Conheça a Praia dos Carneiros – PE

Considerada uma das melhores praias do estado de Pernambuco, a Praia dos Carneiros é um verdadeiro deleite aos olhos.

Quem visita o destino pela primeira vez logo dá o veredito: é um dos lugares mais bonitos, e porque não, apaixonantes do Brasil. Tudo isso, obviamente, leva em conta a paisagem. Porém, os encantos da Praia dos Carneiros vão muito além.

As características do local são um convite a dias tranquilos de descanso, apreciando o mar cristalino ou, ainda, fazendo hora nas piscinas naturais, que são um charme a parte.

Onde fica a Praia dos Carneiros?

A Praia dos Carneiros fica na cidade de Tamandaré, em Pernambuco, que possui uma população de aproximadamente 23 mil habitantes, e está a 109 quilômetros da capital, Recife. É um município relativamente novo, tendo sua fundação ocorrida no ano de 1995.

Além de Recife, a praia está próxima também de dois outros famosos destino nordestinos: Maragogi/AL e Porto de Galinhas/PE.

Em relação às principais localidades turísticas da região temos: 

  • Distância entre Maragogi e a Praia dos Carneiros: cerca de 54 km;
  • Distância entre Porto de Galinhas e a Praia dos Carneiros: cerca de 53 km;
  • Distância entre Recife e a Praia dos Carneiros: cerca de 97 km;

Como ir para a Praia dos Carneiros?

Como ir para a Praia dos Carneiros: Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes
Como chegar à Praia dos Carneiros: a melhor opção para quem vem de longe, é desembarcar no Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes.

De avião, a melhor forma é pegar um voo rumo ao Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes. É o que está mais perto do destino final, cerca de 100 quilômetros.

Próximo ao bairro de Boa Viagem, o local é ponto de partida para vários destinos turísticos do estado, incluindo Fernando de Noronha e, claro, Praia dos Carneiros.

Bem equipado, o aeroporto conta com serviços indispensáveis aos viajantes. Além disso, nele operam as principais empresas de avião do país: Gol, Azul, Latam e Avianca, e também companhias internacionais, tais como American Airlines e TAP.

Para chegar até a praia, no entanto, a melhor pedida é alugar um carro.

Saia de Recife pela BR-101 até Cabo de Santo Agostinho e depois pegue a PE-060 até a cidade de Rio Formoso. Depois é necessário entrar no trevo de Amaraji e passar pela ponte nova do Rio Ariquindá, saindo diretamente na Praia dos Carneiros. O trajeto é percorrido entre 1h30 e 2h.

Outra opção é sair de Porto de Galinhas. Após a inauguração da ponte sobre o Rio Ariquindá, entre Rio Formoso e a Praia dos Carneiros, a viagem de carro dura menos de 40 minutos.

Para quem está saindo de Alagoas, a rota é pela AL-101, a estrada beira-mar alagoana vira PE-060 na divisa de Maragogi com São José da Coroa Grande. De Maragogi ao centro de Tamandaré são 50 quilômetros, enquanto de Maceió, são 170 quilômetros.

Uma boa alternativa para quem vai partir de Porto de Galinhas ou Maragogi é utilizar um dos serviços de vans que partem das cidades com destino à praia.

Ainda que a viagem de ônibus seja mais longa – passando das três horas de duração – e cansativa, também é possível. No Terminal Rodoviário de Recife é possível encontrar duas empresas que fazem o percurso até Tamandaré: a Rodoviária São Domingos e a Auto Viação Cruzeiro.

Há opções de partida pela manhã e à tarde. Contudo, a indicação é sempre confirmar os horários previamente.

Pousadas e Hotéis na Praia dos Carneiros

Embora a maioria dos visitantes fiquem em Porto de Galinhas ou Muro Alto, há opções, ainda que mais restritas, de hospedagem na Praia dos Carneiros.

Um dos hotéis mais famosos é o Pontal dos Carneiros Beach Bungalows. Como o próprio nome diz, é famoso por seus bangalôs. As boas acomodações e o ambiente praiano garantem a tranquilidade necessária para quem pretende descansar.

Pousada na Praia dos Carneiros: Pontal dos Carneiros Beach Bungalows
Pontal dos Carneiros Beach Bungalows: bangalôs com estilo praiano, rodeados de coqueiros e uma paisagem deslumbrante

Na mesma pegada de bangalôs, mas, um pouco mais modesta, está a Pousada Bangalôs do Gameleiro. As acomodações contam com quartos, chalés e casas de férias para alugar. Excelente custo-benefício!

Pousada/Hotel na Praia dos Carneiros: Pousada Bangalôs do Gameleiro
Pousada Bangalôs do Gameleiro: variadas opções de hospedagem, com localização privilegiada na Praia dos Carneiros

Disponíveis para aluguel, os apartamentos independentes do Club Meridional são uma ótima opção para famílias. Além de ter cozinha equipada, o condomínio conta com uma ótima área de lazer.

Apartamento Club Meridional na Praia dos Carneiros
Apartamento Club Meridional na Praia dos Carneiros: piscina, academia e quadra de tênis são algumas de suas comodidades.

Linda e aconchegante, a Pousada Praia dos Carneiros está dentro de uma área de proteção ambiental e inclui as famosas piscinas naturais. Há acomodações com vista para o mar, além de restaurante e balcão de turismo.

