Conheça 10 importantes festas típicas da Região Sul do Brasil

A região é fortemente influenciada pelos imigrantes europeus, traços que podem ser facilmente vistos através das festas típicas.

O sul do Brasil é conhecido pela forte influência dos imigrantes europeus e, consequentemente, grande pluralidade cultural. Composta por três estados (Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina), tem considerável desenvolvimento econômico, além de culinária e arquitetura bastante características. A rica e variada tradição folclórica é muito bem representada por 10 importantes festas típicas da Região Sul do Brasil.

Segundo dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Região Sul do Brasil tem população estimada de 29,6 milhões de habitantes. A pluralidade cultural advém dos imigrantes europeus que começaram a chegar ao Brasil no fim do século XIX. Espanhóis, alemães, italianos, poloneses, ucranianos, portugueses, dentre outros se juntaram aos negros e índios para construir uma região única. 

Além da economia baseada na pequena propriedade rural de policultura, a região Sul se viu diante de elementos culturais de suma importância, tais quais arquitetura, música, literatura, culinária, danças e celebrações. Por isso, as 10 importantes festas populares da Região Sul do Brasil contam muito da história e características desse povo, conforme pode ser visto a partir de agora. 

Festas populares da Região Sul do Brasil

Paraná

Festa do Carneiro no Buraco

Festas típicas da Região Sul do Brasil: Festa do Carneiro no Buraco
Festa do Carneiro no Buraco

A Festa do Carneiro no Buraco é um dos principais atrativos da cidade de Campo Mourão, no interior paranaense. O carneiro no buraco, em si, é um prato típico na região, motivo pelo qual a festividade com três dias de duração busca passar a receita para novas gerações. Anualmente, são cerca de 150 mil pessoas que se reúnem para assistir a shows, exposições, feiras de agricultura familiar, leilões e, claro, muitas opções gastronômicas. O evento acontece sempre no segundo final de semana de julho.

Festival da Primavera

Festas típicas da Região Sul do Brasil: Haru Matsuri (Festival da Primavera)
Haru Matsuri, festival que celebra a herança japonesa

O Festival da Primavera, ou Haru Matsuri, celebrado em Curitiba, é uma herança dos colonizadores japoneses para celebrar a chegada da primavera. 

Festa do Leitão Fogo de Chão

Festas típicas da Região Sul do Brasil: Festa do Leitão Fogo de Chão
Festa do Leitão Fogo de Chão

Uma das festas mais populares da região, a Festa do Leitão Fogo de Chão oficializa o leitão como prato típico da Festa da Padroeira Nossa Senhora de Fátima. Além de celebrar a padroeira do município de Serranópolis do Iguaçu, a festa promove, em fevereiro, os valores e tradições locais. 


Santa Catarina

Oktoberfest

Festas típicas da Região Sul do Brasil: Oktoberfest, na cidade de Blumenau
Oktoberfest, na cidade de Blumenau

Festa de origem alemã, a Oktoberfest é uma tradicional celebração à cerveja. Anualmente, o evento atrai milhares de turistas no mês de outubro, lotando a cidade de Blumenau e os municípios vizinhos.

Marejada

Festas típicas da Região Sul do Brasil: Marejada
Marejada

A marejada é uma festa popular da cidade de Itajaí que acontece desde 1987. O evento reúne apresentações que remetem ao mar. A influência marítima interfere na culinária, exposições e apresentações que podem ser presenciadas durante a festa.

Festa Nacional do Pinhão

Festas típicas da Região Sul do Brasil: Festa Nacional do Pinhão
Festa Nacional do Pinhão

A Festa Nacional do Pinhão acontece no final de maio na cidade de Lages. A primeira edição foi realizada na década de 80 e, atualmente, atrai mais de 250 mil pessoas em busca de gastronomia e cultural. O evento cujo símbolo é a Gralha Azul é considerado como a maior festa tradicionalista do Brasil


Rio Grande do Sul

Festa da Uva

Festas típicas da Região Sul do Brasil: Festa da Uva, em Caxias do Sul
Festa da Uva, em Caxias do Sul

A Festa da Uva celebra as tradições dos primeiros imigrantes italianos e ocorre em cidades do interior do Rio Grande do Sul. A primeira delas aconteceu no ano de 1931, em Caxias do Sul, um dos maiores produtores vinícolas do país. Como a maior parte das uvas do estado vem de lá, a cidade quis celebrar a fatura realizando uma festa. A celebração acontece anualmente, exceto pelo hiato de 13 anos em razão da Segunda Guerra Mundial. 

Hoje, o evento é incrementado com a apresentação de carros alegóricos, além de concursos e comercialização de comidas típicas. Além disso, há a tradicional eleição de soberanas e embaixatrizes da Festa da Uva.

Nossa Senhora dos Navegantes

Festas típicas da Região Sul do Brasil: Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Florianópolis
Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Florianópolis

Mais uma herança portuguesa, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é realizada no dia 2 de fevereiro. Em Porto Alegre, centenas de barcos partem das margens do Rio Guaíba, em uma procissão constituída por milhares de fiéis que também segue por terra, levando a imagem da padroeira ao Santuário. A celebração também é realizada em Santa Catarina, anualmente. 

Semana Farroupilha

Festas típicas da Região Sul do Brasil: Comemorações da Semana Farroupilha
Comemorações da Semana Farroupilha

A Semana Farroupilha é um evento característico da cultura gaúcha comemorado de 13 a 20 de setembro. O intuito é imortalizar o começo da Revolução Farroupilha, a mais longa revolução já ocorrida no Brasil. A Semana Farroupilha é sediada em parques nos quais os gaúchos realizam shows e desfiles, sempre caracterizados pelos trajes típicos: mulheres com vestidos de prenda e homens de bombacha, lenço, guaiaca e chapéu.

Natal Luz 

Festas típicas da Região Sul do Brasil: Natal Luz, em Gramado
Natal Luz, em Gramado

O maior evento de Natal do mundo atrai, anualmente, mais de 2 milhões de turistas à cidade de Gramado, na Serra Gaúcha. O Natal Luz começa no início de novembro e se estende até os primeiros dias de janeiro, período no qual turistas assistem a belos espetáculos, como o Nativitaten e o Natalis, além das paradas no centro da cidade e admirar a decoração pelas ruas e prédios.

Você pode gostar também