Quanto ganha um médico na Espanha?

O país tem um dos melhores sistemas de saúde do mundo, tendo os hospitais e centros de saúde bem equipados como diferenciais.

- Tempo de leitura: 3 minutos -

Jornadas de trabalho dignas, hospitais e centros de saúde bem equipados, respeito à vida do paciente. Parece um sonho? Bem, é assim que funciona o sistema de saúde na Espanha, considerado como um dos melhores no mundo. Não à toa, a Medicina por lá segue não como uma carreira supervalorizada, mas reconhecida e que exige profissionais altamente comprometidos. E, quanto ganha um médico na Espanha?

E por que o sistema de saúde espanhol é uma referência de dignidade e qualidade? O país não economiza esforços e investimento em tecnologia e otimização no atendimento público, o que lhe garante o 8º lugar no ranking publicado recentemente pela revista The Lancet. Por isso, 90% da população faz uso do sistema público que é financiado pela arrecadação de impostos e administrado pelas Comunidades Autônomas (CA). 

A assistência prestada aos cidadãos é dividida de suas formas: 

  • Atenção Primária: serviços básicos à população, como curativos, consultas, urgências, exames e cursos para gestantes 
  • Atenção Especializada: atendimento prestado em hospitais e centros especializados, tanto em regime de ingresso quanto ambulatorial 

Como usar o sistema de saúde pública na Espanha?

O sistema de saúde pública é prestado aos espanhóis por meio de seu cadastro na Seguridad Social, uma espécie de INSS no país. Caso o cidadão esteja desempregado, o atendimento é garantido caso ele esteja cadastrado na Previdência Social. Estrangeiros europeus residentes na Espanha devem possuir o Registro Central de Ciudadanos de la Unión Europea (RCUE), enquanto pessoas de outros países devem providenciar documentação e autorização de residência. 

E se o imigrante for ilegal? O direito à assistência é garantido para acidentes, doenças graves e gestação. A saúde pública segue as regras de cada comunidade autônoma, por isso, é importante verificar a possibilidade de adquirir a tarjeta sanitaria provisória direto com o assistente social da cidade. Turistas, por sua vez, devem portar o seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros conforme o Tratado de Schengen. 

Quanto ganha um médico na Espanha?

A maior parte dos médicos espanhóis exerce a profissão no sistema público de saúde e as remunerações variam conforme a especialidade. Em média, o profissional da Medicina no país tem salários de 56 mil euros anuais, chegando a 65 mil euros para especialistas. Caso o médico combine sua atuação nos setores públicos e privados, a remuneração anual chega aos 100 mil euros por ano

Os cirurgiões estão entre os mais bem pagos, podendo perceber 150 mil euros anuais na área estética. Porém, a jornada pode também influenciar no salário final. O médico de atenção primária, por exemplo, ganha aproximadamente 30 mil euros anuais completando carga horária de 20 horas semanais. E um brasileiro pode exercer a Medicina na Europa? Poder, pode, mas o caminho é um tanto longo. 

Primeiro, o médico deve solicitar a homologação do título de medicina ao Ministério de Educação Espanhol apresentando a seguinte documentação:

  • Certificado de competência linguística
  • Cópias autenticadas do passaporte, diploma, histórico acadêmico
  • Pagamento de taxa 

A documentação deve ser oficial, apostilada segundo a Apostila de Haia e traduzida por profissional juramentado. Mais informações no site do Ministério de Saúde da Espanha. 


Curso de Espanhol – Online e Gratuito!

Você que deseja trabalhar na Espanha e quer se capacitar para melhorar suas oportunidades de emprego, temos uma ótima sugestão!

Que tal fazer cursos gratuitos de espanhol, do básico ao avançado, 100% online, com emissão de certificado, em um site associado à ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância)?

➥ Confira as vantagens:

  • Melhorar seu currículo possibilitando mais chances de conseguir um bom emprego.
  • Aumentar a probabilidade de conseguir uma promoção no emprego.
  • Completar as horas necessárias nas atividades extracurriculares em faculdades e universidades.
  • Em alguns concursos públicos é necessário possuir um curso específico.
  • Ajudar com a progressão funcional para funcionários públicos.
  • Aumentar seus conhecimentos em uma nova profissão.

➥ CURSOS DISPONÍVEIS:

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->