16 Doces típicos do Chile de dar água na boca!

A doceria chilena, assim como o restante de sua culinária, representa a cultura local e o povo andino, mostrando muito das influências sofridas ao longo da história.

0

Ah, os postres chilenos! Como se não bastasse a beleza do país andino, o Chile nos presenteia com gastronomia incrível, o que não deixa de fora, sem dúvida, a sua confeitaria. As sobremesas chilenas finalizam qualquer refeição principal com chave de ouro, além de fazer com que o turista mergulhe de cabeça na cultura local. Por isso, vale muito a pena conhecer 16 doces típicos do Chile de dar água na boca!

Além das belezas naturais, a procura pelos doces chilenos são uma bela e prazerosa justificativa para empreender um tour gastronômico de norte a sul no país.  Assim, fica fácil compreender as fortes influências andinas e espanholas que resultaram em uma confeitaria magnífica que encanta quem a prova.

Doces Típicos do Chile

1 Sémola con leche

Sémola con leche
Sémola con leche

À primeira vista, parece pudim de leite, mas apenas parece! Uma das sobremesas mais populares do Chile, a sémola con leche é feita com leite, casca de laranja, clara de ovo, canela, açúcar, baunilha e, logicamente, sémola. São muitos ingredientes, mas este postre, se bem feito, ganha uma textura delicada, cremosa e balanceada. A sémola con leche é encontrada em qualquer restaurante típico ou, ainda mais fácil, nos supermercados.

2 Alfajores Chilenos (Chilenitos)

Alfajores Chilenos (Chilenitos)
Alfajores chilenos

Assim como na Argentina, os alfajores também fazem o maior sucesso no Chile. Uma verdadeira bomba calórica, fica ótimo com chá ou café. A receita original leva doce de leite, então, se esta não for sua praia, melhor aventurar-se pelos sabores inusitados, como laranja, frutos vermelhos e até pimenta.

O doce é preparado com hojarascas, um tipo de bolacha, e depois recheado com doce de leite, claro. Existem variações na cobertura, como os enpolvados, aqueles cobertos com açúcar. Os chilenitos podem ser encontrados nos supermercados, onde são vendidos em pacotes sortidos.

3 Torta Mil Hojas

Torta Mil Hojas
Torta mil hojas

A torta mil hojas, ou torta de mil camadas, é um dos clássicos postres chilenos, sendo encontrado nos aniversários, confeitarias e restaurantes. As camadas são folhas preparadas com farinha de trigo ou biscoitos cream-cracker recheadas com doce de leite ou marmelada. Se não for muito chegado a frutas secas, pergunte qual é o recheio, pois muitos confeiteiros adicionam nozes.

4 Mote con huesillo

Mote con huesillo
Mote con huesillo

O mote con huesillo é o tipo de sobremesa que o viajante pode amar ou odiar!

5 Calzones rotos

Calzones rotos
Calzone rotos

Os calzones rotos são feitos de massa frita e polvilhados com açúcar. Normalmente, a sobremesa é servida no inverno e muito bem acompanhada por um chazinho. Também podem ser comprados em supermercados, ainda que sejam um pouco mais difíceis de ser encontrados.

6 Churros

Churros
Churros

Ok, os churros não são tipicamente chileno, mas sua forma de consumo é bem especial no país. Diferente do Brasil, a massa do churro chileno típico não tem recheio. Porém, há alguns churros rellenos vendidos na praia ou shoppings.

7 Torta tres leches

Torta tres leches
Torta tres leches

Tipo de bolo tradicionalmente latino americano, leva três tipo leite (leite, creme de leite e leite condensado) no seu preparo, daí o nome. O doce é coberto com merengue e ainda apresenta a variação chamada quatro leches, quando o confeiteiro acrescenta doce de leite à receita. Compre em supermercados, restaurantes e docerias, tanto a torta inteira quanto apenas um pedaço.

8 Cuchufli

Cuchufli
Cuchufli

Doce de massa fininha e macia, mais uma vez, feita com doce de leite. É tão suave que chega a derreter na boca! Você pode encontrar variedades banhadas em chocolate, sem recheio ou com massa mais crocante, como um beiju. Os doces vendidos no mercado parecem meio murchos para os padrões brasileiros, por isso, procure pelos vendidos na praia, um pouco mais crocantes.

9 Manjar

Manjar
Manjar chileno

Ainda que não seja uma exclusividade chilena, vale provar por ser diferente do brasileiro e argentino. Assim como os demais desta lista, é facilmente encontrado nos supermercados e vendido por marcas diversas.

10 Kuchen

Kuchen
Kuchen chileno

O kuchen tem origem alemã, mas é muito popular no Chile, especialmente no momento do once, o equivalente ao café da tarde brasileiro. Entre os sabores, estão de maçã, morango e frutas vermelhas. Os mais gostosos são encontrados em Frutillar, na região sul do país. A propósito, uma curiosidade: quanto mais se viaja para o Sul, mais próximo à colonização alemã o turista fica.

11 Leche nevada

Leche nevada
Leche nevada

Mais um doce com base de leite, só que coberto por merengue. Aliás, é justamente a sobreposição com aspecto de nuvem que dá nome ao doce. Por ser uma sobremesa caseira, é dificilmente encontrada em comércios, exceto no cardápio de algum restaurante típico.

12 Leche asada

Leche asada
Leche asada

Outro doce parecido com o nosso pudim de leite, porém com sabor bem distinto, inclusive por não haver a adição de leite condensado. Assim como a leche nevada, é uma receita caseira, logo, só deve ser encontrado em restaurantes.

13 Palmeras

Palmeras
Palmeras

Doce de massa peculiar devido ao seu formato, a palmeras é normalmente consumida na praia, sempre coberta com açúcar.

14 Pan de pascua

Pan de pascua
Pan de pascua

Doce feito com massa escura cujos ingredientes levam gengibre, mel e frutas cristalizadas. Em um primeiro olhar, até pode ser confundido com panetone (até por ser comumente vendido no Natal), mas tem sabor bastante diferente.

15 Panqueque

Panqueque
Panqueque

O panqueque é um tipo de crepe que serve de base no preparo de doces ou massas salgadas. Os mais comuns deles são os enroladinhos com doce de leite. É outro exemplo de sobremesa caseira, portanto mais facilmente encontrado em restaurantes.

16 Torta curicana

Torta curicana
Torta curicana

Doce típico da cidade de Curicó, pode pode apresentar vários sabores, como doce de leite, amêndoas e nozes. Obviamente, é mais fácil de ser encontrado na cidade onde surgiu e mais raro nas demais regiões do país.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.