Rio dos Cedros/SC, Um Cantinho Aconchegante Para Chamar De Seu!

Localizado no estado de Santa Catarina, o município faz parte do Vale Europeu e tem colonização de diferentes nações, como Itália e Áustria.

0

Natureza exuberante, cultura tradicional europeia, festas típicas e uma gastronomia de tirar qualquer pessoa do sério! Assim é Rio dos Cedros, município localizado no Vale Europeu de Santa Catarina

Cheia de encantos, a pequena cidade é aquele cantinho com o qual você sempre sonhou para chamar de seu e guarda as tradições de diversos países europeus, como Áustria, Itália e Alemanha. Siga com a gente e faça já as suas malas! 

Para começo de conversa, saiba que Rio dos Cedros tem, nada menos, que 600 km de estradas de terra que levam aos principais pontos turísticos. Um cenário encantador vai se descortinando, repleto de casas típicas italianas e alemãs, além de paisagens emolduradas por rios e cachoeiras. Colonizada por imigrantes, a cidade recebeu um levante de famílias no século XIX, muitas delas saindo da região de Trento, na Itália. 

Rio dos Cedros-SC: Casas/Arquitetura
Rio dos Cedros é marcada pela presença de construções de arquiteturas coloniais italiana e alemãs

Destino ideal para um final de semana gostoso, Rio dos Cedros é cortada por córregos, cedros (claro!), rios, lagos, cachoeiras, pássaros e animais silvestres. A cidade ainda guarda os costumes de preparar delícias coloniais e comercializar artesanatos de vime. 

Onde fica Rio dos Cedros?

O município de Rio dos Cedros, fundado em 1875, tem pouco mais de 11 mil habitantes e fica a 42km de Blumenau e 180km de Florianópolis. Sua altitude varia de 85m a 1030m acima do nível do mar, considerando o centro da cidade e alto da serra, respectivamente. Ficam próximos, ainda, os municípios de Pomerode e Jaraguá do Sul. 

Como chegar a Rio dos Cedros?

Para quem vai de carro, a melhor opção é por meio da BR-101, mas fique atento pois a estrada não é das mais sinalizadas. De avião, os aeroportos mais próximos são de Navegantes, Joinville e Florianópolis. 

Quando ir a Rio dos Cedros?

A cidade, que é dona de muitas ruas de terra batida em bom estado de conservação, pode ser visitada o ano todo. Em Julho, o turista curte a Festa Trentina, o principal evento da cidade. A tradição cultural atrai milhares de visitantes que se divertem com desfiles, shows folclóricos, além de se esbaldar com a culinária italiana. Entre novembro e janeiro, as hortênsias dão o ar da graça, deixando a região ainda mais espetacular. 

Hortênsias nas estradas de Rio do Cedro-SC
Hortênsias nas estradas de Rio do Cedro-SC

O que fazer em Rio dos Cedros?

Rio dos Cedros é dona de paisagens pitorescas, rios, barragens, cachoeiras, cavernas e charmosas pousadas. Conhecida por ser parte do cicloturismo do Circuito Vale Europeu, atrai amantes de uma boa pedalada com desafios e cenários deslumbrantes. 

Barragens em Rio dos Cedros

As barragens do Pinhal e Rio Bonito são uma atração à parte em Rio dos Cedros. Com 37km de serra entre o centro da cidade e região dos lagos, a área tem mata nativa e águas transparentes. Os lagos abrigam um santuário ecológico com espécies poucos vistas nos centros urbanos (como os pássaros trinca ferro e saíra de sete cores) o que, por si só, já vale a pena! 

O que fazer em Rio dos Cedros/SC: Barragem do Rio Bonito
Barragem do Rio Bonito, em Rio dos Cedros-SC

A boa notícia é que a região é linda tanto no verão quanto no inverno. No primeiro, os turistas chegam em busca de refresco nas águas límpidas dos lagos ou pescaria. No frio, a região de serra atrai turistas que amam um destino realmente congelante. Vale frisar que os amantes de cachoeiras podem acessar algumas delas apenas por barcos. 

Cachoeira Formosa

Uma das maiores e mais belas quedas d’água do município, a Cachoeira Formosa tem cerca de 40m de altura. Localizada a aproximadamente 40km do centro, a cachoeira tem acesso fácil por estrada de chão bem conservada e brinda quem chega ao seu topo com uma vista deslumbrante. Entrada a R$ 5,00 (sujeito a alterações). 

O que fazer em Rio dos Cedros/SC: Cachoeira Formosa
Cachoeira Formosa, em Rio dos Cedros-SC

Gruta do Índio

A cachoeira fica a 50km do centro e tem mais de 25 metros de queda livre ladeadas por paredões de pedra. Agora, um pouco de história: os indígenas costumavam usar os paredões que, hoje, são usados para rapel, como abrigo. Entrada a R$ 5,00 (sujeito a alterações). 

O que fazer em Rio dos Cedros/SC: Cachoeira Gruta do Índio
Primeira queda da Cachoeira Gruta do Índio

Vale dos Ventos

A região localizada na Barragem Rio Bonito é cercada por paredões de pedra e pela exuberante Mata Atlântica. Entre as diversas atrações oferecidas, estão trilhas, rapel, cachoeira, pescaria e cavalgadas. 

