Conheça os estádios de futebol de Londres

A quantidade de times de futebol em Londres impressiona. Conheça detalhes e curiosidades dos maiores estádios de futebol londrinos.

- Tempo de leitura: 10 minutos -

Quem planeja visitar Londres, na Inglaterra, e é um amante do futebol, certamente não deve deixar de incluir em seu roteiro um tour pelos numerosos estádios da cidade.

Além dos inúmeros times amadores e semiprofissionais, a chamada Grande Londres impressiona por abrigar mais de uma dezena de times de futebol profissionais associados à The FA (The Football Association), associação que controla o futebol na Inglaterra.

Clubes por região em Londres

Os principais times londrinos são distribuídos geograficamente da seguinte maneira:

  • Norte: Arsenal e Tottenham;
  • Sul: Crystal Palace e FC Wimbledon;
  • Leste: Charlton, Leyton Orient, Millwall e West Ham United;
  • Oeste: Brentford, Chelsea, Fulham e Queens Park Rangers.

Time de Futebol de Londres e seus estádios

Relacionamos abaixo os estádios dos principais clubes da região de Londres:

Time Estádio
Arsenal Emirates Stadium
West Ham United London Stadium
Chelsea Stamford Bridge
Tottenham Hotspur Tottenham Hotspur Football Stadium
Charlton Athletic The Valley
Crystal Palace Selhurst Park
Fulham Craven Cottage
Millwall The Den
Queens Park Rangers Loftus Road
Brentford Griffin Park
Wimbledon Kingsmeadow

Apesar da quantidade já elevada de clubes e estádios localizados na capital inglesa, ainda há espaço para expansão, e novos estádios continuam sendo construídos na região. Conheça os principais estádios de Londres:

1 Wembley Stadium

Wembley Stadium
Estádio de Wembley, em Londres

Situado na região noroeste de Londres, o Wembley Stadium é um dos estádios mais famosos do mundo. Anualmente, atrai mais de 2 milhões de visitantes, que vão à arena acompanhar os eventos esportivos, musicais e de entretenimento que ocorrem no local.

Diferentemente dos demais estádios aqui citados, esse não pertence a nenhum clube, mas sim à The Football Association, sendo gerenciado pelo Wembley National Stadium Limited. Por essa razão, é a casa da Seleção Inglesa de Futebol. Além de sediar jogos da seleção, o estádio também é palco de partidas de competições da The FA, da Rugby Football League e até mesmo da NFL.

A grandiosidade dos shows musicais que passam por Wembley são uma de suas marcas. Artistas como Metallica, The Killers, Green Day, Madonna, Coldplay e AC/DC já se apresentaram por lá.

Como chegar ao Wembley Stadium?

Trem/Metrô

O estádio é facilmente acessível por transporte público, pelas seguintes estações de trem/metrô:

  • Wembley Park Stadium: Jubilee e Metropolitan Lines;
  • Wembley Stadium Station: Chiltern Railways
  • Wembley Central Station: Bakerloo, London Overground, London Midland e Southern lines

Ônibus

As linhas de ônibus que atendem a região do Wembley Stadium são as seguintes: 18/N18, 83/N83, 92, 182, 206, 223, 297 e 483.

Para planejar facilitar sua viagem, programe-a com o site do Transporte Público de Londres.

Tour pelo Wembley Stadium

O tour pela arena está disponível durante todo o ano e pode ser agendado aqui. Os valores dependem do tipo de visita desejado (Wembley Stadium Tour, VIP Tour ou Mini Stadium Tour) e são a partir de £10 (libras) para adultos e £6 para crianças, com opção promocional para famílias com dois adultos e duas crianças (a partir de £28).

Para valores, e horários atualizados, acesse o Site Oficial do Wembley Stadium.

  • Capacidade: 90.000 pessoas;
  • Time: The Football Association (Estádio da Seleção Inglesa de Futebol);
  • Proprietário: Wembley National Stadium Ltd;
  • Horários de Tour: 10h às 16h, todos os dias da semana;
  • Endereço: Wembley Park, Wembley HA9 0WS, Inglaterra.

2 Emirates Stadium (Estádio do Arsenal)

Emirates Stadium (Estádio do Arsenal)
Estádio do Arsenal Football Club (Emirates Stadium), em Londres

O Emirates Stadium, também conhecido como Ashburton Grove ou, simplesmente, Arsenal Stadium, localiza-se no distrito de Holloway em Londres e é a casa do Arsenal Football Club.

O nome Emirates Stadium vem do patrocínio milionário fechado entre o Arsenal e a empresa aérea Emirates Airlines, que ajudou a financiar a construção da arena. No entanto em competições organizada pela UEFA, por exemplo, o local é chamado simplesmente de Arsenal Stadium (nome também dado ao antigo estádio do Arsenal, em Highbury, que foi demolido), pois a empresa não é patrocinadora dessas competições.

