acessórios, consumíveis de soldagem e corte, e peças a serem soldadas. E como são as oportunidades nesta carreira?

O mercado de trabalho encontrado por este profissional na metalurgia é vasto, tanto no Brasil quanto no exterior, como Portugal. O país tem uma população envelhecida, por isso, segue em busca crescente por mão-de-obra-qualificada. Além disso, existe um déficit considerável no setor que aponta pelo menos 28 mil profissionais necessários na área. 

Mercado de trabalho para soldador

Em Portugal, a maior parte das vagas podem ser encontradas na fabricação de estruturas metálicas, construção civil e indústrias metalúrgicas. Nestes espaços, deve identificar posições de soldagem e realizar inspeções visuais em peças. E como encontrar emprego na terrinha? O primeiro passo é adquirir o visto de trabalho, sendo a candidatura a vagas de emprego, antes mesmo de sair do Brasil, a porta de entrada. Caso a empresa se interesse pelo seu perfil, aumentam as chances de conseguir uma carta convite. 

A dica é acessar sites de empregos, como Net Empregos, Sapo.pt, Indeed, Neuvoo e Empregos XI. Também vale dar uma olhada no site O Petróleo, portal voltado  para conteúdos relacionados à indústria petrolífera, incluindo vagas internacionais para a modalidade offshore (exploração petrolífera em alto mar) e onshore (exploração petrolífera na terra). Em 2018, foi divulgado um programa de recrutamento focado em soldadores, exigindo experiência comprovada, passaporte e certidão negativa de antecedentes criminais.

Vale, ainda, navegar por canais no Youtube e páginas do Facebook, como a Soldadores em Portugal. Nela, são disponibilizados links com informações sobre o mercado de trabalho de soldagem.  

Quanto ganha um soldador em Portugal?

O ponto base para saber a remuneração média do soldador em Portugal é o salário mínimo vigente que, em 2019, está em 700 euros. No entanto, é importante considerar que o salário mínimo é aquele estipulado por lei e muitas empresas e empregadores podem pagar um pouco mais. 

A remuneração média de um soldador em Portugal vai depender da experiência, formação, empresa onde trabalha e cidade. Em Portugal, Lisboa está entre as cidades que melhor pagam seus trabalhadores. A média salarial do soldador em Portugal é de 800 a 1200 euros

Profissões de áreas como construção, reparação e serviços estão em alta, sendo responsáveis pelo emprego de 600 mil trabalhadores. A oferta é favorecida pelo reaquecimento da economia após a crise de 2013, reduzindo o índice de desemprego em quase 11%. Outro fator preponderante é a população economicamente ativa comparada ao número de habitantes: 5 milhões ativos contra 10 milhões de habitantes. Um país cuja expectativa de vida é alta tende a ter mais idosos que crianças e jovens, favorecendo a mão de obra externa.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->