Quanto ganha um Engenheiro Civil no Canadá?

Veja detalhes sobre o mercado de trabalho, processo de validação do diploma e salário de um engenheiro civil no Canadá.

- Tempo de leitura: 2 minutos -

Assim como no Brasil, no Canadá a Engenharia é uma das áreas mais fortes economicamente falando. Responsável por gerar empregos e fomentar inovações tecnológicas, a Engenharia Civil, em especial, continua sendo um mercado promissor.

O número de vagas criadas tem crescido no últimos anos, sobretudo, a partir da recuperação do setor industrial, que registrou uma leve queda em 2016. Ao que tudo indica, o crescimento é uma tendência que segue para os próximos anos.

Isso porque, de acordo com o site 3RA Intercâmbio, a estimativa é que 20% dos engenheiros canadenses terão mais de 55 anos e se aposentem nos próximos anos, ou seja, haverá demanda de profissionais para substituí-los.

Sobre as habilidades procuradas nos engenheiros pelos empregadores, a tecnologia, assim como em outras áreas, está no topo da lista. Conhecimento em AutoCAD, CATIA, Six Sigma, desenho em engenharia, Solidworks podem colocar o profissional em vantagem em relação aos concorrentes.

Ainda de acordo com o site 3RA Intercâmbio, atualmente o país norte-americano emprega mais de 250 mil engenheiros. Segundo dados recentes do Censo, foram registrados mais de 7 mil novos empregos na área de Engenharia, ressaltando o crescimento do setor.

Em relação às contratações, atualmente as províncias de Ontário e Quebec, no centro do país, lideram o mercado por causa da notória atuação na área de manufatura. Em seguida vem Toronto e arredores, com quase um terço dos novos empregos criados. Por fim, figuram na lista Edmonton e Calgary.

Validação do diploma

A Engenharia Civil é uma profissão regulamentada no país. Isso quer dizer que para exercê-la é necessário passar por uma avaliação e reconhecimento por parte do órgão regulador específico da categoria.

No Canadá, o processo de validação do diploma recebe o nome de Educational Credential Assessment ou simplesmente ECA. O processo para obtenção de licença pode levar mais de um ano.

Cada uma das províncias e territórios é responsável por conceder ou não a licença aos profissionais que realizam o processo de validação do diploma. Por isso, cada lugar adota diferentes critérios e regras. Veja mais detalhes clicando aqui.

Quanto ganha um engenheiro no Canadá

Como mencionado, o mercado de Engenharia no Canadá é promissor e, ao que tudo indica, deve permanecer nesse status por alguns anos. Em relação ao salário de um engenheiro no Canadá, é necessário levar em consideração experiência profissional, qualificação e região de atuação.

Hoje, a média salarial anual para engenheiros no país é de C$81.700 (dólares canadenses). O valor cresceu em relação aos anos anteriores, contudo, pode sofrer variações significativas dependendo da província ou território onde o profissional vai desempenhar suas atividades.

A título de exemplo, confira quanto ganha, anualmente, um engenheiro civil em algumas cidades do Canadá, de acordo com o site PayScale:

  • Fort McMurray – C$82,349;
  • Calgary – C$76,507;
  • Kitchener – C$74,375;
  • Winnipeg – C$70,496;
  • Vancouver – C$67,686;
  • Ottawa – C$63,764;
  • Toronto – C$63,172.

Sobre as variações de acordo com o tempo de experiência, enquanto um recém-formado ganha, em média, C$51.100 por ano, um profissional sênior ocupando um alto cargo recebe anualmente C$112.300.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->