11 festas tradicionais da Rússia para conhecer mais sobre o país

As tradicionais festas russas contam muito da alegria e cultura do país, resgatando raízes diversas de sua história.

Os russos são conhecidos como um povo alegre e barulhento. Como não poderia deixar de ser, suas tradições integram a colorida cultura que atrai milhões de visitantes ao país todos os anos. Sem dúvida, as festividades representam bem esse espírito, celebrando tanto feriados pagãos quanto os religiosos, a exemplo do Natal e Páscoa. Conheça, a seguir, as incríveis 11 festas tradicionais da Rússia para incentivar sua viagem.      

O calendário de feriados na Rússia é bem sortido e traz influências variáveis. O Maslenitsa, por exemplo, tem raízes no paganismo e é uma tradição milenar passada de geração em geração. 

Os feriados russos também incluem celebrações bem pitorescas, como o Dia do Cosmonauta e o Dia do Protetor da Pátria Mãe. A longa lista de tradições russas envolve ainda costumes emocionantes e estranhos. Imagine um país que inclui banhos em água gelada como epifania à aparição de Ded Moroz (uma versão do Papai Noel) na véspera de Ano Novo! 

Bom, se visitar o país durante um destes eventos ou feriados, confira a lista das festas típicas da Rússia para entender as tradições e juntar-se à diversão! Afinal, se quiser conhecer o verdadeiro sabor da cultura da terra, precisará visitá-la durante a temporada de festivais. 

Festas tradicionais da Rússia para aproveitar

1 Ano Novo na Rússia

Ano Novo na Rússia
Ano Novo na Rússia

A maioria dos russos comemora o Ano Novo no dia 1º de janeiro, como o resto do mundo. Porém, há uma tradição antiga que celebra a data em 14 de janeiro, no chamado Velho Ano Novo ou Ano Novo Ortodoxo. 

Entre as cerimônias festivas, estão a iluminação da árvore do Ano Novo e a visita de Ded Moroz (ou Avô Frost), a versão russa do Papai Noel. A figura é tradicionalmente representada como um cavalheiro alto e esguio, vestido com trajes bordados. O velhinho elegante invariavelmente aparece nos cartões de Natal, desejando a todos um feliz ano novo. 

Além disso, o que os ocidentais chamariam de árvore de Natal, na Rússia, simboliza o Novo Ano. Como o primeiro ano novo russo antecede o Natal (na Rússia, ocorre em 7 de janeiro), a árvore homenageia os dois feriados. Sem dúvida, o Ano Novo é um dos festivais mais importantes da Rússia, celebrado em todo o país. 

Na Praça Vermelha, os presentes assistem aos incríveis fogos de artifício que acontecem à noite. Além disso, é impossível não sentir o clima de festa em cada região do país, através das festas, banquetes e festivais ao ar livre.

2 Natal 

Natal 
Ruas decoradas para o Natal na Rússia

Na Rússia, o Natal é celebrado no dia 7 de janeiro, de acordo com o calendário ortodoxo. Até porque o Ano Novo, comemorado antes, é uma espécie de começo para os próximos festivais. 

Entre as duas datas, as cidades são lindamente enfeitadas com decorações tradicionais. Cada ponte, parque e lugar público ganha uma bela iluminação. Eclipsado pelas celebrações do Ano Novo, a data acaba tendo menos destaque do que recebe em outras nações do Leste Europeu. Aliás, isso encontra raízes históricas! 

Durante grande parte do século XX, os russos não puderam celebrar publicamente o Natal, colocando a prática em segundo plano. Ainda assim, o Natal é uma época para visitar a família, assistir aos serviços religiosos e desfrutar das festividades. 

Atualmente, os russos estão fortalecendo seus laços religiosos, principalmente a ortodoxia, fazendo crescer o número de pessoas que celebram o Natal como um feriado religioso.

3 Sviatki

Sviatki
O mergulho em águas congelantes é tradição da Epifania ortodoxa

Sviatki, ou Svyatki, é o período que consiste entre os dias 7 e 19 de Janeiro, correspondentes ao Natal Ortodoxo e a Epifania, respectivamente. E por que ele é tão importante? 

Por um tempo, o Cristianismo foi suprimido na Rússia, junto com velhas tradições, como a adivinhação que, inclusive, antecedeu a adoção das crenças cristãs no país. Por isso, aos poucos, o Natal vem sendo valorizado como um momento especial para os cristãos. 

Na Epifania, russos mais devotos encerram o período religioso mergulhando nas águas geladas de um rio ou riacho. Segundo ele, as águas têm poderes mágicos e simbolizam o batismo de Jesus. Obviamente, as canções tradicionais não faltam. Caroling é uma das mais comuns, cantada por cantores fantasiados.

4 Maslenitsa

Maslenitsa
Comemoração da Maslenitsa

Maslenitsa é semelhante ao Mardis Gras da Rússia. A semana de Maslenitsa começou como um ritual pagão do sol e, desde então, foi absorvida pela religião ortodoxa oriental, servindo a muitos propósitos. Assim, sinaliza o fim do inverno e anuncia a chegada da primavera. Como parte das celebrações pré-quaresmais, a semana também é um momento de festa e diversão.

