Quanto ganha um contador nos Estados Unidos?

O país está entre aqueles que melhor remuneram o contador no mundo e prevê crescimento da profissão até 2024.

A carreira de contador está em risco? Há quem diga que os dias na Contabilidade estão contados devido à automatização de tarefas e digitalização do sistema fiscal, mas a realidade não é tão assustadora quanto preconizam. O fato é que a profissão está em alta em vários países e prevê índices de crescimento nos próximos anos. Diante disso, vale a pena saber quanto ganha um contador nos Estados Unidos e como está o mercado por lá. 

E por que nos Estados Unidos? Porque a carreira de contador está entre as dez profissões em alta no país que, ainda, é um dos que melhor remuneram o profissional da área. Para se ter uma ideia, o governo americano estima que as oportunidades para contadores e auditores cresçam 11% até 2024. Isso significa que, até lá, cerca de 142.400 novas vagas sejam criadas.

O mercado promissor se deve à importância da contabilidade na estrutura de empresas e órgãos governamentais. Afinal, é o contador quem fornece informações financeiras que subsidiam fornecedores, bancos, governo, investidores, sindicatos e funcionários. Profissão necessária para setores público e privado, o contador mede pontos negativos e positivos, além de dar diretrizes específicas para a tomada de decisões. 

Como ser contador nos Estados Unidos?

A maioria dos empregadores norte-americanos exige Bacharelado em Ciências Contábeis ou áreas afins. No entanto, há empresas que demandam, também, mestrado em Contabilidade ou Administração de Empresas. Importante mencionar, ainda, que os profissionais atuantes no arquivo de relatórios com a Securities and Exchange Commission (SEC) devem, conforme a lei, ser certificados. 

Deste modo, é necessário realizar um exame nacional e atender a requisitos que variam de acordo com o estado, assim como os valores. Brasileiros precisam passar por provas que os habilitam à certificação como contador público além, claro, de tramitar o processo de validação do diploma. E, vale a pena investir? Sim, até por existir redes de franquias que prestam serviços contábeis, tributário, financeiro e processamento de folha de pagamento. 

Trata-se da adequação à tendência de profissionalização, globalização, trabalho em rede, segmentação e integração de canais de comunicação no mercado contábil norte-americano. No entanto, o país padece de profissionais qualificados, especialmente entre os mais jovens, o que alavanca as oportunidades.  

Quanto ganha um contador nos Estados Unidos?

O salário mensal médio do contador nos Estados Unidos é de U$ 3.994, o equivalente  U$ 47.936 por ano. Nos primeiros cinco anos, não há tanto aumento, mas experiências adicionais e o estado de residência podem aumentar o montante. Contadores com cerca de cinco anos de experiência recebem, em média, U$ 5.679 por mês, o que equivale a US$ 68.136 anuais. 

O estado americano que paga melhor um contador é Nova York, onde o salário anual chega a U$ 55.406 por ano, inicialmente. Por outro lado, o Missouri é a federação no qual o salário é menor – US $ 45.679 por ano. 

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.