O que acontece se beber café demais? Veja 5 efeitos colaterais!

Saiba porque você deve maneirar no consumo de cafeína

- Tempo de leitura: 2 minutos -

Apesar de a cafeína ser uma substância capaz de melhorar o nosso humor e aperfeiçoar o desempenho físico, o consumo excessivo pode provocar diversos efeitos negativos para o nosso organismo. A cada dia que se passa, diversos estudos com a cafeína são realizados e está mais que comprovado que ingeri-la sem moderação pode até mesmo gerar efeitos colaterais perigosos e irreversíveis.

Pensando nisso, no artigo de hoje, nós vamos te contar o que acontece se beber café demais e porque você deve ter um consumo moderado desta bebida em seu dia a dia. Confira a seguir!

Veja o que acontece com você se beber café demais

Má digestão

Se você faz parte do grupo de pessoas que acredita que o café é um excelente digestivo por estimular a liberação das fezes, saiba que você está bem enganado!

Isso porque, o efeito laxante do café pode levar a uma maior liberação da gastrina, o que pode provocar problemas digestivos.

LEIA MAIS:

Ansiedade está relacionada ao consumo excessivo de café

Como a cafeína estimula o nosso corpo a ficar em estado de alerta, o seu excesso pode levar a ansiedade e nervosismo. Isso acontece pelo fato de que a cafeína bloqueia os efeitos da adenosina e impulsiona a liberação de adrenalina.

Pressão alta

A hipertensão arterial é um fator contribuinte para o ataque cardíaco e AVC. No entanto, o alto consumo de cafeína pode aumentar a pressão arterial e a ingestão excessiva contínua parece favorecer para o desenvolvimento dessa enfermidade.

Ruptura muscular

Também conhecida como rabdomiólise, a ruptura muscular é uma condição que acontece quando as fibras musculares são danificadas e acabam entrando no fluxo sanguíneo. Como resultado, pode levar à insuficiência renal e outros problemas graves.

As causas para a ruptura muscular variam entre o uso excessivo de drogas, traumas, picadas de cobras ou insetos venenosos, infecção ou tensão muscular.

Por outro lado, existem alguns relatos do desenvolvimento da rabdomiólise associado ao consumo excessivo de cafeína. Apesar de isso ser bem raro.

Aumento da frequência cardíaca

Por fim, o consumo excessivo de cafeína pode fazer com que o seu coração bata mais rápido do que deveria e fique em uma frequência cardíaca irregular. Isso pode levar a diversos problemas cardíacos, como é o caso da fibrilação atrial.

Saber o que acontece se beber café demais é muito importante para sabermos a importância do consumo moderado, não é mesmo? Aproveite agora e confira vários outros conteúdos semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->