O que fazer em Rio dos Cedros/SC: Vale dos Ventos Chalé e Turismo
O Vale dos Ventos Chalé e Turismo oferece um série de atividades e cenários incríveis aos seus hóspedes

Casas típicas

As casas típicas alemãs e italianas ficam espalhadas pelo interior do município e vizinhanças, apresentando arquitetura em estilo enxaimel. Várias destas construções podem ser vistas por um passeio pela Rua dos Pomeranos ou pela cidade de Pomerode, há 17 km de Rio dos Cedros. 

O que fazer em Rio dos Cedros/SC: Casas Típicas
Casa do Imigrante Carl Weege, em Pomerode, há cerca de 13 km de Rio dos Cedros-SC

Artesanato de Vime Rio Milanês

Rio dos Cedros é o maior pólo produtor de artigos de vime  dos estado de Santa Catarina. Destaca-se na cidade a comunidade Rio Milanês, localizada à 20 km do centro, na qual as famílias sobrevivem do artesanato de peças de vime, feitas com muito capricho. Conheça a capela de São Miguel, com altar e móveis construídos em vime. 

O que fazer em Rio dos Cedros/SC: Altar de Capela de São Miguel
Altar de Capela de São Miguel, em Rio dos Cedros, com artigos feitos de vime

Ponte Rio Ada

Ponte antiga construída em madeira que passa pelo Rio Ada, a 10 km do centro. Churrasqueiras e uma represa propiciam bom banho e momentos de lazer. 

O que fazer em Rio dos Cedros/SC: Ponte sobre o Rio Ada
Ponte sobre o Rio Ada

Morro da Igrejinha

Montanha com 899 m de altura, distante 18 km do centro, na região de Rio Milanês. Possui uma pequena capela dedicada a Santo Antônio no topo, oferecendo vista inesquecível dos municípios de Indaial, Timbó e quase toda Rio dos Cedros. Ao lado, está a montanha chamada de pico do Simão, com 860 metros de altura. 

O que fazer em Rio dos Cedros/SC: Morro da Igrejinha
Topo do Morro da Igrejinha

Onde ficar em Rio dos Cedros – Hotéis, Pousadas e Chalés

Chalés Paraíso das Ilhas

Oferece diferentes opções de hospedagem para atender estilos diferentes de viajantes. Na primeira, são 14 chalés que comportam de quatro a 12 pessoas, cada um com infraestrutura que inclui cozinha com utensílios básicos, geladeira, fogão e churrasqueira. No Hotel Casarão, são 13 suítes, com opções de hospedagem para 2, 3 e 4 pessoas dotadas de banheiro, frigobar e televisão.

Dentre os principais atrativos oferecidos estão o acesso a cachoeiras, estrutura para pesca, piscina, quadra de vôlei e futebol, e passeios em lanchas e chalanas.

Chalés em Rio dos Cedros/SC: Chalés Paraíso das Ilhas
Chalés Paraíso das Ilhas

Pousada Lindnerhof

Cercada por matas e saltos, a pousada disponibiliza chalés e suítes, além da opção de hostel.  Oferece aulas de ioga, massagens diversas, além de atividades como passeios de bicicleta, canoagem, equitação e trilhas.

Pousadas em Rio dos Cedros/SC: Pousada LindnerHof
Pousada LindnerHof

Fazenda Ventania

Localizada no interior de Rio dos Cedros, o camping conta com banheiros masculino e feminino, chuveiros quentes, pia comunitária, Restaurante/bar/lanchonete/conveniência. Também oferece quartos no estilo hostel e quiosque com churrasqueira.

Camping em Rio dos Cedros/SC: Fazenda Ventania
Fazenda Ventania

Pousada Vale dos Ventos 

Localizada a 26 km do centro, oferece aluguel de cabanas e chalés diferenciados divididos entre o casarão principal, Villa do Lago, Chalé Itália, Cabana do Lenhador e Chalé Bramasole. As acomodações incluem cozinha, banheiro, TV por assinatura, lareira, entre outras amenidade. 

Dispõe de sala de jogos, parquinho para crianças, e oferece atividades de trilha, escaladas, pesca, ciclismo e cavalgada!

Pousadas em Rio dos Cedros/SC: Pousada Vale dos Ventos
Pousada Vale dos Ventos

Parador da Montanha

Hotel aconchegante com vista para o rio e piscina externa, além de cozinha regional e café da manhã incluso. Possui estrutura para esporte aquáticos, salão de jogos, além de oferecer atividades de equitação, canoagem e ciclismo.

Hotéis em Rio dos Cedros/SC: Hotel Parador da Montanha
Hotel Parador da Montanha

Cabanas Rio dos Cedros

São 3 Cabanas particulares para locação – Marcenaria, Madeira e dos Pássaros. Cada uma oferece amenidades exclusivas, como lareira e área de convivência. 

Chalés em Rio dos Cedros/SC: Cabanas Rio dos Cedros
Cabanas Rio dos Cedros

Cabana Vale da Lua

Para quem busca descanso e harmonia com a natureza, é o local ideal, a 53km do centro. Animais, trilhas, natureza e simplicidade aguardam o turista ansioso por relaxamento. 

Chalés em Rio dos Cedros/SC: Cabana Vale da Lua
Cabana Vale da Lua

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.