Quanto ganha um professor no Canadá?

Detalhes sobre as categorias de professores e suas respectivas remunerações no Canadá.

- Tempo de leitura: 3 minutos -

Assim como no Brasil, no Canadá existem vários tipos de função dentro da área da Educação.

O Early Childhood educator equivale ao professor de pré-escola no nosso país, e, portanto, dá aulas para crianças entre seis meses e cinco anos de idade. Para trabalhar na área é necessário ter, no mínimo, faculdade de Early Childhood Education (ECE) e certificação pela província.

O Elementary Teacher, por sua vez, dá aulas para crianças dos cinco até os 13 anos de idade, ou seja, na fase que equivale ao nosso ensino fundamental. Geralmente não são especializados, sendo responsáveis por todas as matérias.

Por fim, o High School Teachers ou Secondary Teacher dá aulas para crianças dos 13 anos até os 18 anos, ou seja, desde a 7ª até a 12ª série. Normalmente os docentes são especializados na matéria que vão lecionar.

Para essas duas últimas categorias, o pré-requisito mínimo para trabalhar é o Teacher’s College, curso de pós-graduação para poder dar aulas e certificação pela província.

Há, ainda o College/University Teachers, que dão aulas em faculdades e universidades. Quase sempre são profissionais renomados, tanto na área profissional, quanto na área acadêmica. A escolaridade mínima exigida para exercício da profissão é mestrado.

Esclarecidos detalhes sobre cada uma das categorias, vamos ao ponto central: quanto ganha um professor no Canadá?

Salário de um professor no Canadá

De acordo com o site Statistics Canada, que possui uma tabela completa com profissões e seus respectivos salários, em 2016 os vencimentos médios de um professor no Canadá eram os seguintes:

  • Early Childhood Educator – Professores de pré-escola: CAN$ 19,00 por hora;
  • Elementary School Teachers – professores de ensino fundamental: CAN$ 32,00 por hora;
  • High School Teachers – professores de ensino médio: CAN$ 36,00 por hora.

Entretanto, é importante frisar que os valores podem sofrer alterações significativas dependendo do grau de instrução do profissional (graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado), região e província de desempenho das atividades.

Em relação aos professores universitários, reportagem publicada pela revista Ensino Superior, da Unicamp, mostra que o país norte-americano é o que melhor remunera os docentes em todo o mundo. A média salarial mensal é de aproximadamente US$ 7.196.

A informação, de acordo com a matéria, é proveniente de um estudo realizado pelo Center for International Higher Education (CIHE) do Boston College e pelo Laboratório de Análise Institucional da Alta Escola de Economia da Universidade Nacional de Pesquisa, de Moscou.

Como ser professor no Canadá?

Muitos brasileiros enxergam no Canadá melhores possibilidades de emprego e condições de vida. Contudo, há diversas dúvidas sobre o exercício da profissão no país norte-americano.

Uma das mais comuns é em relação a formação em Pedagogia em instituições de ensino brasileiras. Neste caso, mesmo aqueles que já possuem essa formação ainda deverão cursar a Teacher’s College. No entanto, o diploma pode ajudar a entrar na faculdade e a experiência pode contar pontos em um futuro emprego.

Depois de passar pela Teacher’s College será necessário se registrar junto ao ministério de educação do Canadá, por meio de qualquer província. O registro é válido para o país inteiro.


Curso de Inglês – Online e Gratuito!

Você que deseja trabalhar nos Estados Unidos e quer se capacitar para melhorar suas oportunidades de emprego, temos uma ótima sugestão!

Que tal fazer cursos gratuitos de inglês, do básico ao avançado, 100% online, com emissão de certificado, em um site associado à ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância)?

➥ Confira as vantagens:

  • Melhorar seu currículo possibilitando mais chances de conseguir um bom emprego.
  • Aumentar a probabilidade de conseguir uma promoção no emprego.
  • Completar as horas necessárias nas atividades extracurriculares em faculdades e universidades.
  • Em alguns concursos públicos é necessário possuir um curso específico.
  • Ajudar com a progressão funcional para funcionários públicos.
  • Aumentar seus conhecimentos em uma nova profissão.

➥ CURSOS DISPONÍVEIS:

Você pode gostar também
1 comentário
  1. SANDRA REJANE Diz

    Muito bom saber que a minha vida acadêmica no ajudaria-me no Canada.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.