As 13 melhores praias do Guarujá para suas próximas férias!

A queridinha do litoral paulista tem opções que agradam quem quer sossego e badalação.

- Tempo de leitura: 7 minutos -

O Guarujá é, praticamente, sinônimo de folga nos feriados e férias, especialmente dos paulistanos. Pudera, com seus mais de 22 km de litoral, a cidade consegue agradar tanto quem procura agito quanto relaxamento. Entre tantas opções, listamos aqui as 13 melhores praias do Guarujá para suas próximas férias. 

Por que Guarujá é tão procurada? Além da proximidade da capital paulista, a cidade das 27 praias tem clima quente durante todo o ano. Ainda, está próxima da Mata Atlântica, fazendo com que as paisagens tornem-se ainda mais deslumbrantes. Tudo isso se junta à excelente infraestrutura turística que a cidade oferece.  

E quando falamos que as melhores praias do Guarujá agradam a todos os públicos, não é exagero! Tem praia deserta para quem quer fugir do agito. Ao mesmo tempo, tem badalação naquelas mais procuradas. Também, ondas fortes para os surfistas de plantão. Então, vem conhecer as 13 melhores praias do Guarujá para colocar no seu roteiro.  

As 13 melhores praias do Guarujá

Praia da Enseada

As melhores praias do Guarujá: Praia da Enseada
Praia da Enseada

A Praia da Enseada é, sem dúvidas, a mais visitada do Guarujá. De fácil acesso, fica bem perto do centro, por isso, está sempre cheia de moradores e turistas. Com mais de 6 km de extensão, tem um calçadão à beira do qual se estendem quiosques, bares, restaurantes e ciclovia. Mas, e o mar?

As águas são limpas e oferecem ondas perfeitas para quem pratica esportes náuticos, como surf e stand up paddle. A praia também dispõe de passeios de barco e jet ski, além das marinas. Porém, um dos mais bonitos atrativos da Praia da Enseada fica mesmo fora da água. 

É o Morro do Maluf, localizado na divisa com a Praia das Pitangueiras. Lá de cima, tem-se uma vista incrível, mais ainda no pôr-do-sol. Também dá para saltar de parapente. O Acqua Mundo, maior aquário da América do Sul, fica na região da Enseada. 

Praia das Astúrias

As melhores praias do Guarujá: Praia das Astúrias
Praia das Astúrias

Digna de cartão postal, a Praia das Astúrias também é bastante procurada. Uma das melhores praias do Guarujá, tem aproximadamente 1 km de extensão e fica próxima a uma das regiões nobres da cidade. 

Segura, especialmente para famílias, tem um atrativo natural a mais: as tartarugas marinhas, que vira e mexe nadam pertinho da orla. 

A praia tem boa infraestrutura, com barzinhos, restaurantes e quiosques na orla, além dos ambulantes. Uma de suas principais características são os prédios de luxo construídos à beira mar.

Praia do Tombo

As melhores praias do Guarujá: Praia do Tombo
Praia do Tombo

A Bandeira Azul é um título concedido por organização dinamarquesa que avalia a qualidade das praias e marinas pelo mundo. Poucas praias brasileiras receberam o título, entre elas, a Praia do Tombo! Uma das melhores praias do Guarujá, é palco de campeonato de surf, graças às ondas fortes e mar agitado. 

Consequentemente, é o destino da turma mais jovem que gosta de badalação. Além da praia de qualidade comprovada, o visitante ainda conta com infraestrutura completa. A praia fica a 3 km do centro.   

Praia de Pernambuco

As melhores praias do Guarujá: Praia de Pernambuco 
Praia de Pernambuco

Sem dúvida, uma das mais bonitas do Guarujá, a Praia de Pernambuco fica a 12 km do centro. Muito procurada, tanto por turistas quanto moradores, tem águas ideais para surfistas iniciantes, bodyboarders e praticantes do caiaque. Badalada, é ponto de partida para vários passeios de barco. 

Ali do lado, fica a também linda Praia do Mar Casado, que fica em frente ao morro de mesmo nome. Pequena, com apenas 500m de extensão, tem águas cristalinas e beleza quase selvagem. Só que a praia só é acessível quando a maré está baixa, uma vez que, na maré alta, as águas se juntam à Praia de Pernambuco, formando uma só praia.

Praia das Pitangueiras

As melhores praias do Guarujá: Praia das Pitangueiras
Praia das Pitangueiras

Além de uma das melhores praias do Guarujá, a Praia das Pitangueiras está também entre as mais antigas. Foi ao redor dela que o desenvolvimento da cidade começou, portanto, ali ficam alguns dos principais pontos turísticos, por exemplo, o Pavilhão Fúnebre de Santos Dumont.

As ondas perfeitas atraem surfistas e, inclusive, campeonatos de surf. Para dar um descanso do mar e do sol, tem quem procure a sombra das dezenas de pitangueiras pela orla. Pensou que o nome da praia tinha outro motivo?  

