12 Festas típicas da Bolívia para celebrar o ano todo!
Misturando tradições indígenas e cristãs, os festivais tradicionais bolivianos são uma maravilha de se ver.
Não é segredo que os bolivianos adoram uma boa festa. Graças à mistura de antigas culturas indígenas e tradições do catolicismo, o país é palco de uma grande variedade de festividades ao longo do ano. São festivais únicos e coloridos, experiências incríveis para qualquer viajante. Por isso, listamos as principais festas típicas da Bolívia para você programar sua viagem!
As celebrações na Bolívia vão do religioso e tradicional ao mais selvagem. Isso é resultado de uma cultura rica de história única. Afinal, o país tem indícios de ser habitado há, pelo menos, 20 mil anos, começando pelas civilizações Tiwanaku, Uru e Mollo, seguidas pelos sete reinos Aymara. Estes povos deixaram como herança um forte legado que, felizmente, ainda é celebrado nos dias atuais.
Desde a celebração do Ano Novo com base astrológica nas ruínas de antigas cidades incas, até cerimônias religiosas em homenagem a figuras sagradas, as festividades bolivianas são alegres e coloridas.
Adornadas em fantasias e máscaras, comunidades inteiras se reúnem para festejar e dançar, inclusive na rua. Assim, turistas e visitantes são bem-vindos para se juntar às festas tradicionais da Bolívia.
Festas típicas da Bolívia em cada período do ano
Janeiro
Feria de Alasitas
Realizada pouco antes do Carnaval, a Feria de las Alasitas é realizada em La Paz para homenagear Ekeko, o deus Aymara da abundância. A festa dura um mês, ao longo do qual os habitantes locais presenteiam a divindade com miniaturas. A crença é de que ela traga sorte e felicidade para seus devotos.
Fevereiro
Virgen de la Candelaria, Copacabana
Anualmente, dos dias 2 a 5 de fevereiro, milhares de bolivianos, turistas e visitantes fazem a peregrinação às margens do Lago Titicaca para homenagear a Virgen de la Candelaria, Padroeira da Bolívia.
A caminhada da fé também segue para a vizinha vila de Copacabana e, nas festividades que duram três dias, os devotos também promovem procissões e orações.
Mesclando as tradicionais crenças católicas com as antigas tradições andinas, a celebração à Virgen de la Candelaria Copacabana também tem deliciosas comidas típicas servidas pelos peregrinos nas ruas.
Carnaval de Oruro
A tranquila cidade de Oruro, no vasto altiplano boliviano, irrompe em um intenso festival celebrado anualmente, em fevereiro ou março. Estamos falando do famoso Carnaval de Oruro, que começa no sábado que antecede a quarta-feira de cinzas.
O festival único atrai gente do mundo inteiro em busca das incansáveis festas cheias de danças folclóricas espetaculares, trajes extravagantes, belos artesanatos e música animada.
Março
Pujllay de Tarabuco
O Pujllay, ou Pukllay, é uma série de celebrações tradicionais andinas, também chamadas de Carnaval. A palavra vem da língua quéchua que significa “jogar”.
Na cidade de Tarabuco, a cerca de 65 km de Sucre, acontece o Pujllay de Tarabuco, festa de dois dias que começa no segundo domingo de março. A celebração homenageia a batalha do povo Yampara pela independência do domínio espanhol, ocorrida em 12 de março de 1816.
Reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, a festa vibrante conta com apresentações da dança Ayarichi, tradicional dos Yampara. Lembrando que a cidade também é famosa por seu belo mercado ao ar livre.
Semana Santa
Ainda que a Semana Santa seja um feriado cristão celebrado em toda a América Latina, na Bolívia, é cheio de comida, música, dança e procissões.
O ponto alto vem com o Domingo de Ramos, quando enormes desfiles passam pelas ruas, espalhando palmeiras pelo chão. Na quinta-feira da semana seguinte, igrejas e catedrais abrem suas portas ao público, grande oportunidade para conhecer os interiores lindamente decorados.
A Sexta-feira Santa é marcada pela deliciosa refeição de 12 pratos apreciada por todos os devotos, compartilhada com familiares e amigos. A festa termina na madrugada do domingo de Páscoa, momento em que os seguidores oram e dão graças a Deus.
Maio
Fiesta del Gran Poder
A Fiesta del Gran Poder é uma celebração religiosa em homenagem ao Señor del Gran Poder, Jesus Cristo. O festival apresenta milhares de dançarinos desfilando pelas ruas de La Paz, exibindo seus trajes coloridos e máscaras enquanto são aplaudidos pela multidão. É considerado o maior de todos os festivais religiosos na Bolívia.
Junho
Ano Novo Aymara
Um dos maiores eventos do calendário boliviano é o Ano Novo Aymara. Celebrado no dia 21 de junho, o feriado nacional homenageia os Aymara, povo que habita o oeste da Bolívia e sul do Peru. Por coincidir com o solstício de inverno, o feriado marca o início do ano Aymara.
Festival San Juan
O Festival de San Juan Batista é equivalente ao nosso Dia de São João, só que comemorado no dia 23 de junho.
De origem católica, é tradicionalmente conhecido pelas grandes fogueiras que queimam aquilo que não é mais necessário, além das caminhadas sobre o fogo. Hoje, por questões de segurança, as fogueiras não são tão comuns no país, os bolivianos comemoram com fogos de artifício.
Também acendem churrasqueiras para cozinhar alimentos que, depois, compartilham com os membros da comunidade.
Agosto
Festival Urkupiña
O Festival de Urkupiña é uma celebração realizada na pequena cidade de Quillacollo. Dedicada ao Pachamama e à Virgem Maria, mistura tradições católicas e indígenas. Anualmente, atrai milhares de visitantes que participam das peregrinações sagradas e cerimônias solenes.
Danças folclóricas, trajes coloridos, música andina e saborosa culinária local são alguns dos motivos pelos quais Urkupiña é um dos festivais mais queridos do país.
Setembro
Festival Virgen de Guadalupe
Na primeira quinzena de setembro, a serena cidade de Sucre se transforma com o Festival a Virgen de Guadalupe. A festa tem danças ininterruptas, música alegre, comida deliciosa e trajes elaborados, tudo em homenagem à padroeira da capital boliviana.
Novembro
Todos os Santos
Também combinando tradição indígena e crenças católicas, o feriado de Todos os Santos, ou Dia de Todos os Santos, acontece no dia 1 de novembro. É o dia no qual as famílias bolivianas se reúnem para dar as boas-vindas aos mortos que retornam.
Dezembro
Natal
O Natal, ou Navidad, na Bolívia combina o melhor das celebrações religiosas tradicionais e festividades ocidentais. Como resultado, temos um feriado profundamente significativo e extremamente divertido.
Gostou de conhecer as festas típicas da Bolívia? Aproveite que está no nosso site e confira, também, 7 festas populares do Amazonas e os 11 festivais tradicionais da Rússia.