Mantendo suas roupas limpas durante viagens

O que fazer com suas roupas durante uma viagem? Saiba como manter suas roupas limpas durante viagens longas

0

Para quem vai viajar durante longos períodos do tempo, é importante saber o que fazer para manter suas roupas limpas. Assim, é possível evitar levar grandes quantidades de peças que acabam ocupando o espaço das lembranças que você poderia trazer para casa.

Vamos mostrar algumas dicas para você não precisar se preocupar com a falta do que vestir enquanto estiver em viagem.

Planeje seu roteiro

Principalmente no caso de viagens longas em que você vai passar por muitas cidades, é muito importante que você planeje seu roteiro para estar sempre com suas roupas limpas e prontas para usar.

Tenha em mente que caso precise lavar peças de roupas você mesmo, é bom deixar para lavar em uma cidade em que você vá passar mais tempo. Assim, haverá mais tempo para secagem, e você evitará de guardar roupas molhadas na mala.

Caso o tempo seja curto e não tenha certeza se consegue lavar e secar as peças a tempo, talvez a melhor opção para você seja procurar uma lavanderia. Uma boa pesquisa de estabelecimento antes de viajar vai ajudar a economizar.

A depender do tipo de roupa, algumas empresas conseguem entregar a peça limpa e seca no mesmo dia.

Uma opção muito prática que você pode adotar em viagens longas e com muitos pontos de parada é alugar apartamentos ou casas por alguns dias utilizando o Airbnb, por exemplo.

Escolha opções com área para lavar roupas, e preferencialmente com máquinas de lavar e de secar. Assim você pode aproveitar os dias de hospedagem para lavar todas as suas roupas e então continuar sua viagem.

Fazendo as malas

Roupas

Opte sempre que possível por levar roupas que não amassem e que sequem fácil. Materiais sintéticos, como dry fit, poliéster, poliamida e acrílico são recomendados.

Muito provavelmente você vai levar roupas feitas de outros tecidos. Nesse caso lembre-se de que roupas mais leves geralmente secam mais rápido. Mas sempre é bom levar algumas mudas de tecido de secagem rápida para eventualidades.

Em lugares de clima frio uma boa dica é se vestir em camadas. As camadas interiores vão precisar ser lavadas com mais frequência, enquanto as mais externas vão se sujar bem menos.

Tendo isso em vista, você pode utilizar peças de material sintético nas camadas mais internas, e deixar as mais externas para vestir aquela roupa que você tanto gosta, mas que não tem uma secagem tão rápida.

Itens recomendados

Para facilitar a lavagem de suas roupas, você pode levar alguns itens simples, que não ocupam muito espaço na mala e que vão te ajudar bastante:

  • Cabides portáteis: os cabides vão servir para secar suas roupas, e ainda deixarão a peça mais fácil de passar
  • Tampa para ralo de pia: caso você deseje lavar uma quantidade maior de peças na pia
  • Sabão: líquido ou em barra. Pode ser substituído por Shampoo. Você ainda pode usar condicionador como amaciante
  • Varal: caso esteja acampando é importante levar um varal ou uma corda para pendurar suas roupas para secar ao tempo
  • Sacos para separar roupa suja de roupa limpa na mala

Dicas para secagem

– Para secar as roupas em lugares fechados, como quartos de hotéis, pendure-as perto de um ventilador e de saídas de ar. É importante deixar o ar circulando no ambiente para que a secagem seja mais rápida

– Sempre retire o máximo da água acumulada no tecido. Para isso, coloque a peça de roupa sobre uma toalha seca e vá enrolando e pressionando-a ao redor do tecido para que a toalha absorva a água da peça.

– Se estiver com pressa e sua roupa não estiver totalmente seca, você pode utilizar um ferro de passar roupa, passando-o sobre aquelas partes que ainda estiverem úmidas

– Caso esteja em um local de clima frio, geralmente os quartos têm aquecedores. Você pode colocar suas roupas para secar sobre radiadores como o mostrado abaixo

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.