Cidade do Porto, em Portugal: Muito além dos vinhos

Segunda maior cidade portuguesa, Porto é muito famosa por seus vinhos, mas, também, pelo belíssimo centro histórico.

0

“O Porto não é um lugar, é um sentimento.” A frase da escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís traduz bem a essência da cidade, que é considerada uma das melhores do mundo.

Localizado no noroeste de Portugal, o município tem cerca de 250 mil habitantes. Embora não seja a capital, é a cidade que, há muito tempo, por volta de 200 a.C, deu nome ao país. É a sede da Área Metropolitana do Porto, que agrupa 17 municípios e conta com quase 1,8 milhões de habitantes.

O vinho do Porto, cultivado e produzido na região do Vale do Rio Douro, embora descarregado nas caves de Vila Nova de Gaia, na outra margem do rio, conferiram fama ao lugar.

Classificado como Patrimônio Mundial pela Unesco, o centro histórico do município também atrai turistas de todo o mundo. A arquitetura, tanto a antiga quanto a contemporânea, também são um show à parte.

Como chegar

Como chegar à Cidade do Porto: Aeroporto Francisco Sá Carneiro
Como chegar na Cidade do Porto: a cidade dispõe de um aeroporto internacional para receber seus turistas

O Aeroporto do Porto Francisco Sá Carneiro (OPO) localiza-se 13 quilômetros ao norte da cidade, em Maia. Entre as companhias que operam no aeroporto estão a Iberia, TAP e Lufthansa.

Há diversas opções para chegar até o centro da cidade. A mais econômica delas é o metrô. Pegando a linha lilás (E), o percurso dura aproximadamente 30 minutos. O preço por trajeto custa 1,85€.

Outra opção de transporte público é pegar um ônibus. Porém, embora o preço seja o mesmo do metrô, o trajeto é bem mais longo e demorado. As linhas 601, 602 e 604 conectam o aeroporto a várias regiões do centro.

Apesar de mais caro, pegar um táxi é uma das opções mais viáveis e confortáveis. O trajeto do aeroporto até o centro custa por volta de 25€.

Por fim, é possível optar por um serviço de transfer. O preço é muito próximo ao do táxi. Contudo, a comodidade é ainda maior, já que o motorista já estará lhe esperando no aeroporto e te levará ao hotel no menor tempo possível. Várias agências de viagem oferecem esse tipo de serviço.

Fuso Horário da cidade do Porto

A diferença de horário entre Brasil (horário de Brasília) e Portugal (horário de Lisboa) dependem muito da época do ano. Em relação ao Porto, o fuso horário é o mesmo da capital lusitana.

Pelo meridiano de Greenwich, a diferença entre Brasil e Portugal seria de apenas três horas, uma vez que Brasília se encontra no fuso -3 GMT e Portugal no 0 GMT.

Contudo, entre março e outubro, durante o horário de verão português, a diferença sobe para quatro horas a mais. Já de novembro a fevereiro, durante o horário de verão brasileiro, a diferença cai para duas horas a mais em Porto, uma vez que Portugal volta ao seu fuso de 0 GMT e o Brasil adianta uma hora.

A tabela abaixo resume as informações acima:

Mês Diferença de fuso entre a cidade do Porto e Brasília
Abril a Outubro A cidade do Porto fica com 4 horas a mais que Brasília
Março e Outubro A cidade do Porto fica com 3 horas a mais que Brasília
Novembro a Fevereiro A cidade do Porto fica com 2 horas a mais que Brasília

Clima e melhor época do ano para ir

Clima da Cidade do Porto, em Portugal
Cima na cidade do Porto: resumo meteorológico (fonte: Weather Spark)

Qualquer época do ano é indicada para visitar Porto. A escolha depende muito do gosto pessoal do viajante. Entretanto, os meses menos chuvosos e com melhor temperatura, ou seja, ideal para aproveitar a cidade, vão de abril a outubro.

No inverno há pouca chuva e raras vezes neva. Geadas são pouco comuns, já que a temperatura quase nunca fica abaixo de 0ºC. No verão, que vai de julho a agosto, as temperaturas sobem um pouco, variando entre 20 e 35ºC.

As maiores variações de temperaturas, no entanto, ocorrem nos meses de setembro, outubro, abril e maio. Enquanto as manhãs são nubladas, o sol abre durante as tardes e as temperaturas caem com a chegada da noite.

Hotéis/Onde ficar

O setor de hotelaria do Porto destaca-se, principalmente, por seu padrão de altíssima qualidade, onde o turista é tratado com individualidade, em contraposição às grandes cadeias de hotéis.

A maior concentração de hotéis e, portanto, melhor área para se hospedar, está justamente no centro do Porto. A maioria das opções de hospedagem estão localizadas nos arredores da Torre dos Clérigos e Praça da Liberdade.

Localizados nas proximidades do centro, outros dois locais bastante procurados são a Praça da Batalha e Mercado do Bolhão. Por outro lado, quem procura por mais tranquilidade, a zona da Praça da República também tem excelentes acomodações.

Há opções para todos os bolsos, sendo que alguns dos hotéis melhores avaliados no site Booking.com são o InPatio Guest House, Gran Cruz House, Zero Box Lodge, Eurostars Porto Douro, The Yeatman, Ribeira do Porto Hotel e Porto A.S. 1829 Hotel.

Onde ficar na cidade do Porto: Hotel InPatio Guest House
Hotéis na cidade do Porto: Hotel InPatio Guest House, uma das opções mais bem avaliadas nos sites de hospedagem

Além de hotéis, outra possibilidade de hospedagem cada vez mais popular são os aluguéis de apartamento. Também de acordo com o site Booking.com, as melhores opções são o MyStay Porto Bolhão, bnapartments Carregal, Your Opo Bolhão Apartments e RVA – Porto Central Flats.

Onde ficar na cidade do Porto: bnapartments Carregal
Apartamentos para aluguel na Cidade do Porto: bnapartments Carregal, hospedagem para quem quer um apartamento completo

Por fim, para quem pretende economizar na hospedagem, há várias opções de albergues e hostels. Entre as opções mais bem avaliadas estão o Gallery Hostel, Porto Lounge Hostel & Guesthouse, CATS Porto Hostel, Porto República Hostel & Suites, Yes! Porto Hostel e Garden House Hostel.

Onde ficar na Cidade do Porto: Gallery Hostel
Hostels na Cidade do Porto: Gallery Hostel, opção de hospedagem mais em conta

Onde comer

Na cidade do Porto é possível encontrar restaurantes para todos os gostos e orçamentos. O importante mesmo é não deixar de provar os pratos tradicionais. Ah, importante frisar que os restaurantes fecham cedo, por volta das 21h, portanto, não dá para se atrasar para o jantar.

Embora a gastronomia seja variada, o carro-chefe é o bacalhau e suas diversas preparações. Entretanto, as “Tripas à moda do Porto” também não ficam atrás. A “francesinha” sanduíche à base de carnes, linguiça, presunto, salsicha, coberto por queijo e molho também é outro clássico.

Prato típico da Cidade do Porto: Francesinha
Francesinha: prato típico português, originário da cidade do Porto

Um dos locais que reúne o maior número de restaurantes é a Ribeira. Entre os mais recomendados estão o Trigo de Cantos, Casa das Iscas, Bacchus Vini, Nova Adega S. Romao e Arco das Verdades.

O que fazer na cidade do Porto

Para você ficar sabendo o que fazer quando estiver no Porto, temos um guia com a principais atrações e pontos turísticos da cidade. Basta clicar aqui.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.