Praia do Éden, no Guarujá, é a definição de paraíso que você precisava

O recanto preservado no litoral paulista da Praia do Éden é um achado para quem quer relaxamento e natureza plena.

Paraíso, seu endereço é aqui! Quem visita a tranquila Praia do Éden, no Guarujá, sai convicto de ter encontrado um pedaço da felicidade! A rotina estressante daqueles que vivem nas grandes metrópoles é facilmente esquecida perante a privacidade, sossego e natureza abundante do local. 

A Praia do Éden fica a aproximadamente 1h da capital paulista. Ademais, faz parte do recanto de Sorocotuba, ou seja, é um dos poucos lugares ainda preservados no litoral do estado de São Paulo. Como se já não bastasse a beleza do lugar, a Praia do Éden ainda é destino certo para quem gosta de mergulhos com snorkel ou apreciar a vida marinha.

Praia do Éden, no Guarujá/SP: Mar
O mar de águas claras da Praia do Éden possibilita mergulhos para explorar a rica vida marinha da região

A faixa de areia e o mar de água limpa, mesclando tons de azul e verde, encantam quem busca um recanto tranquilo na badalada Guarujá. Rodeada pela majestosa Mata Atlântica, tem cerca de 150 metros de extensão e é uma das mais belas de São Paulo. Saiba mais detalhes sobre a Praia do Éden, no Guarujá, e prepare seu próximo final de semana.      

Onde fica a Praia do Éden

A Praia do Éden fica no caminho da Praia Pernambuco, bastando entrar pelo portal do condomínio Sorocotuba e subir pelo morro asfaltado. Mais precisamente, fica entre as praias Pernambuco e Enseada, a cerca de um quilômetro da primeira. 

Como chegar à Praia do Éden    

Felizmente, chegar à Praia do Éden é tão fácil quanto querer ficar lá! Algumas curvas depois, já é possível ver o mar imenso dando boas vindas ao visitante! É só deixar em algum estacionamento e descer a trilha até a praia! Em suma, o passo a passo para chegar à Praia do Éden é o seguinte:

  • Siga pela orla da Praia da Enseada
  • Em seguida,  pegue a estrada de Pernambuco, sentido a Praia de Pernambuco e a Praia do Perequê
  • Logo depois, passando pelo supermercado Extra, por cerca de 150m, aviste a entrada do condomínio Sorocotuba à direita.

A partir da entrada do condomínio até a Praia do Éden, são cerca de 2,5km, o equivalente a 8 minutos de carro. A propósito, vale avisar que a trilha tem nível de dificuldade médio, assim sendo, requer um pouco de esforço. A trilha tem aproximadamente 40 metros, nos quais estão uma escadaria de pouco mais de 100 degraus irregulares e que exigem atenção do visitante.

Entretanto, também dá para descer por outra escadaria, um pouco mais tranquila, contudo, um acesso particular que fica no estacionamento. Ah, ainda é importante frisar não ser indicado deixar o carro estacionado nas ruas próximas, já que há relatos de roubos e furtos na região. 

Praia do Éden (Guarujá/SP): Escadaria de acesso a partir do estacionamento
Escadaria de acesso a partir do estacionamento

Deste modo, alugue veículos com seguro ou deixe no estacionamento com taxas de R$ 15,00 (sujeito a alterações).      

O que fazer na Praia do Éden

A Praia do Éden é muito tranquila e reservada, portanto, é indicada para quem busca sossego e isolamento. Além dos banhos de mar, o local é ideal para quem gosta de mergulhos, já que o snorkel permite avistar os coloridos peixes do lugar. É possível chegar a 10m de profundidade no mar cristalino.

Não só isso, mas lá é possível ver também tartarugas marinhas, ouriços e outras espécies que habitam a praia. Aqui, vale um alerta! O mar na Praia do Éden é bastante agitado por ser de tombo, portanto, muita cautela no mergulho! Outra alternativa é se arriscar no stand-up paddle, especialmente nas partes mais tranquilas e distantes da orla.

O mar da Praia do Éden, em Guarujá/SP
A profundidade do mar da Praia do Éden aumenta abruptamente e as ondas quebram muito próximo da faixa de areia, requerendo atenção do visitante!

Ou seja, não é indicado para crianças, visto que as condições do mar podem mudar rapidamente. Quem quer ter uma sintonia completa com a natureza, acampar oferece uma experiência inigualável. Porém, é interessante para pessoas com vivência no camping, já que não há muita estrutura na área. 

Além disso, é necessário prestar atenção na maré, já que essa é uma praia de tombo em que o mar pode ter momentos mais agitados. 

Como é a infraestrutura da Praia do Éden? 

Bem pouca, uma vez que a praia é restrita e tem menor visitação que as vizinhas. Há apenas um quiosque com mesas, cadeiras, guarda-sóis, bem como porções, lanches, bebidas e drinks. 

Infraestrutura da Praia do Éden, em Guarujá (SP)
Até mesmo pela sua pequena extensão, a praia conta com apenas um quiosque que oferece mesas, cadeiras e guarda-sóis

A exclusividade leva a crer em preços abusivos, certo? Pelo contrário! Os preços no quiosque são justos, com exceção para as porções, cujos valores são um pouco mais altos. 

Lá, dá para encontrar opções como peixes, ostras, sanduíches, espetos, cerveja, caipirinha, entre outras bebidas.

Onde ficar na Praia do Éden 

A Praia do Éden é afastada, sendo assim, o ideal é procurar por opções de hospedagem na Praia da Enseada:

☞ Pousada Kepha: localizada ao lado da Praia da Enseada, a pousada conta com piscina, área de lazer e quartos espaçosos e confortáveis.

Onde ficar na Praia do Éden: Kepha Pousada
Kepha Pousada

☞ Hotel Ilhas do Caribe: próximo à praia da enseada, o hotel conta com três piscinas, um restaurante e bar próprios.

Onde ficar na Praia do Éden: Hotel Ilhas do Caribe
Hotel Ilhas do Caribe

 Pousada Sorocotuba: a pousada conta com uma piscina e quartos espaçosos ideais para famílias. Além disso, ainda dispõe de uma churrasqueira.

Onde ficar na Praia do Éden: Pousada Sorocotuba
Pousada Sorocotuba

Pippo Suítes: confortáveis, os quartos da pousada contam com ar-condicionado, banheiro privativo, micro-ondas e frigobar. A pousada ainda é pet friendly e oferece serviço de praia em um quiosque em frente à rua (Quiosque Virado pra Lua)..

Onde ficar na Praia do Éden: Pippo Suítes
Pippo Suítes

Então, gostou das opções na Praia do Éden? Assim que visitar, conte para nós como foi sua experiência!

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.