Quanto ganha um engenheiro mecânico dos Estados Unidos?

Assim como no Brasil, a área de Engenharia Mecânica está entre as mais valorizadas no país, representando boas chances de remuneração.

O engenheiro mecânico é o profissional responsável pelo desenvolvimento de projetos, manutenção, operação, construção e análise de dispositivos mecânicos. Seu trabalho inclui executar projetos de máquinas, bem como pesquisa. A área segue as demais inseridas no campo da Engenharia e é muito valorizada, tanto no Brasil quanto no exterior. Você tem ideia, por exemplo, de quanto ganha um engenheiro mecânico nos Estados Unidos

O profissional da área pode, de fato, trabalhar em quatro áreas distintas. A primeira delas é a de projetos, quando desenha mecanismos e pensa em processos de fabricação. Outra área é a de manutenção dos processos e equipamentos, elaborando planos de ação. Um terceiro segmento é da gestão de pessoas e processos. Por fim, a profissão pode levar à academia como docente ou pesquisador. 

Seja qual for a vertente escolhida, o engenheiro mecânico encontra boa valorização no sentido financeiro. No Brasil, por exemplo, os ganhos são regulamentados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) cuja norma é de que a remuneração deste profissional não deve inferior a 8,5 vezes o valor atual do salário mínimo, considerando a jornada de 40 horas trabalhadas. E nos Estados Unidos, como é a realidade?

Engenharia nos Estados Unidos

Os recém graduados em Engenharia são profissionais premiados nos Estados Unidos! Os diversos campos da área oferecem boas oportunidades de mercado, bem como altas remunerações. O engenheiro eletricista, por exemplo, percebe salários médios iniciais em torno de U$ 57 mil anuais. O montante é significativamente superior à média salarial de outras carreiras no país. 

Somado a isso, está um mercado promissor, tendo em vista que há mais vagas do que profissionais qualificados para ocupá-las. A alta demanda estimula graduados brasileiros a investir na validação de seus diplomas e tentar a sorte nos Estados Unidos. A legalização do engenheiro pode levar até um ano. Mas, obtendo o visto EB2 e a autorização temporária de trabalho, já possível começar a atuar. 

Para trabalhar nos EUA como engenheiro, é necessário fazer uma prova no estado onde vai ser empregado. Isso porque a certificação é regional. Entretanto, uma licença só é exigida para aqueles que vão trabalhar como responsáveis técnicos de engenharia. E qual é o perfil procurado? A maior parte dos profissionais brasileiros tem experiência de cinco a dez anos, além de ir além da graduação, buscando aprimoramento no mestrado e doutorado.  

Quanto ganha um engenheiro mecânico nos EUA?

Assim como as demais áreas, a Engenharia Mecânica é bem valorizada no território americano. Nos Estados Unidos, o salário anual médio do Engenheiro Mecânico é de U$ 56 mil. 

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.