Como chegar ao Emirates Stadium?

Trem/Metrô

O Emirates Stadium está localizado a cerca de 2 km da Estação Kings Cross St Pancras. Para quem vai de metrô, a estação Arsenal, parte da Piccadilly Line, é a mais próxima. Há ainda como alternativas as estações Finsbury Park e Highbury & Islington.

Em dias em que não há jogos, a Holloway Road station (Piccadilly line) é a opção mais próxima, porém, nos dias de partidas, é fechada antes dos jogos e, após, a partida, funciona apenas para desembarque (exit-only).

As estações de metrô mais próximas ao estádio e as linhas que as atendem são:

  • Arsenal: Piccadilly Line
  • Finsbury Park: Victoria, Piccadilly Lines e Great Northern rail
  • Highbury & Islington: Victoria Line, North London Line e Great Northern rail

Ônibus

As linhas de ônibus que atendem a região do Emirates Stadium, bem como as paradas nas proximidades do estádio podem ser verificadas no Site Oficial do Arsenal.

Para planejar sua viagem com transporte público, use o site do Transporte Público de Londres.

Tour pelo Emirates Stadium

O tour pela arena é realizado durante todo o ano, nos 7 dias da semana. São oferecidas quatro opções: Stadium / Matchday / Legend / VIP. Os valores para o tour mais simples (Stadium Tour) são a partir de £25 para adulto e £16 para crianças de 5 a 15 anos. Crianças menores que 5 anos não pagam.

Para valores, e horários atualizados, acesse o Site Oficial do Arsenal Stadium.

  • Capacidade: 60.260 pessoas;
  • Time: Arsenal Football Club;
  • Proprietário: Arsenal Holdings;
  • Horários de Tour: Seg-Sex  10h às 17h; Sáb 9:30h às 18h; Dom 10h às 16h. A entrada pode ser feita até 1h antes do horário de fechamento;
  • Endereço: Hornsey Rd, London N7 7AJ, Reino Unido.

3 London Stadium (Estádio Olímpico de Londres)

London Stadium (Estádio Olímpico de Londres)
London Stadium (Estádio Olímpico de Londres), utilizado pelo West Ham na Premier League

Construído para sediar os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, o London Stadium, antigo Olympic Stadium (Estádio Olímpico de Londres), situa-se no Queen Elizabeth Olympic Park. É o estádio utilizado pelo West Ham United na Premier League e pela UK Athletics (órgão de atletismo do Reino Unido). Assim como o Wembley Stadium, é palco para shows durante o ano.

Além das Olimpíadas, o local sediou a Copa do Mundo de Rugby de 2015, Campeonato Mundial de Atletismo de 2017 e o Campeonato Mundial de Para-Atletismo de 2017. Dentre as apresentações musicais, pode-se citar Foo Fighters, Rolling Stones, Guns ‘N Roses, entre outros.

Como chegar ao London Stadium?

Trem/Metrô

A estação Stratford, a cerca de 15min de caminhada do London Stadium, recebe 58 trens por hora, e, devido à sua capacidade e fluxo de transporte, é a principal dentre as próximas ao local. Ela é servida pelas linhas Central e Jubilee; Docklands Light Railway (DLR); linhas de trem operadas pela Greater Anglia e C2C; e pelo sistema London Overground.

Como opção existem ainda as estações de Pudding Mill Lane (10 minutos de caminhada), Hackney Wick station (15 minutos de caminhada) e Stratford International Station (15 minutos de caminhada).

Ônibus

As estações Stratford Bus Station e Stratford City Bus Statin estão localizadas próximas aos London Stadium. As linhas de ônibus que atendem a região são: 25, 86, 97, 104, 108, 158, 241, 257, 262, 276, 308, 425, 473, D8.

Para planejar sua viagem com transporte público, use o site do Transporte Público de Londres.

Tour pelo London Stadium

O tour pelo estádio está disponível durante todo o ano, todos os dias da semana. O valor dos ingressos são a partir de £17 para adultos, £10 para criança, e há desconto para estudantes e para famílias com dois adultos e duas crianças. Crianças menores de 5 anos não pagam.

Para valores, e horários atualizados, acesse o Site Oficial do London Stadium.

  • Capacidade: 66.000 pessoas;
  • Time: West Ham United;
  • Proprietário: Greater London Authority;
  • Horários de Tour: Seg-Sex  10h às 15h; Sáb 10h às 15:30h; Dom 10h às 15h.
  • Endereço: Queen Elizabeth Olympic Park, London E20 2ST, Reino Unido.

