Ilha da Gigoia, o refúgio perfeito em plena cidade do Rio de Janeiro

Em plena Barra da Tijuca, a Ilha da Gigoia oferece cenários paradisíacos a quem visita a Cidade Maravilhosa e não tem tempo para as demais praias do litoral.

Quando falamos nas praias tranquilas e paradisíacas do estado do Rio de Janeiro, sempre nos vêm à mente Búzios, Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Paraty, entre outros nomes. E, se falássemos que a Barra da Tijuca, em plena capital carioca, guarda um segredinho muito bem guardado para quem quer fugir da muvuca? Sim, isso existe e é representado pela Ilha da Gigoia, lugar de energia boa e vibe muito positiva!

Ilha da Gigoia (RJ)
Ilha da Gigoia

Pitoresca, a Ilha da Gigoia vai te fazer achar que chegou a um verdadeiro universo paralelo! A falta de veículos motorizados, apesar de inserida em um bairro cheio deles, traz um alívio imediato para quem quer escapar da badalação e prefere a tranquilidade. O único barulho de motor que você vai ouvir é o dos barcos que fazem a travessia até lá ou dos passeios de jet ski. 

Onde fica a Ilha da Gigoia?

Mapa: Onde fica a Ilha da Gigoia (RJ)
Mapa: Onde fica a Ilha da Gigoia

Nem parece que estamos no Rio de Janeiro”! A Cidade Maravilhosa é linda, mas quem visita a Ilha da Gigoia parece se esquecer que ainda está em uma das maiores capitais brasileiras. A ilha está na Barra da Tijuca e pode ser alcançada somente por travessia de barco. 

Sobre a Ilha da Gigoia

A Ilha da Gigoia tem cerca de 3 mil habitantes, clima bucólico e a segurança que falta aos turistas das grandes capitais brasileiras. A região integra um arquipélago composto por dez ilhotas que vão desde a Lagoa de Marapendi até a Lagoa de Jacarepaguá, passando pela Lagoa da Tijuca. Sabe aquele movimento hipnóticos dos carros presente nas grandes cidades? Esqueça isso enquanto estiver na ilha!

O único trânsito que você vai precisar enfrentar é o de barcos, chalanas e jet skis. A ilha também é famosa pelo happy hour com visual imperdível e shows gostosos de artistas independentes. Em meia hora de caminhada, dá para conhecer a ilha toda, circulando por suas vielas que cortam casinhas típicas das cidades interioranas. Apesar de não haver policiamento, o turista encontra muita segurança e índices quase nulos de violência.

Tráfego de barcos na Ilha de Gigoia (RJ)Tráfego de barcos na Ilha de Gigoia (RJ)
Tráfego de barcos na Ilha de Gigoia

Não é à toa que nomes dos esportes radicais, como o skatista Bob Burnquist fincou suas bases por lá e, de vez em quando, abre as portas de sua casa para receber shows e oficinas culturais. Mas, aqui vale um recado! Apesar de representar um tesouro muito bem guardado, as pessoas já a descobriram e o destino raramente fica vazio aos finais de semana. Portanto, procure chegar cedo ou reserve mesa nos restaurantes para não perder. 

Outra dica é passear por lá usando calçados baixos, roupas confortáveis e repelentes, especialmente se estender a visita até o final da tarde. Assim, pode passear à vontade pelas ruas sem calçamento. 

Feirinha na Ilha da Gigoia (RJ)
Feirinha na Ilha

Como chegar à Ilha da Gigoia?

Como a Ilha da Gigoia está em plena Cidade Maravilhosa, obviamente, os caminhos até lá ficam muito mais fáceis! Se estiver hospedado na Zona Sul, o caminho é um pouco mais longo e você precisará cruzar boa parte da costa carioca até a Zona Oeste. Mas, se por outro lado, tiver optado por um hotel na Barra, o trajeto é feito em dois tempos! Basta seguir até o Barra Point (se estiver de carro) ou até a estação Jardim Oceânico (de BRT ou metrô). 

O acesso à Ilha fica na Av. Armando Lombardi, perto do número 350, entrando pela rua entre uma unidade da Unimed e um posto de gasolina (vide mapa abaixo). As balsas que levam até a Ilha da Gigoia saem de um ponto que está bem no final da rua. A travessia é bem rápida e raramente leva mais de dez minutos. Você pode negociar com o barqueiro a descida tanto na entrada da ilha quanto em um restaurante específico.

Normalmente, a travessia custa até R$ 5,00 por trecho, mas dá para fazer um passeio completo pelos arredores se pagar um pouquinho a mais. Afinal, não dá para perder o passeio que te permite conhecer as ilhas vizinhas e tirar fotos belíssimas dos mangues e animais silvestres. Na hora de voltar, basta ir até um dos decks da ilha e esperar pelo barco que te leva de volta à Barra. 

O que fazer na Ilha da Gigoia?

