Guia Completo para Jungfraujoch: O Topo da Europa na Suíça

Saiba tudo sobre Jungfraujoch, The Top of Europe. Descubra onde fica, como chegar, quanto custa o passeio e conheça suas várias atrações.

- Tempo de leitura: 7 minutos -

Para quem está planejando viajar para a Suíça, certamente vale a pena saber mais sobre Jungfraujoch,  TheTop of Europe (Topo da Europa). Localizada nos Alpes Suíços, a região de Jungfrau-Aletsch é considerada um Patrimônio Natural da UNESCO e é um dos lugares mais famosos e disputados do país.

Em Jungfrau você vai encontrar neve durante todo o ano, independentemente da estação. Assim, se você vai visitar o país no verão e quer sentir o frio dos alpes, rodeado de neve, esse é um passeio indispensável.

Vamos então conhecer detalhes sobre o passeio e aproveitar para saber algumas dicas importantes para quem vai pela primeira vez.

Jungfrau ou Jungfraujoch?

Antes de começarmos, vale a pena esclarecer uma dúvida bastante comum: afinal, é Jungfrau ou Jungfraujoch?

Jungfrau é uma cadeia de montanhas localizada nos Alpes Bernenses, com altitude de 4158 metros em relação ao nível do mar.

Jungfraujoch é o nome da estação turística localizada na região de Jungfrau, na qual você vai encontrar restaurantes, lojas, decks de observação, dentre outras atrações.

Onde fica

Mapa Jungfraujoch
Mapa: onde fica Jungfraujoch

Como dito anteriormente e mostrado no mapa acima, Jungfraujoch está localizado nos Alpes Suíços, e encontra-se a 3454 metros acima do nível do mar. Trata-se da estação de trem mais alta da Europa, e possui os correios mais altos da Europa, com seu próprio código de área (3801).

Como chegar

Trem para Jungfraujoch
Trem para Jungfraujoch: Estação Kleine Scheidegg

Para chegar à estação é necessário pegar uma linha de trens que interliga Interlaken a Jungfraujoch. O tempo de viagem entre esses dois pontos é de em torno de 2h e envolve uma longa e inclinada subida, mas com paisagens cinematográficas.

Durante o percurso o trem para em algumas estações de vilarejos situados na montanha. Então, caso você esteja hospedado em algum desses lugares, é possível comprar tickets partindo de lá, e poupar assim um bom tempo de viagem.

Você pode fazer a parte inicial do trajeto pelas rotas de trem via Grindelwald–Kleine Scheidegg ou via Lauterbrunnen–Kleine Scheidegge.

Em Kleine Scheidegg você deve trocar para um trem de rodas dentadas que fará a parte final do percurso entre Kleine Scheidegg–Jungfraujoch. É um bom momento para aproveitar e tirar fotos com os alpes ao fundo.

Estação de Kleine Scheidegg Suíça
Estação de Kleine Scheidegg, a caminho de Jungfrau

Não se preocupe, a troca de trens é feita com o mesmo ticket que você comprou lá no início. Basta mudar de trem e apresentá-lo quando solicitado.

Vale ressaltar que durante o trajeto para o Topo da Europa, bem como em todos os trens da Suíça, você deve ter sua passagem sempre em um lugar de fácil acesso, pois ela será solicitada por um membro da equipe para conferência.

Quanto custa

A estrutura de transporte para o Topo da Europa, que envolve trens de rodas dentadas para subir os trechos íngremes do trajeto é bastante cara de se manter, e isso se reflete no valor das passagens, que não são nada baratas.

O preço dos tickets se altera a cada ano, e possuem preços variados conforme a estação do ano e ponto de partida.

Para definição da valores, é utilizada uma divisão dos meses do ano em temporadas:

  • Temporada 1: Janeiro a Maio/Setembro e Outubro
  • Temporada 2: Junho a Agosto (Alta Temporada)
  • Temporada 3: Novembro e Dezembro (Baixa Temporada)

O custo de uma passagem varia bastante: vai de 102CHF (francos suíços) – referente à passagem de 2ª classe, em baixa temporada, partindo de Kleine Scheidegg – a 236CHF – passagem de 1ª classe partindo de Mürren em alta temporada.

Para grupos a partir de 10 pessoas, há um desconto no valor dos tickets. Adicionalmente, os valores para esses grupos maiores são mantidos constantes ao longo do ano.

A tabela abaixo mostra os preços de 2019 para o trecho Interlaken Ost – Jungfraujoch, que é o mais utilizado pelos turistas:

Temporada

Ticket Individual – 1 a 9 pessoas Ticket Individual – A partir de 10 pessoas

Ida e Volta

Ida e Volta

2ª Classe

1ª Classe

2ª Classe

1ª Classe

CHF

CHF

CHF

CHF

1

210,80

225,60

168,80

180,60

2

234,80

249,60

168,80

180,60

3 184,80 199,60 168,80

180,60

 

Para mais informações sobre as passagens, acesse o Site Oficial de Jungfraujoch

Atrações

Podemos destacar 9 atrações principais em Jungfraujoch:

1. Alpine Sensation

Corredor de 250 metros, no qual você vai encontrar fotos e ferramentas que contam a história da construção da estação e dos trabalhadores que atuaram desde a criação dos túneis.

