Exclusiva, Descolada e Linda: Conheça a Praia de Joatinga, no Rio

Localizada entre as charmosas São Conrado e Barra da Tijuca, Joatinga atrai por sua exclusividade e ar despojado.

- Tempo de leitura: 5 minutos -

Você está passeando pela praia e, de repente, dá de cara com um artista global! Ou, ainda, com um surfista campeão descansando das competições. Essas possibilidades não são tão remotas se seu destino for a exclusiva Praia da Joatinga, no Rio de Janeiro. Tida como uma das praias selvagens do estado, não é de acesso tão fácil quanto as badaladas vizinhas, mas cada metro percorrido vale a pena! Conheça Joatinga, o pequeno paraíso descolado na zona oeste carioca! 

Praia de Joatinga, no Rio de Janeiro
Praia de Joatinga, no Rio de Janeiro

A Praia de Joatinga é o reduto do surf, de gente bonita que adora dar um passeio com o pet e de jovens baladeiros. Localizada dentro de um condomínio do requintado bairro do Joá, a praia é apelidada de “caribe carioca”. E não é para menos! A pequena faixa de areias brancas e o mar azul atraem quem curte frescobol e a famosa “altinha”, um tipo de futevôlei. Sua extensão tem menos de 300m, não é acessível em dias de maré alta e, para chegar lá, é preciso fazer uma pequena trilha com grau leve de dificuldade

Surf na Praia de Joatinga, no Rio de Janeiro
A Praia de Joatinga costuma atrair muitos surfistas

Falamos, lá no começo, que não é difícil se deparar com artistas e surfistas conhecidos. Isso é comum pelo fato de que a praia é um pouco mais isolada, proporcionando maior segurança e privacidade. Tanto que a “altinha”, permitida somente a partir das 17h em outras praias, começa mais cedo na Joatinga por não ter fiscalização. O ar de exclusividade é reforçado pela pouca infraestrutura, isto é, não há tantos restaurantes por lá. 

Durante o verão, o visitante até encontra algumas barracas e aluguel de cadeiras ou guarda-sol. Para evitar problemas, o bom é levar seu próprio lanche e cadeira. Ou, ainda, fazer uma “boquinha” no X do Gomes, food truck instalado no Mirante.

Barracas na Praia de Joatinga, no Rio de Janeiro
Durante o verão é possível encontrar barracas e cadeiras para alugar

Onde fica a Praia de Joatinga?

Mapa: Onde fica a Praia de Joatinga
Mapa: Onde fica a Praia de Joatinga

A Praia de Joatinga fica na zona Oeste do Rio de Janeiro, entre São Conrado e a Barra da Tijuca. Mesmo estando dentro de um condomínio do Joá, o acesso é livre para o público

Quando ir para a Praia de Joatinga?

O primeiro ponto a observar é a tábua de marés, pois quando a mesma está alta, o mar cobre toda a faixa de areia. Daí, a praia praticamente some, impossibilitando a visita. Aos finais de semana, especialmente no verão, o ideal é chegar bem cedo para conseguir uma vaga para estacionar. E quando falamos cedo, é cedo mesmo, antes das 8h! A falta de vagas é tanta que as pessoas param seus carros em áreas proibidas dentro do condomínio e acabam multadas. Quer uma dica, então? Ir durante a semana, quando a praia fica mais vazia! 

Se a intenção for tomar um bom banho de sol, é bom chegar à praia até às 14h, pois a partir daí, o sol se esconde atrás do costão rochoso. Os mirantes são um ponto alto da Joatinga, inclusive, do Mirante Ricardo Menescal, onde os carros são estacionados, já dá para avistar a praia antes de chegar até ela. Ao longo da trilha que leva até Joatinga, vale parar em cada mirante natural e observá-la de vários ângulos.

Vista do Mirante Ricardo Menescal, na Praia de Joatinga
Vista do Mirante Ricardo Menescal

Como chegar à Praia de Joatinga?

Dá para chegar à Praia de Joatinga de ônibus e carro. Na primeira opção, basta pegar linhas como a 557 (Rio das Pedras – Copacabana) e 332, que passam em frente ao condomínio que dá acesso à praia. Ao descer, precisa seguir um caminho de, aproximadamente, 1 km. 

Se estiver de carro, é só entrar no condomínio pela Pascoal Segreto (ao avistar a placa SAJO – Sociedade dos Amigos da Joatinga) depois de seguir pela Estrada do Joá. Para quem vem da Barra, basta entrar na segunda rua à direita ao seguir pela estrada do Joá. Já quem parte de São Conrado deve entrar na terceira rua à direita. 

A chegada a Joatinga se dá por uma escada situada na rua Sargento José da Silva, onde fica o estacionamento com apenas 60 vagas (por isso, importante chegar cedo). Mas, para chegar ao final, é necessário terminar a trilha com algumas pedras e trechos um pouco mais íngremes. O nível é leve e mesmo crianças conseguem fazê-la, até porque o trecho não leva mais de dez minutos. Aliás, elas ainda ganham de brinde uma pequena piscina que se forma no canto direito da praia. 

Trecho da trilha de acesso à Praia de Joatinga
Trecho da trilha de acesso à Praia de Joatinga

Em tempo, a maior parte da trilha é asfaltada, mas ainda restam alguns pontos passando por pedras, o que torna o caminho escorregadio. Então, atenção redobrada! Para ajudar na caminhada, um ponto de referência é o Clube Costa Brava, ao lado da Joatinga.  

Vem cá, tem tubarão na Praia da Joatinga?

Em 2003, “bombou” a notícia sobre um tubarão morto na Praia da Joatinga. Em 2018, mais uma vez, um desses “peixinhos” foram vistos por lá. E aí, tem tubarão na Praia da Joatinga? Sim, há milhões de anos, pois a região da Barra é saída do canal da Joatinga, fonte de material orgânico atrativo para peixes que, por sua vez, são comida do que? Tubarões! Outro ponto que favorece o aparecimento é a proximidade das ilhas que oferecem abrigo e alimento à vida marinha. A verdade é que não existem relatos de ataques no Rio de Janeiro desde a década de 40! Portanto, é necessário cuidado para não espalhar informações tendenciosas! Apenas, fique atento aos avisos de salva vidas e sinalizações para evitar acidentes!

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.