Conheça São Miguel dos Milagres (AL)

O destino faz parte da Costa dos Corais e é ideal para quem pretende fugir do turismo de massa.

- Tempo de leitura: 5 minutos -

Se você está em busca de dias tranquilos em praias mais reservadas, São Miguel dos Milagres, no litoral alagoano, é o destino perfeito. Inserido na Costa dos Corais, que vai desde Paripueira até Maragogi, o lugar é famoso pelas praias paradisíacas e piscinas naturais.

O trecho com pouco mais de 20 km de litoral formado por Barra do Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras é um dos lugares mais preservados do litoral norte de Alagoas. As pacatas vilas de pescadores, pousadas “pé na areia”, ambientes rústicos e praias desertas deram ao local o nome de Rota Ecológica.

Assim como todo litoral, a época mais badalada é o verão, quando chove menos e faz bastante calor, com temperaturas na casa dos 30 graus ou mais. Nessa época, mesmo que as diárias sejam mais caras, os hotéis e pousadas recebem uma grande quantidade turistas, por isso é importante fazer a reserva com antecedência.

Entre os meses de maio e julho a temperatura continua alta, entretanto, chove bastante. Em setembro e outubro o tempo costuma estar firme, ou seja, é uma boa época para conseguir curtir gastando menos, já que ainda não é temporada.

Onde fica São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres é um município brasileiro localizado no estado de Alagoas, região nordeste do país. A distância entre a cidade e a capital alagoana, Maceió, é de 106 km.

Confira a distância entre Milagres e outros importantes municípios da região:

  • Maragogi (AL) – 37 km;
  • Recife (PE)  – 176 km;
  • Caruaru (PE) – 239 km.

Como chegar a São Miguel dos Milagres

De carro, saindo de Maceió, pegue a AL-101. Boa parte dos 50 km iniciais, até Barra de Santo Antônio, são percorridos paralelamente à praia e ao coqueiral, mas, depois a estrada se afasta do litoral rumo ao interior.

As paradas no caminho são altamente recomendadas, uma vez que é possível  conhecer as praias de Jatiúca, Cruz das Almas, Ipioca, Paripueira e em Santo Antônio, a Praia do Carro Quebrado.

Depois de atravessar São Luís do Quitunde, saia da rodovia principal virando à direita em direção a Passo do Camaragibe, onde, depois de 27 km a estrada volta a ter vista para o mar em Barra do Camaragibe. São Miguel está 7km a frente. A viagem dura, em média, 2h.

Não existem linhas de ônibus que ligam Maceió à região. Assim sendo, uma das únicas opções é fazer o trajeto de carro. Outra alternativa é pegar uma das vans que, diariamente, fazem o percurso.

Os veículos saem da Rodoviária de Maceió e do Posto Marazul, nas proximidades do Parque Shopping, em Cruz das Almas. Há partidas entre 6h e 18h.

Pousadas e hotéis: onde ficar em São Miguel dos Milagres

O complexo hoteleiro em Milagres, de modo geral, é bastante aconchegante e muito “pé na areia”. Contudo, a fama do lugar inflacionou os preços. Para viajar durante a alta temporada, sobretudo no verão, é preciso reservar bem antes e, caso queira economizar, pesquisar bastante antes de fechar a estadia.

Em alguns trechos onde há pouco movimento nas praias, os hotéis e pousadas acabam se tornando território particular dos hóspedes. Em função disso, boa parte dos turistas são pessoas em busca de descanso e casais.

Uma curiosidade sobre as hospedagens é que vários estabelecimentos não aceitam crianças ou menores de 16. Caso queira viajar com toda a família, a dica é sempre checar com antecedência.

A Pousada Praia Bonita tem um dos melhores custo-benefício de São Miguel dos Milagres mesmos em épocas de muita procura. Embora seja simples, é bem confortável, com estrutura completa e excelente avaliação em sites especializados. Não é pé na areia, mas fica bem pertinho da praia, cerca de 100 metros.  

Pousadas em São Miguel dos Milagres: Pousada Praia Bonita
Pousadas em São Miguel dos Milagres: Pousada Praia Bonita

Mais uma que se destaca pelo custo-benefício, a Pousada Recanto dos Milagres também tem boas avaliações. Com estrutura simples, está situada em um local mais isolado, perto da Praia do Riacho. A única desvantagem é que o lugar funciona como receptivo de excursões bate-volta de Maceió, o que pode perturbar um pouco a tranquilidade dos hóspedes.

Pousadas em São Miguel dos Milagres: Pousadas Recanto dos Milagres
Pousadas em São Miguel dos Milagres: Pousadas Recanto dos Milagres

Em contraposição, a Pousada do Toque é uma das mais caras do lugar. Indicada para viagens a dois, é muito bem avaliada pelos hóspedes.

Pousadas em São Miguel dos Milagres: Pousada do Toque
Pousadas em São Miguel dos Milagres: Pousada do Toque

A Pousada Côte Sud também tem diárias pouco mais elevadas. O preço se justifica, além das ótimas acomodações, pela localização privilegiada e reservada de frente para o mar. Destaque para o atendimento e refeições.

Pousadas em São Miguel dos Milagres: Pousada Côte Sud
Pousadas em São Miguel dos Milagres: Pousada Côte Sud

Com preços intermediários, a Pousada do Sonho fica em Porto da Rua. Com acomodações simples, o grande destaque é a localização de frente para o mar. Assim como a Pousada Borapirá, na Praia Tatuamunha, é uma boa pedida para quem está viajando com crianças.

Pousada Borapirá, a cerca de 11 km de São Miguel dos Milagres
Pousada Borapirá, a cerca de 11 km de São Miguel dos Milagres

Para quem deseja se hospedar em uma das praias mais famosas da região, a Praia do Patacho, as opções de pousada são a Xuê, Reserva do Patacho e Patacho.

Logo: Rotas de Viagem

Encontre as Melhores Ofertas de Hotéis e Pousadas em São Miguel dos Milagres!




Booking.com

O que fazer em São Miguel dos Milagres

Agora que você já conhece São Miguel dos Milagres e conferiu opções de onde se hospedar, que tal começar a montar o seu roteiro?

Para saber nossas dicas do que fazer em São Miguel dos Milagres, e ver mais fotos do lugar, temos um artigo sobre isso. Basta clicar aqui e conferir.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.