Nela, as crianças brincam, as avós preparam grandes pilhas de panquecas e as cidades realizam festivais durante os quais a efígie de “Lady Maslenitsa” é queimada. O ato tem o intuito de dar as boas-vindas à primavera e ao retorno do sol. Também marca os últimos dias consumindo leite e ovos. 

5 Reindeer Herder’s Festival

Reindeer Herder’s Festival
Reindeer Herder’s Festival

O Reindeer Herder’s é um dos festivais de inverno mais famosos da Rússia, testemunhado em cidades como Moscou ou São Petersburgo. Nele, é possível assistir a diversas corridas e também esquiar com a ajuda das renas. É apreciado por estudantes de fora do país e atrai a todos para participar de pequenas atividades. 

6 Páscoa

Páscoa
Os símbolos da Páscoa na Rússia são bem parecidos com os nossos

Os russos ortodoxos celebram a Páscoa de acordo com o calendário oriental, que pode ocorrer em abril ou maio. Os símbolos também são bem parecidos, com a presença dos ovos decorados e comidas especiais. 

Também é costume, entre os russos, limpar bem a casa neste feriado. Os atos começam na noite anterior ao feriado, com velas iluminando a igreja até o amanhecer e sinos anunciando a chegada da Páscoa.

Ovos de Páscoa e alimentos típicos, como já falado, são parte essencial dos costumes russos desse feriado. Os ovos eram vistos como símbolos de fertilidade durante os tempos pré-cristãos e, após a adoção do Cristianismo, passaram a representar a renovação. 

7 Festival da Máscara Dourada de Moscou

Festival da Máscara Dourada de Moscou
O Festival da Máscara Dourada é voltado para as artes teatrais

O Festival da Máscara Dourada de Moscou tem início em abril e dura quase dois meses, período no qual acontecem várias atividades artísticas, de óperas a baladas. 

8 Dia da Vitória

Dia da Vitória
Desfile no Dia da Vitória

A data de 9 de maio é dedicada ao Dia da Vitória, feriado que homenageia os militares e a participação da Rússia na Segunda Guerra Mundial. Basicamente, é um festival que envolve muitos sentimentos patrióticos ao destacar a vitória da União Soviética após a intensa luta contra o poder nazista. Logo, é amplamente comemorado pela unidade militar da Rússia. 

O dia incorpora uma série de tradições, como o famoso desfile militar na Praça Vermelha, no qual os soldados fazem questão de exibir seu poderio militar e disciplina, tanques de guerra e mísseis. 

O feriado também assiste à doação de flores aos veteranos, depósito de coroas nos memoriais de guerra e o hábito dos veteranos de usarem suas medalhas de guerra. Neste dia, a maioria dos negócios fecha, as pessoas vão a um desfile militar e assistem aos fogos de artifício.

9 Festival de Inverno da Rússia

Festival de Inverno da Rússia
O Festival de Inverno Russo envolve várias atividades relacionadas a essa estação do ano, como, por exemplo, a patinação no gelo

O inverno russo é conhecido por ser longo e rigoroso, o que, entretanto, não significa ser impossível de se divertir. Um exemplo disso é o Festival de Inverno da Rússia, que se estende de dezembro a janeiro. 

O maior festival do país tem festividades tanto na capital, Moscou, como em outras cidades que enfrentam o escuro invernal com eventos variados. A extensão do festival incorpora o Natal, Ano Novo e Svyatki.  

Há tanta coisa acontecendo que fica difícil escolher o que visitar. Por exemplo, em Moscou, os eventos no Parque Izmailovo e na Praça da Revolução trazem apresentações de música e dança tradicional russa, jogos, artesanato, comida e muito mais. Nas cidades do interior, vale dar uma pesquisada para escolher do que participar.  

10 Russian Name Days

Russian Name Days
O Dia do Nome é comemorado em homenagem a quem possui nome de santo

Enquanto algumas festas têm data marcada para acontecer, outras são vividas durante todo o ano em cada família. Os Russian Name Days, também chamados de Dia do Anjo, são um exemplo disso. 

A tradição tem origem cristã e faz parte da própria cultura russa. Quando uma pessoa leva o nome de um santo, tem a oportunidade de celebrar o dia designado para ele, além do aniversário, claro.

Outros países tinham a mesma tradição, mas aos poucos ela foi perdendo importância, de forma que o aniversário da pessoa é visto como o principal dia de comemoração. Na Hungria, no entanto, os dias do nome podem continuar a ser tão importantes quanto os aniversários.

11 Festival White Nights de São Petersburgo

Festival White Nights de São Petersburgo
O Scarlet Sails é o mais famoso evento do Festival, envolvendo queima de fogos, concertos musicais e um barco iluminado com velas vermelhas

Entre maio e julho, acontece o Festival White Nights de São Petersburgo. As casas de espetáculo ficam lotadas de gente querendo assistir aos melhores artistas russos. O Teatro Mariinsky merece menção especial pelos arranjos de 175 baladas e óperas. 

Em todos os cantos da cidade, artistas passam a noite entretendo o transeunte. O festival tem o propósito de fazer da música e da dança uma parte da cultura russa.

Então, o que achou das 11 festas tradicionais da Rússia? Forma interessante de conhecer um país tão grande, não é mesmo? 

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.