Ao fim do corredor você vai encontrar um globo de neve com um bonito cenário móvel no seu interior.

Alpine Sensation em Jungfraujoch
Globo da Alpine Sensation em Jungfraujoch

2. Jungfrau Panorama

Pensando nos turistas que vão à estação mas não conseguem ver as montanhas devido ao mal tempo, essa atração mostra uma visão panorâmica em 360º das montanhas, durante 365 dias por ano.

Jungfraujoch Panorama
Projeções da atração Jungfraujoch Panorama

3. Lindt Swiss Chocolate Heaven

Esse é um ponto de parada obrigatório para quem gosta de um bom chocolate. Os visitantes são apresentados ao processo de fabricação de chocolates e conseguem comprar, por bons preços, uma enorme variedade de chocolates da Lindt.

Lindt Swiss Chocolate Heaven em Jungfraujoch
Lindt Swiss Chocolate Heaven em Jungfraujoch

4. Palácio de Gelo (Ice Palace)

O Palácio de Gelo é composto por corredores completamente congelados do piso ao teto, nos quais você vai encontrar esculturas de gelo tais como pinguins, águas, ursos e, acredite, até mesmo Charlie Chaplin.

Quem optar por visitar essa atração vá preparado. Lá é realmente muito frio: o ambiente é mantido há -3ºC! Então é bom ir bem agasalhado.

Além disso, o piso é congelado e muito escorregadio então um cuidado extra é sempre bom. Procure utilizar os corrimãos para evitar levar tombos e se machucar.

Palácio de Gelo em Jungfrau
Corredores do Palácio de Gelo em Jungfraujoch

Ah! Lembra daquele esquilo que vive correndo atrás das nozes no filme A Era do Gelo? Você vai encontrar ele por lá também:

Scrat da Era do Gelo em Jungfraujoch
Scrat, o esquilo da Era do Gelo, em Jungfraujoch

5. The Mönchsjoch Hut

Cabana situada em meio aos Alpes Jungfrau-Aletsch, há cerca de 45m de caminhada na neve a partir de Jungfraujoch. Você pode fazer uma rápida visita para conhecer o local ou então se hospedar por lá.

Possui mais que 117 lugares para dormir, e o restaurante tem capacidade para 130 pessoas!

Cabana Mönchsjoch em Jungfrau
Vista da cabana Mönchsjoch em Jungfraujoch

6. Snow Fun Park

Área para pratica de esportes na neve, dentre eles ski, snowboard e sledging.

Funciona entre os meses de Maio e Outubro, mas podem haver alterações a depender das condições climáticas

Parque de esportes na neve em Jungfrau
Snow Fun Park, o parque para esportes na neve em Jungfraujoch

7. Sphinx Observation Deck

Observatório situado 108 metros acima da estação de Jungfrau, acessível a partir de um elevador interno. Proporciona uma ótima visão da paisagem da região.

Funciona durante todo o ano.

Deck de observação Sphinx em Jungfrau
Sphinx Observation Deck: o deck de observação em Jungfraujoch

8. Hole in One by Omega

Atração do Snow Fun Park, em que a pessoa deve tentar acertar a bola de golfe no buraco com apenas uma tacada. No total são 3 tentativas.

Os sortudos que conseguem o feito recebem um relógio suíço da Omega. Os demais recebem um prêmio de consolação: uma bola de golf temática de Jungfrau.

A atração funciona de Julho a Outubro, desde que haja boas condições climáticas.

Golfe na neve Omega em Jungfrau
Golfe na neve em Jungfraujoch

9. Lojas do Topo da Europa

Lojas de souvenires, onde você pode comprar lembranças de Jungfrau, como canivetes suíços, roupas, relógios, imãs, chaveiros e outros artigos variados.

Webcam de Jungfraujoch

Alguns dias do ano o tempo pode ficar ruim e a visibilidade então se torna bastante reduzida. Nesses casos as atrações externas à estação ficam fechadas e você vai se deparar com grandes nuvens que não deixarão você observar a cadeia de montanhas.

Portanto, antes de comprar sua passagem, recomenda-se que você verifique a situação do tempo a partir da transmissão de webcam, disponível no Site Oficial de Jungfraujoch.

Caso a visibilidade esteja ruim e ainda assim você queria ir à estação, uma dica final é aproveitar a rápida parada na Estação de Eismeer durante a ida e aproveitar a vista, que geralmente é bem limpa e muito bonita.

Estação de Eismeer, a caminho de Jungfrau
Estação de Eismeer: oportunidade de ver os alpes em dias de tempo fechado
Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->