Pousada/Hotel na Praia dos Carneiros: Pousada Praia dos Carneiros
Pousada Praia dos Carneiros: localizada em uma região com piscinas naturais, dispõe de piscina, restaurante e buffet de café da manhã sempre fresquinho

Bora Bora: A barraca mais famosa da Praia dos Carneiros

Barraca Bora Bora Praia dos Carneiros
Barraca Bora Bora: a barraca mais famosa e procurada da Praia dos Carneiros

Muitas praias do nordeste brasileiro têm uma barraca marcante, aquele lugar que, de tão famoso, passa a ser considerado como uma visita obrigatória.

No caso da Praia dos Carneiros, a barraca é a Bora Bora. O restaurante, que fica a 100 metros da praia, tem capacidade para atender até 3 mil pessoas de uma só vez. Ainda assim, em época de alta temporada, pode ser difícil de encontrar lugar para sentar, tamanho o movimento.

A barraca conta com estacionamento privativo, duchas e área infantil. Uma boa dica para aproveitar na Bora Bora são as espreguiçadeiras e redes com vista para o mar. Além disso, existe um serviço de charrete que leva os turistas até a Igreja de São Benedito, um dos ponto mais procurados pelos turistas.

Barraca Bora Bora na Praia dos Carneiros: Espreguiçadeiras
Espreguiçadeiras da barraca Bora Bora: descanso de frente para o mar

O cardápio da barraca também é uma atração à parte. Não deixe de provar o “camarão Bora Bora” e demais frutos do mar frescos preparados na casa.

Sugestões de passeios e o que fazer  na Praia dos Carneiros

Praia dos Carneiros

O que fazer na Praia dos Carneiros: Praia dos Carneiros
Praia dos Carneiros: você pode curtir a praia em uma de suas barracas, que oferecem conforto, porém geralmente cobram consumação

Sim! A praia, sem dúvidas, é o ponto alto da viagem. Tida como uma das mais encantadoras do Brasil, famosa em vários países mundo afora, ela conta, no total, com 6 quilômetros de extensão.

Neles, é possível apreciar uma extensa faixa de areia, várias palmeiras, e claro, a água morna e de coloração esverdeada que caracterizam o lugar. Ah, vale lembrar que a Praia dos Carneiros é um encontro do rio Formoso com o mar.

Igreja de São Benedito

O que fazer na Praia dos Carneiros: Capela de São Benedito
Capela de São Benedito: a famosa igreja da Praia dos Carneiros

Impossível falar na Praia dos Carneiros sem mencionar a igrejinha, que é um verdadeiro cartão postal do destino. Localizada em frente ao mar e rodeada de palmeiras, a capela histórica foi construída no final do século XVIII.

No entanto, é necessário ressaltar que a mesma fica dentro de uma propriedade privada, o Sítio Boa Esperança. Sendo assim, o melhor jeito para acessar a igreja é ir caminhando pela areia.

Apesar de ser um destino essencial, a Igreja de São Benedito não está sempre aberta. Não obstante, para conseguir conhecer seu interior é preciso contar um pouco com a sorte e, encontrar alguém do sítio por perto e que permita a entrada no local.

Passeio de Catamarã

O que fazer na Praia dos Carneiros: Passeio de Catamarã
Passeio de Catamarã na Praia dos Carneiros

Catamarã é uma embarcação muito comum em vários destinos turísticos do país, principalmente no nordeste. Para quem visita a Praia dos Carneiros é um dos passeios imperdíveis.

Geralmente, para quem sai de Porto de Galinhas, até o ponto de embarque no catamarã, em Tamandaré, o trajeto é feito de van ou ônibus. Há um grande número de agências que vendem o pacote completo, incluindo até mesmo almoço, para quem deseja mais conforto e comodidade.

Quando a saída ocorre na Barra de Sirinhaém é possível aproveitar uma parada na Ilha de Santo Aleixo, o que não acontece para quem sai da praia de Guadalupe.

O roteiro inclui, claro, os principais pontos turísticos: Rio Formoso, banho de argila na Praia de Guadalupe, Igreja São Benedito, banco de areia e parada para banho nas piscinas naturais, terminando na Praias dos Carneiros.

Se não pretende se hospedar na Praia dos Carneiros, mas, ainda assim quer incluir o passeio de catamarã na programação, na hora de elaborar o roteiro da viagem, é importante lembrar de reservar um dia inteiro. A saída para o ponto de embarque ocorre por volta das 9h e o retorno para o centro de Porto de Galinhas às 16h.

Piscinas naturais

O que fazer na Praia dos Carneiros: Piscinas Naturais
Piscinas naturais: águas calmas, mornas e cristalinas

Quando a maré está baixinha, os recifes da Praia dos Carneiros formam piscinas naturais que mais parecem aquários, de tão lindas. Dá para fazer todo o percurso caminhando, porém, é necessário ter cuidado, uma vez que os recifes podem machucar os pés.

A variedade de peixes é impressionante e, para quem quer apreciar mais de perto, nas proximidades há opções de aluguel de snorkeling.

Esportes aquáticos

Por fim, ainda que as águas sejam calmas, há uma boa variedade de esportes aquáticos para quem gosta de se movimentar. Entre as opções estão o stand up paddle, snorkel e caiaque.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.