Praia do Sonho: Conheça uma das melhores praias de Itanhaém

A praia é também uma das mais conhecidas da cidade, apesar da pequena extensão.

- Tempo de leitura: 3 minutos -

Itanhaém, a segunda cidade mais antiga do Brasil, é repleta de atrações históricas e naturais. Uma delas é a Praia do Sonho que, apesar da pouca extensão, está entre as mais visitadas e concentra atividades imperdíveis. 

A Praia dos Sonhos fica entre as praias do Cibratel e dos Pescadores. Com 800 km de extensão, chama a atenção pela paisagem proporcionada pela natureza abundante. Também, encantam a faixa de areia ladeada por área verde e as rochas. 

Praia dos Sonhos, em Itanhaém
Praia dos Sonhos, em Itanhaém

Mesmo pequena, a Praia do Sonho reúne alguns dos principais atrativos de Itanhaém, como a Cama de Anchieta e a Passarela. Ali pertinho, o visitante também encontra a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes com vistas para o Morro do Pernambuco.     

Como é a Praia dos Sonhos, em Itanhaém?

A Praia dos Sonhos é famosa pela faixa de areia, como já mencionamos, além das rochas que vão guiando até o costão. Como a praia é mais tranquila, muita gente dá uma esticada até a Praia dos Pescadores, que fica ao lado. 

Confira também: 16 cidades mais antigas do Brasil para você viajar no tempo

O mar calmo completa a paisagem, junto à mata em volta. Dá para passar uma tarde inteira por ali, encerrando com o inesquecível por do sol. Um dos mais encantadores de Itanhaém, diga-se de passagem! 

Além da esticada até a praia ao lado, quando a maré está baixa, dá para caminhar até a Ilha das Cabras, que fica bem em frente. Outra dica é seguir até a Passarela de Anchieta, uma vez que a Praia dos Sonhos é ponto de partida para chegar ate lá.

Ilha das Cabras, na Praia do Sonho, em Itanhaém (SP)
Ilha das Cabras

Importante destacar que, graças ao mar calmo, a Praia dos Sonhos é ideal para famílias com crianças. Isso porque as ondas são suaves, então, o mar não fica agitado e perigoso para os pequenos.

Quanto à infraestrutura, não há calçadão, portanto, as caminhadas são feitas na areia mesmo. Aliás, mesmo as casas de veraneio ficam, literalmente, pé na areia. Os quiosques e ambulantes vendem alimentos e bebidas aos banhistas.

Entretanto, há restaurantes próximos com cardápios variados, principalmente especializados em frutos do mar. A praia também costuma sediar eventos esportivos e shows. Ou seja, há mais o que fazer ali do que apenas um banho de mar. 

Uma das maiores atrações da praia, porém, é a Cama de Anchieta. Segundo os locais, o rochedo era o lugar preferido do Padre José de Anchieta para descansar e escrever. Para chegar até ela, basta seguir pela passarela com aproximadamente 220 metros. 

Passarela que dá acesso à Cama de Anchieta, em Itanhaém (SP)
Passarela que dá acesso à Cama de Anchieta, em Itanhaém (SP)

O acesso à Praia dos Sonhos é fácil, tanto de ônibus quanto de carro. Para os motoristas, há um local para estacionar. Inclusive, isso viabiliza para seguir às atrações próximas, a exemplo da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

A gruta foi construída nos anos 60 e guarda a imagem de Nossa Senhora de Lourdes. Lá, são realizadas missas campais no dia 11 de cada mês. 

Fatos e Curiosidades sobre a Praia dos Sonhos

  1. A praia já foi chamada Praia do Meio, mas foi renomeada 
  2. A primeira versão da novela Mulheres de Areia foi filmada ali, por isso, tem até uma escultura que remete à obra.
  3. Por ser próxima ao centro, costuma ser bastante visitada. Isso pode prejudicar a balneabilidade, assim, atente-se às recomendações sobre a água estar própria para banho
  4. Como a praia tem mar aberto, também dá para avistar as ilhas Queimada Grande e Queimada Pequena 
  5. Caminhando sobre as rochas, chega-se à Praia das Conchas, pequena mas bem bonita 
  6. O bairro da Praia dos Sonhos é um dos melhores para se hospedar em Itanhaém, pois oferece fácil acesso a outros pontos da cidade e várias acomodações com bom custo-benefício


Booking.com

Hotéis e Pousadas em Itanhaém (SP)

Gostou da Praia dos Sonhos, em Itanhaém? Descubra outros paraísos no litoral de São Paulo, como as melhores praias do Guarujá e a Praia do Canto do Forte.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->