Lagoa de Jacumã – o que você precisa saber sobre o paraíso potiguar

Informações básicas sobre a Lagoa de Jacumã, no Rio Grande do Norte, onde fica e como chegar até lá.

- Tempo de leitura: 3 minutos -

“Andaime para flechar peixe”, “estaca à qual a canoa é atada enquanto se pesca”… estes são os significados, na língua Tupi, para Jacumã. E por que saber a etimologia de uma palavra no idioma indígena? Para falar da Lagoa de Jacumã, o paraíso potiguar famoso pelo esquibunda, aerobunda e banhos tranquilos em família.

Lagoa de Jacumã (RN)
Lagoa de Jacumã (RN)

A Lagoa de Jacumã, assim como outras praias do Rio Grande do Norte, chama a atenção por suas paisagens. A proximidade da capital, Natal, torna a região perfeita para um passeio bate e volta, tanto para turistas quanto para os próprios natalenses. Excelente para banho, oferece estrutura perfeita para passar um dia tranquilo e relaxante.

Onde fica a Lagoa de Jacumã?

Mapa: Onde fica a Lagoa de Jacumã (RN)
Mapa: Onde fica a Lagoa de Jacumã

A Lagoa de Jacumã está localizada na cidade de Ceará Mirim, a 35km de Natal. E como chegar à Lagoa de Jacumã? A maior parte dos turistas sai da Praia de Ponta Negra, na capital, de onde segue pela Via Costeira até cruzar a Ponte Newton Navarro. Depois, basta pegar a BR-101 até a RN-160. 

Três quilômetros depois, o viajante sai da estrada e vira à direita em uma rua sem asfalto, ponto que requer alguma atenção. Por fim, siga reto até um portal e vire à esquerda. A partir daí, é só ir seguindo as placas até avistar as primeiras barraquinhas da Lagoa de Jacumã. O trajeto tem o tempo total estimado de uma hora. 

Sobre a Lagoa de Jacumã

O cenário predominante deste bracinho de mar chamado Lagoa de Jacumã são as dunas rodeadas por belos coqueirais. Para chegar até lá, o turista pode tanto contratar um passeio direto quanto um passeio de buggy para o litoral norte. Esta, inclusive, é uma excelente opção, tendo em vista o trajeto passando por várias praias até a chegada. 

Lagoa de Jacumã (RN): Passeio de Buggy
O passeio de buggy é uma opção muito usada para os turistas chegarem à Lagoa de Jacumã

A Lagoa é conhecida por duas atrações que acabaram virando patrimônio turístico do Rio Grande do Norte: o esquibunda e o aerobunda. O primeiro consiste em descer a duna gigantesca em uma lona ou prancha até chegar ao rio. O aerobunda, por sua vez, é a descida em uma espécie de tirolesa que deságua, também, na lagoa.

O que fazer na Lagoa de Jacumã (RN): Aerobunda
Aerobunda na Lagoa de Jacumã

É importante chamar a atenção para o fato de que ambos são feitos após subir as dunas do município, feito impossível de realizar a pé. Nenhum atleta com todo o preparo físico possível consegue subir se não for de buggy. O automóvel pode ser contratado nas diversas empresas especializadas. 

Ainda, existem dois locais para a prática do esquibunda. Um deles é o Skybunda do Cícero, no meio das dunas. O outro é o Complexo Santa Mônica, com acesso pela estrada que liga as praias de Jacumã e Muriú. Lá, o viajante ainda encontra estrutura completa com bar, piscina com água corrente e toboágua.

O que fazer na Lagoa de Jacumã (RN): Esquibunda
Dunas para a prática do esquibunda

Mas, se sua intenção for apenas lagartear sob o sol e conhecer a lagoa, o acesso é mais simples. Porém, é interessante destacar que o passeio de dia inteiro é longo, durando de seis a oito horas. Portanto, não é muito indicado para crianças pequenas, E como é  infraestrutura local?

Barracas na Lagoa de Jacumã (RN)
Barracas na lagoa

A hospedagem na região não é muito variada, até pela presença de muitas casas de veraneio. No entanto, o visitante encontra boas opções para alimentação, em sua maioria, petiscos. Se quiser completar a viagem, também pode seguir até as praias de Porto Mirim, famosa por seus coqueirais, e Muriú, cheinha de barracas beira-mar. 

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->