Praias de Pirangi, duas direções a seguir rumo ao descanso!

Localizadas no Rio Grande do Norte, as praias de Pirangi do Norte e Sul guardam belezas inigualáveis, incluindo o cajueiro recordista

- Tempo de leitura: 4 minutos -

Piscinas naturais ou o maior cajueiro do mundo? Praias de areia branca, mirantes, excelentes restaurantes ou lojas de artesanato? Por que escolher se, no Rio Grande do Norte, você pode ter tudo? As praias de Pirangi, a menos de 20km de Natal, oferecem infraestrutura invejável para o turista, além de atrações naturais de dar inveja a qualquer destino internacional! 

Praia de Pirangi do Norte 

Praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim/RN
Praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim/RN

A praia de Pirangi do Norte está distante 15km da capital potiguar, mais precisamente no município de Parnamirim. Uma de suas principais atrações é o maior cajueiro do mundo, com copa de 8.500 m². A árvore foi plantada em 1855 e seu tamanho se deve a uma anomalia genética que faz os galhos criarem raízes ao entrar em contato com o solo, gerando novos galhos. 

A árvore está no Guiness Book e sua importância é tanta que tem até um mirante para observá-la. Além disso, o turista conta com lojas de artesanato, lanchonete e produtos regionais. Ah, e se for época de caju, também é permitido ao turista apanhar alguns frutos especiais! Afinal, o cajueiro consegue produzir cerca de 80 mil cajus por safra. 

O maior cajueiro do mundo: Cajueiro de Pirangi
O maior cajueiro do mundo: Cajueiro de Pirangi

Saiba mais sobre o Cajueiro de Pirangi: O maior cajueiro do mundo: uma das atrações mais legais de Natal-RN


Mas, não é só isso! O litoral norte guarda, ainda, piscinas naturais que, na maré baixa, permite ao viajante apreciar a formação de corais acima da superfície da água. E o mar é tão límpido que dá até para ver os peixinhos coloridos sem nem precisar de máscara de mergulho, pois eles nadam nas pequenas piscinas formadas nas áreas dos corais. No geral, a praia de Pirangi é convidativa para banho, com o mar quentinho e tranquilo. 

Cais da Praia de Pirangi do Norte
Cais da Praia de Pirangi do Norte, de onde saem as embarcações para os passeios

É importante destacar, ademais, que é de Pirangi do Norte que saem os passeios de barco com paradas para mergulho. Movimentada durante todo o ano, a praia garante oferece passeios de quadriciclo e inúmeras barracas de praia. No verão, a região torna-se altamente badalada, tanto pelos shows quanto pelos praticantes de esportes, como kitesurf e windsurfe. Para alimentar tantas bocas, proliferam restaurantes das mais diversas especialidades, como mariscos, peixes, frutos do mar e ensopados. 

Passeio de quadriciclo: Praia de Pirangi do Norte
Na praia de Pirangi do Norte você encontra empresas que oferecem passeios de quadriciclo pela área

Vale lembrar que, apesar da atração turística, a praia é especialmente preservada. Além das piscinas naturais, existe uma reserva ambiental verde espetacular! 

Como chegar à Praia de Pirangi do Norte

A partir de Natal, o viajante segue para Pirangi do Norte pela Rota do Sol. No caminho, passa pela Barreira do Inferno, uma antiga base para lançamento de foguetes que, hoje, possui centro de exposições para que um pouco da corrida espacial brasileira seja conhecida. Atualmente, a Barreira apenas rastreia os foguetes, já que a base de lançamento foi transferida para Alcântara, no Maranhão. 

Também na Rota do Sol, o turista passa pela praia do Cotovelo, de mar calmo excelente para banho, e a Feirinha de Pium. Além da rota, é importante saber os preços das principais atrações encontradas por lá. A entrada para o cajueiro custa R$ (sujeita a alterações), enquanto os passeios de barco podem ser contratados por R$ 55,00 por pessoa, também sujeito a alterações. 

Praia de Pirangi do Sul

Praia de Pirangi do Sul, em Nísia Floresta/RN
Praia de Pirangi do Sul, em Nísia Floresta/RN

No outro extremo, está Pirangi do Sul, região de águas cristalinas, areia fina, com aspecto bem diverso da praia ao norte. A urbanização é menor, de onde vem aquele ar bucólico e levemente solitário, ideal para quem quer passar momentos de descanso. O ponto em comum com Pirangi do Norte são as piscinas naturais, formações muito procuradas para esportes náuticos e pesca.

Durante a maré baixa, ocorre os Parrachos de Pirangi, fenômeno que permite o avistamento das piscinas naturais a cerca de um quilômetro mar adentro. O espetáculo é lindo e empresas de turismo especializado oferecem passeios exclusivos para ver tudo isso de perto! A praia de Pirangi do Sul é vizinha da Praia de Búzios e está localizada, mais precisamente, no município de Nísia Floresta

Piscinas Naturas: Parrachos de Pirangi
Parrachos de Pirangi

Outro atrativo da região é a produção de camarões, razão pela qual excelentes restaurantes se instalaram por ali servindo os melhores pratos. Assim como a vizinha do Norte, a praia do sul dispõe de lojas de artesanato que possibilitam ao turista conhecer a arte e cultura locais. 

Como chegar à Praia de Pirangi do Sul

Os 26km que separam Natal de Pirangi do Sul podem ser traçados pela RN-063, passando pela Praia de Pirangi do Norte. Aliás, é uma boa pedida para conhecer as duas regiões, finalizando o trajeto nas praias do Sul.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->