Encante-se pela Praia de Figueira, em Arraial do Cabo!

Onde fica a Praia da Figueira, o que fazer, onde ficar e mais informações sobre o belo recanto no litoral fluminense.

O litoral carioca é cheio de belos cenários que encantam aos olhos de quem passa por lá! A Praia da Figueira, em Arraial do Cabo, é uma dessas gratas surpresas, especialmente para quem gosta de esportes marítimos. Conheça um pouco mais sobre esse cantinho no litoral carioca, onde ficar, como chegar e encante-se com a bela Praia da Figueira! 

Onde fica a Praia da Figueira?

Mapa: Onde fica a Praia de Figueira
Mapa: Onde fica a Praia de Figueirarj

Está localizada no distrito de mesmo nome, bairro a 30 minutos do centro de Arraial do Cabo, Rio de Janeiro. A região é uma continuação da Praia Grande, na restinga da Massambaba, e conta com, nada menos, que 25km de praias no município. As areias brancas e mar agitado são convidativas para surfistas e pescadores. 

E como chegar à Praia da Figueira? O acesso ao local se dá por ruas de terra em meio a residências, pela estrada próxima ao posto da Polícia Federal no trevo de Arraial. O mar ladeado pelas areias branquíssimas divide espaço com uma lagoa de águas cristalinas, em um ambiente eleito um dos melhores lugares para a prática do kitesurfe da região. 

O que fazer na Praia da Figueira?

A Praia da Figueira está na região da Restinga da Massambaba, conhecida por dividir o mar da Lagoa de Araruama. Nela, estão englobadas Arraial do Cabo, Araruama e Saquarema, onde o turista pode avistar restingas, salinas, brejos, mangues, lagos e lagoas. Bonita e de mar aberto, tem ondas fortes ideais para os amantes do surfe. 

O que fazer na Praia de Figueira, em Arraial do Cabo: Restinga de Massambaba
Restinga de Massambaba

No bairro tranquilo de Figueira, visite a Igreja de São Pedro. Os lagos da Figueira e de Massambaba valem a visita. Todos pertencem à Lagoa de Araruama, cuja extensão de 60% fica dentro de Arraial do Cabo.

O que fazer na Praia de Figueira, em Arraial do Cabo: Igreja de São Pedro
Igreja de São Pedro

Trata-se da maior fonte de recursos naturais da região e, às suas margens, abriga salinas. A Lagoa de Araruama é formada pelas lagoas de Pernambuca, Vermelha e Pitanguinhas, contendo 220km de área. Muito usada como raia para os esportes náuticos, banha os municípios de Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande e Cabo Frio.

O que fazer na Praia de Figueira, em Arraial do Cabo: Lagoa da Araruama
Lagoa da Araruama

Por conta do histórico recente de poluição da lagoa, vale a pena acompanhar notícias atualizadas sobre a qualidade da água para o banho. No momento em que este artigo está sendo publicado, a Lagoa de Araruama encontra-se imprópria para o banho em alguns de seus trechos.

Onde ficar na Praia da Figueira

Pousada Varandas ao Mar: oferece vista para o mar, piscinas para adultos e crianças, bar da piscina, além de quartos com banheiro e ar condicionado

Pousadas na Praia de Figueira, em Arraial do Cabo: Pousada Varandas ao Mar
Pousada Varandas ao Mar, em Arraial do Cabo

Pousada Caravela: oferece WiFi, estacionamento gratuito, quartos com ventilador, banheiro e TV a cabo

Pousadas na Praia de Figueira, em Arraial do Cabo: Pousada Caravela
Pousada Caravela

Thetis Hotel Pousada: oferece piscina externa, sauna, WiFi gratuito e área para churrasco. 

Pousadas na Praia de Figueira, em Arraial do Cabo: Thetis Hotel Pousada
Thetis Hotel Pousada

Thalassa Pousada: possui terraço com vista para o mar, quartos climatizados com ar condicionado ou ventilador e café da manhã

Pousadas na Praia de Figueira, em Arraial do Cabo: Thalassa Pousada
Thalassa Pousada

Onde comer na Praia da Figueira?

Restaurante do Silas: restaurante de comida caseira, oferecendo almoço, jantar e petiscos. Endereço: Av. Pedro Francisco Sanches, 38 – Parque das Garças – Figueira

Dicas para visitar a região

  • Evite viajar para a região entre dezembro e março, considerado período de alta temporada. A cidade fica cheia, com trânsito ruim e preços muito mais altos 
  • Saia cedo para as praias, aumentando suas chances de estacionamento
  • Aproveite os passeios de barco vendidos pela infinidade de agências espalhadas pela cidade

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Especial: Viagem com segurança durante a pandemia