Quanto ganha um médico no Canadá?

Confira detalhes sobre os salários médios anuais de médicos de diversas especialidades que exercem a profissão no país norte-americano.

- Tempo de leitura: 2 minutos -

O exercício da medicina é uma das profissões mais prestigiadas do Brasil. Ainda que as jornadas de trabalho sejam extensas, a remuneração é considerada uma das mais altas do país. Mas, e fora daqui, quanto ganha um médico no Canadá, por exemplo?

Antes de ir diretamente ao salário pago aos médicos no país norte-americano, é importante citar as origens dos vencimentos dos profissionais.

Há duas principais, sendo que a primeira são os recebimentos do governo. Neste caso, o médico não pode receber de pacientes particulares ou cobrar a mais pelas consultas (extra-billing), ainda que o atendimento seja em seu próprio consultório. Na segunda hipótese, os profissionais recebem diretamente dos pacientes.

Salário Médio de um Médico no Canadá

Isso posto, vamos ao que interessa: quanto ganha um médico no Canadá? Assim como no Brasil, o salário no país norte-americano depende muito da especialidade do profissional e da região onde ele vai atuar.

De acordo com levantamento feito pelo Canadian Institute for Health Information no ano de 2018, o salário médio anual de um médico no Canadá foi de $281.000 para os médicos de família. Os médicos especialista apresentaram ganhos médios de $360.000 anuais, enquanto os médicos cirurgiões ganharam uma média de $481.000 durante um ano.

Entretanto, como mencionado anteriormente, a soma pode variar muito dependendo da província de atendimento. A título de exemplo, no período de referência, enquanto o salário bruto anual médio para médicos da família na Colúmbia Britânica foi de cerca de $217.000, a mesma profissão em Ontário recebeu um valor médio de $309.000.

Outro ponto que impacta no salário, como também mencionado, é a especialidade do médico. Quanto maior a sua especialização, naturalmente, maior será o seu salário. Todavia, irá demandar mais horas de trabalho. Se por um lado os vencimentos médios de um médico da família giram em torno de $ 281 mil, por outro, um especialista cirúrgico pode receber até 481 mil dólares canadenses por ano.

Nos extremos da tabela de ganhos médios estão os oftalmologistas, que possuem a maior média salarial anual, cerca de 769 mil dólares canadenses. Em contraponto, os psiquiatras têm um salário mais “enxuto”, com uma média de 278 mil dólares canadenses por ano.

Confira o salário médio anual de outras especialidades, com base nos valores de 2018:

 

  • Dermatologia – 385 mil dólares canadenses/ano;
  • Neurocirurgião – 530 mil dólares canadenses/ano;
  • Cirurgião Cardiovascular – 599 mil dólares canadenses/ano;
  • Pediatra – 299 mil dólares canadenses/ano;
  • Urologista – 481 mil dólares canadenses/ano;
  • Ginecologista e Obstetra – 392 mil dólares canadenses/ano;
  • Anestesista – 443 mil dólares canadenses/ano.

Além da região e especialidade, outro fator que precisa ser levado em consideração na hora de verificar os ganhos de um médico no Canadá, é a carga horária de trabalho.

Enquanto médicos da família trabalham, em média, 47 horas semanais, profissionais de outras especialidades têm jornadas médias de 50 horas, também por semana.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->