A Ilha da Gigoia, em si, pode ser conhecida em meia hora, mas não custa perder um pouco mais de tempo para dar mais atenção aos detalhes. Vale a pena curtir melhor os cantinhos pitorescos e charmosos da Ilha, esquecendo-se que está em uma das maiores metrópoles do país. Se você gosta de esportes, encontra bike aquática, passeios de SUP (Stand Up Paddle), wakeboard, jet ski e flyboard para explorar a região.

Com mais dinheiro no bolso e amigos para dividir os custos, que tal alugar uma lancha para um passeio até a Barra? A casa Porto de Luz, na Ilha da Pesquisa, é o destino de quem quer ainda mais relaxamento para o corpo e mente. Por lá, é possível participar de terapias, aulas e workshops de meditação, massagem, reiki e outros tratamentos. Mas, se a opção é não fazer nada mesmo, curta o visual a partir de um dos vários bares da ilha. 

Lanchas para aluguel, na Ilha da Gigoia (RJ)
Aos que topam gastar um pouco mais, o aluguel de lanchas é uma opção para conhecer a ilha

Bares e restaurantes na Ilha da Gigoia

Os bares e restaurantes são uma atração a parte da Ilha da Gigoia e a maior parte deles está ao redor da ilha, com vista para a lagoa. Muitos oferecem música ao vivo e shows de artistas locais. 

Bares e restaurantes na Ilha da Gigoia (RJ)
Os bares e restaurantes na Ilha da Gigoia são um grande atrativo da localidade
  • Cais Bar: lugar certo para provar canudinhos de camarão, cervejas geladas e outros pratos deliciosos. O bar ainda tem uma piscina que pode ser usada pelos clientes mediante pagamento de taxas adicionais.  End: Alameda Dos Ingás, 190. Tel: (21) 2495-6532
  • Deck Bar: cantinho especial com deck bem em frente ao canal. End: Alameda dos Ingás, 190 B.  Tel: (21) 3738-0935
  • Bar do Cícero: um dos mais famosos da ilha, fica na Ilha Primeira, em frente à Gigoia. Lotado nos finais de semana, é conhecido pelos pratos à base de frutos do mar. Vale como ponto de chegada ou para finalizar a volta pela ilha. End: Marina das Estrelas 1, Ilha Primeira. Tel: (21) 2493-8053.
  • Laguna: restaurante para quem está com orçamento mais tranquilo, é especializado em frutos do mar e é mais sofisticado que o Cícero. End: Ilha da Gigoia 34.Tel: (21) 2495-1229. 
  • Bar Caiçara: comida boa, bebida gelada e shows frequentes de rock e reggae para receber o pôr do sol. End: Ilha da Gigoia, 170. Tel: (21) 2484-7983. 
  • Gigoia Bistrô: famoso pelos hambúrgueres artesanais. End: Rua Doutor Sebastião de Aquino. Tel: (21) 98097-6250
  • Pizzaria Alla Pergola: pizza a lenha harmonizada com taças de vinho. End: Ilha da Gigoia, 11, Barra da Tijuca. Tel: (21) 3139-3090 / (21) 8666-3090.

Pousadas na Ilha da Gigoia?

Apesar de pertinho da Barra, por que não passar uma noite ou o final de semana na Ilha da Gigoia? Assim, você terá mais tempo para curtir os cafés, bares, além de praticar esportes aquáticos e visitar os arredores da ilha. Quer ver as pousadas na Ilha da Gigoia

Pousada Barra Eco Boutique

A pousada fica a dois minutos de travessia e é super bem avaliada por sites especializados. Oferece TV, WiFi e café da manhã bem pertinho do Bar do Cícero.

Pousadas na Ilha da Gigoia (RJ): Pousada Barra Eco Boutique
Pousada Barra Eco Boutique

Pousada Oasis do Barral

Econômica e charmosa, a Pousada Oasis do Barral oferece quartos com TV a cabo, ar condicionado e banheiro. Os hóspedes ainda desfrutam de café da manhã, internet e recepção 24h.

Pousadas na Ilha da Gigoia (RJ): Pousada Oásis do Barral
Pousada Oásis do Barral

Pousadinha da Barra

Oferece piscina, wi-fi gratuito, churrasqueira, lounge e, de quebra, ainda é pet friendly. As acomodações dispõem de banheiro privativo e TV. Algumas ainda têm vista para a piscina ou a montanha.

Pousadas na Ilha da Gigoia (RJ): Pousadinha da Barra
Pousadinha da Barra

Pousada Miami

A Pousada Miami oferece quartos com TV a cabo, climatização, frigobar e banheiro privativo.

Pousadas na Ilha da Gigoia (RJ): Pousada Miami
Pousada Miami

Pousada Barra da Tijuca

Fica na Ilha Primeira e também bem próxima ao Bar do Cícero. Oferece Wi-fi e café da manhã, além de suítes com ar condicionado e TV. Algumas acomodações dispõem ainda de área de estar, sacada ou varanda térrea.

Pousadas na Ilha da Gigoia (RJ): Pousada Barra da Tijuca
Pousada Barra da Tijuca

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.