Praia do Guaiúba

As melhores praias do Guarujá: Praia do Guaiúba
Praia do Guaiúba

Provando que tamanho não é documento, a Praia do Guaiúba é belíssima! O mar calmo de águas cristalinas é rodeado pela natureza, cenário perfeito para o stand up paddle. A praia tem fácil acesso, com estacionamento e infraestrutura de serviços, além de quiosques. Fica a 4 km do centro. 

Praia do Iporanga

As melhores praias do Guarujá: Praia do Iporanga
Praia do Iporanga

Engana-se quem pensa que o Guarujá só tem praia badalada! Entre as melhores praias do Guarujá, estão aquelas jóias escondidinhas, quase secretas. Entre elas, a Praia do Iporanga, a cerca de 25 km do centro. Localizada dentro de um condomínio fechado, tem acesso controlado, logo, é bem mais tranquila. 

Com um visual de tirar o fôlego, a praia tem sua própria queda d’água, a Cachoeira do Iporanga, que promove o encontro da água doce com a salgada. Cercado de natureza bem preservada, o turista pode mergulhar nas águas da cachoeira. Ah, a praia fica em uma Área de Preservação Ambiental (APA), onde o comércio é proibido.  

Prainha Branca

As melhores praias do Guarujá: Prainha Branca
Prainha Branca

Mais uma opção para quem quer fugir da muvuca, a Prainha Branca tem aquela vibe mais rústica. A praia fica entre Guarujá e Bertioga e, para chegar até lá, é preciso caminhar pela trilha de 20 minutos ou contratar um barco. Bem próxima à natureza, convida para um acampamento, tanto que tem áreas de camping

O mar é calmo, logo, perfeito para um passeio em família. Ali na beira, barracas vendem petiscos aos visitantes. Outro charme da praia é a vila de pescadores, conferindo um ar ainda mais bucólico.  

Praia das Conchas

As melhores praias do Guarujá: Praia das Conchas
Praia das Conchas

A Praia das Conchas é outra jóia escondida no litoral paulista. Pequena, tem 50 metros de extensão e mais parece uma lagoa. A aparência fica ainda mais próxima disso devido às pedras que ajudam a formar uma piscina natural de águas quentes. Além disso, o mar na praia é bem calminho e praticamente sem ondas. 

Praia de São Pedro

As melhores praias do Guarujá: Praia de São Pedro
Praia de São Pedro

A Praia de São Pedro fica em um condomínio fechado, portanto, tem acesso restrito. Ainda que o mar de tombo não seja convidativo para banhistas, é o preferido dos surfistas. O comércio é proibido no local, por isso, leve seus pertences e alimentação. Só não deixe lixo para trás! 

Praia do Éden

As melhores praias do Guarujá:Praia do Éden
Praia do Éden

As definições de paraíso foram atualizadas com sucesso! Fazendo jus ao nome, a Praia do Éden é isolada e rodeada pela Mata Atlântica. A praia fica no morro do Sorocotuba, por isso, só dá para chegar até ela pela trilha entre Enseada e Pernambuco. O mar de águas esverdeadas tem ondas fortes. 

O tom do mar é perfeito para a prática de snorkel e, em determinados períodos do ano, é possível avistar tartarugas marinhas. Como é uma praia mais isolada, há apenas um quiosque, então, se preferir, é melhor levar sua própria alimentação. 

Praia do Perequê

 

As melhores praias do Guarujá: Praia do Perequê
Praia do Perequê

Merecidamente uma das melhores praias do Guarujá, a Praia do Perequê fica em uma vila de pescadores. Por isso, é indicada para comprar peixes e frutos do mar além, claro, de saborear os pratos típicos em um dos restaurantes. Sossegada, a praia proporciona caminhadas contemplativas, especialmente ao final do dia.

Praia Tijucopava

As melhores praias do Guarujá: Praia Tijucopava
Praia Tijucopava

A Praia Tijucopava está incrustada na Mata Atlântica e é o ambiente ideal para famílias. Exceto durante a maré alta, quando o mar fica agitado e exige atenção às crianças. A praia é segura, uma vez que a área é constantemente monitorada pelos seguranças dos condomínios próximos. 


Com tantas opções, obviamente uma lista com as 13 melhores praias do Guarujá não é tarefa fácil. Porém, é apenas um aperitivo de tudo o que a bela cidade do litoral paulista tem a oferecer ao turista! Aproveite para conhecer melhor a Praia do Éden e, ali pertinho, as águas calmas da Praia do Indaiá, em Bertioga.  

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Jorge Diz

    A Praia da Enseada não tem águas limpas. São vários canais c águas contaminadas desaguando no mar sem o devido tratamento. Fomos no começo de novembro de 2021 e todos da família pegamos uma virose super forte.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais