Praia da Ferrugem, em Garopaba (SC), é o que você precisa para suas férias!

Localizada no sul catarinense, a Praia da Ferrugem é cercada de Mata Atlântica e tem ondas generosas para os aficionados pelo surfe.

- Tempo de leitura: 6 minutos -

Jurerê, Lagoa da Conceição, Praia do Rosa, Balneário Camboriú… esses são os primeiros nomes que nos vêm à mente quando falamos em praias de Santa Catarina. O fato é que existem pontos no litoral do estado que merecem cada dia de visita, apesar de desconhecidos de turistas de outras regiões. Uma destas jóias é a Praia da Ferrugem, a sete quilômetros de Garopaba, no sul catarinense. 

Praia da Ferrugem, em Garopaba/SC
Praia da Ferrugem, em Garopaba/SC

Cercada de natureza exuberante, a Praia da Ferrugem é uma das nove do município de Garopaba, sendo muito visitada por argentinos, uruguaios e catarinenses durante o verão. Seu nome vem das águas de cor ferrugem que descem das encostas dos morros até a Lagoa Encantada, desembocando diretamente no canal da Barra. Um point perfeito para os amantes do surfe, tem ondas generosas que batem nas areias limpas e fofas. 

Lotada no Réveillon e Carnaval, a Praia da Ferrugem vem ganhando seu espaço no rol de destinos disputados, garantindo diversão e tranquilidade meio a cenários imperdíveis. 

Onde fica a Praia da Ferrugem

Mapa: Onde fica a Praia da Ferrugem
Mapa: Onde fica a Praia da Ferrugem

A Praia da Ferrugem fica a 7km de Garopaba, cidade com cerca de 20 mil habitantes. O aeroporto mais próximo é o Hercílio Luz, na capital, que recebe voos das principais companhias aéreas brasileiras. O trajeto de 100km entre o aeroporto e a praia pode ser traçado em duas horas, pela BR 101 saindo de Florianópolis. Depois, é só seguir rumo ao sul até o trevo para a SC 434, próximo à Imbituba. 

A estrada é bem iluminada e conservada, além de ser possível alugar um carro ainda no aeroporto de Florianópolis. Também dá para contratar transfers ou comprar passagens de ônibus na rodoviária. Quem vem do Rio Grande do Sul corre 400km em cinco horas pela BR 290, BR 101 e SC 434. 

O que fazer na Praia da Ferrugem

Aparentemente, Garopaba não oferece tantos atrativos. Mas, as aparências enganam, pois o município presenteia com litoral exuberante, rodeado pela Mata Atlântica. Suas ondas, como já falamos, são perfeitas para amantes do surfe e outros esportes aquáticos. E sabe o que mais? A região é ponto de migração das baleias francas e é fácil assistir aos seus espetáculos entre julho e outubro. 

Baleias Franca, em Garopaba/SC
A região de Garopaba atrai anualmente baleias franca, que podem ser avistadas por turistas, proporcionando um espetáculo à parte

Os mamíferos gigantes podem ser avistados tanto da terra quanto do mar, apesar de sua coloração escura. No entanto, empresas especializadas conseguem chegar pertinho de onde as baleias costumam parar, sem riscos. Com sorte, de alguns mirantes da Ferrugem dá para avistá-las bem de perto. A dica é seguir pela Rota da Baleia Franca, caminho que permite contato maior com elas. 

A Praia da Ferrugem, especificamente, tem público predominantemente jovem, mas a natureza atrai famílias em busca de sossego. A paisagem é incrementada pelas ruas de terra que conferem clima rústico à pequena vila. É como se o turista, de repente, fosse transportado para uma simpática cidade pequena do interior. A praia era uma vila de pescadores que, aos poucos, foi descoberta por hippies e surfistas a partir dos anos 70. 

O que fazer na Praia da Ferrugem: Surfe e Esportes Aquáticos
A Praia da Ferrugem é muito procurada para a prática de surf e esportes aquáticos

As dunas contrastam com o mar cristalino, um ambiente democrático para estilos diversos. No lado direito, são formadas piscinas naturais, ideais para famílias com crianças. Também é aí que a lagoa se encontra com o mar, garantindo águas mornas e rasinhas. O sol de põe na lagoa, bem no lado oposto ao mar, e os banhistas assistem a um belíssimo espetáculo da natureza. 

O que fazer na Praia da Ferrugem: Por do Sol
Por do sol na Praia da Ferrugem

À esquerda, estão concentrados surfistas e jovens procurando badalação, até mesmo pela presença de inúmeros bares. Os estabelecimentos ecléticos na Estrada Geral, a avenida principal da Praia, estão sempre lotados e atendem a todos os gostos. O Bar do Zado é um dos mais procurados, mas nos 8km da rua de terra batida, a balada é certa, concentrando gente bonita e animada. 

Mas, nem só de festas e baladas vive esse lugar! Quem gosta de história pode conhecer o sambaqui que separa a Praia da Ferrugem da Praia da Barra. Guias podem dar mais informações sobre o passeio. As dunas de Siriú são outra atração que deve ser vista, inclusive por testemunhar os principais campeonatos de surfe de âmbito nacional e internacional. Não é a toa que Garopaba é conhecida como a capital do esporte. 

O que fazer na Praia da Ferrugem: Dunas de Siriú
Dunas de Siriú (Juliano Kessler [CC BY-SA 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)])
Ademais, vale dar uma esticada às praias vizinhas, como a Guarda do Embaú, a 40km da Ferrugem, reduto de surfistas e dona de um centrinho muito charmoso. A descolada Praia do Rosa, a menos de 20km, é belíssima e alcançada caminhando pelo litoral. A trilha tem 12km e cruza praias belíssimas através de encostas e costões. A caminhada é feita em seis horas, tem nível médio de dificuldade e deve ter o acompanhamento de um guia. 

Hotéis, Pousadas e Camping na Praia da Ferrugem

A Praia da Ferrugem tem pousadas simpáticas que valorizam o contato com a natureza, além do atendimento personalizado. 

Pousada da Ferrugem: são 22 apartamentos a 150m da praia, sendo 11 dotados de ar condicionado. A localização é perfeita e próxima a bares, lojas e restaurantes. 

Hotéis, Pousadas e Camping na Praia da Ferrugem: Pousada da Ferrugem
Pousada da Ferrugem

Pousada Colina Verde: a pousada é uma das mais procuradas da região e tem ambiente rústico com conforto. Oferece café da manhã, piscina e área de lazer.

Hotéis, Pousadas e Camping na Praia da Ferrugem: Pousada Colina Verde
Pousada Colina Verde

Pousada Ferrujão: a pousada oferece uma das mais belas vistas da região, contemplando o mar, a Lagoa da Ferrugem e as montanhas. O hóspede conta com estacionamento próprio e café colonial. 

Hotéis, Pousadas e Camping na Praia da Ferrugem: Pousada Ferrujão
Pousada Ferrujão

Pousada Morada da Figueira: localizada a 6km da Rodoviária, oferece acomodações com terraço ou varanda, além de cozinha coletiva. 

Hotéis, Pousadas e Camping na Praia da Ferrugem: Pousada Morada da Figueira
Pousada Morada da Figueira

Pousada Recanto das Ondas: localizada a 20m da praia, oferece acomodações completas, cozinha compartilhada e WiFi gratuito.  

Hotéis, Pousadas e Camping na Praia da Ferrugem: Pousada Recanto das Ondas
Pousada Recanto das Ondas

Pousada do Boto: frequentada pelo público jovem, conta com acomodações que comportam até oito pessoas. Dispõe de cozinha coletiva, sala de jogos, churrasqueira, jardim e área de lazer com piscina.

Hotéis, Pousadas e Camping na Praia da Ferrugem: Pousada do Boto
Pousada do Boto

Pousada Beira Mar: a pousada permite dormir com o barulhinho do mar, em quartos com cozinha, ar condicionado, TV, banheiro e frigobar. Próxima ao Bar do Zado, fica no canto norte da praia. 

Hotéis, Pousadas e Camping na Praia da Ferrugem: Pousada Beira Mar
Pousada Beira Mar

Pousada do Morro: a 400m da praia da Ferrugem, dispõe de suítes bem equipadas, quadra de tênis, jardim e bar. Localizada no sopé do morro, é rodeada por mata bem preservada. 

Hotéis, Pousadas e Camping na Praia da Ferrugem: Pousada do Morro
Pousada do Morro

Se seu orçamento for um pouco mais apertado ou tem o perfil mochileiro, a boa é reservar hospedagem nos albergues (hostels) da região. Ainda, há a opção de alugar casas de temporada por meio de sites especializados, como Booking.com e AirBnB.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.