4 Tottenham Hotspur Football Stadium

Tottenham Hotspur Football Stadium
Estádio do Tottenham Hotspur, em Londres

Construído para substituir o White Hart Lane, o Tottenham Hotspur Football Stadium, inaugurado em 3 de abril de 2019, é a casa do Tottenham Hotspur. Sua construção foi feita no terreno do estádio anterior, de modo que foi dividida em etapas, nas quais se demolia parte do estádio antigo para erguer o novo estádio.

Concebido como uma arena multiuso, foi feito para sediar jogos de futebol, de futebol americano (NFL) e outros eventos, dentre os quais, concertos musicais. Para possibilitar isso, possui um moderno sistema de gramado retrátil, em que o campo de futebol pode ser recolhido, dando lugar a um gramado sintético para receber os jogos da NFL, shows e demais eventos.

O nome Tottenham Hotspur Football Stadium deve ser mantido apenas provisoriamente, uma vez que o clube espera fechar patrocínio com uma empresa, vendendo para ela os “naming rights” do estádio.

Como chegar ao Tottenham Hotspur Football Stadium?

Trem/Metrô

O estádio é servido por 4 estações: White Hart Lane (a 5 minutos de caminhada do estádio), Seven Sisters (a 30 min de caminhada), Tottenham Hale (a 25 minutos de caminhada) e Northumberland Park (a 10 minutos de caminhada da arena).

Você pode encontrar as linhas que atendem a essas estações no site oficial do clube.

Ônibus

A linhas de ônibus que servem a região do estádio do Tottenham são as 149, 259, 279/N279, 349, W3. Para mais informações sobre as paradas, e para acessar o mapa da região acesse: Buses from Tottenham Hotspur Stadium

Para planejar sua viagem com transporte público, use o site do Transporte Público de Londres.

Tour pelo Tottenham Hotspur Football Stadium

O tour tem está disponível em todos os dias da semana e abrange 90 minutos de passeio guiado pelo estádio, acesso às áreas dos times, aprender sobre a história do clube, dentre outras experiencias! Os valores vão de £13,50 (crianças membros do clube) a £30,00 (adultos não associados ao clube).

Para valores e horários atualizados, consulta o Site Oficial do Estádio do Tottenham.

  • Capacidade: 62.062 pessoas;
  • Time: Tottenham Hotspur;
  • Proprietário: Tottenham Hotspur Football Club;
  • Horários de Tour: Seg-Sáb  10h às 18h; Dom 10h às 16:30h;
  • Endereço: 782 High Rd, Tottenham, London N17 0BX, Reino Unido.

5 Stamford Bridge Stadium

Stamford Bridge Stadium
Stamford Bridge, estádio do Chelsea, em Londres

Localizado no centro da cidade de Londres, o Stamford Bridge já é um estádio centenário e pertence ao Chelsea Football Club. Após sua inauguração, realizada em 1877, já passou por algumas intervenções construtivas até chegar ao modelo atual. No entanto, existe uma perspectiva inicial de construção futura de um novo estádio para o Chelsea.

Se comparado aos outros quatro estádios apresentados aqui, apesar da última grande modernização feita no fim dos anos 1990, o Stamford Bridge é notadamente mais modesto. Devido à dificuldade de ampliação da arena pelo fato de se localizar no centro londrino, rodeado de construções, a arquibancada conta com 41.631 assentos.

Como chegar ao Stamford Bridge Stadium?

Trem/Metrô

A estação de metrô mais próxima é a Fulham Broadway, interligada à District Line. Há também duas estações de trem na região: West Brompton (District Line e London Overground) e Imperial Wharf (London Overground), ambas a cerca de 15 minutos de caminhada do estádio.

Ônibus

Há duas paradas de ônibus na rua Fullham Road, do lado de fora do Stamford Bridge. As linhas de ônibus que atendem a essa área são: 14, 211 e 414.

Para planejar sua viagem com transporte público, use o site do Transporte Público de Londres.

Tour pelo Stamford Bridge Stadium

Estão disponíveis cinco tipos de tour pelo estádio (Legends Tour/Stadium Tour/Tour com almoço incluso/Chelsea FC Member Tour/Stamford & Bridget Tour). É possível adquirir também um ingresso avulso para visita apenas ao museu do Chelsea. Os ingressos dos tours ficam a partir de £19 para adultos e £15 para crianças. Há desconto para estudantes, idosos e crianças menores de 5 anos.

Para consultar valores atualizados e reservar um horário, basta acessar o Site Oficial do Chelsea.

  • Capacidade: 41.631 pessoas;
  • Time: Chelsea Football Club;
  • Proprietário: Chelsea Pitch Owners;
  • Horários de Tour: Consultar tabela de horários aqui.
  • Endereço: Fulham Rd, Fulham, London SW6 1HS, Reino Unido.
Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->