11 Bebidas Típicas do Chile Para Você Provar Durante Sua Viagem!

Conheça quais são as bebidas mais consumidas no país andino e como cada uma se relaciona com a própria cultura chilena.

0

A melhor parte de viajar, além de conhecer novos lugares e culturas, é provar um pouco de sua gastronomia. Afinal, alimentos e bebidas são a melhor forma de conhecer a história e hábitos locais. 

Isso não seria diferente no Chile, um dos países latino americanos mais visitados por brasileiros. Dono de uma cultura fabulosa, também possui rica gastronomia, por isso, conheça bebidas típicas chilenas que você precisa provar em sua próxima viagem! 

Bebidas Típicas do Chile

Todo país tem alimentos e bebidas tradicionais, bem como as que são consumidas com maior intensidade em cada região. Isso se deve à forma como seus habitantes se relacionam com elas, o que conta muito de sua história. No Chile, existem bebidas típicas consideradas essenciais no país, tanto alcoólicas quanto não alcoólicas. Opções que, como veremos, vão muito além dos famosos vinhos chilenos. 

Vinho Chileno

Claro que não podemos começar uma lista de bebidas chilenas sem falar dos vinhos! O país é conhecido por suas vinícolas famosas e produtoras de rótulos desejados, como Concha y Toro. A bebida é uma das mais tradicionais do país, ganhando até das cervejas e oferecendo várias opções de marcas e preços. 

Bebidas Típicas do Chile: Vinho chileno Concha y Toro
Vinho chileno Concha y Toro

Pisco Sour

Bem parecido com a caipirinha, o nome Pisco Sour vem da união entre as palavras pisco (aguardente de uva) e sour, família de coquetéis que usam limão em suas receitas. A bebida é muito vendida nos supermercados, em garrafa mesmo, e acaba sendo fruto de uma disputa entre peruanos e chilenos sobre quem tem sua real chancela. No Chile, os jovens costumam consumi-la com Coca Cola, uma mistura conhecida como “piscola”. 

Bebidas Típicas do Chile: Pisco Sour
Pisco Sour

Suco de framboesa

Pode até não ser uma bebida típica do Chile, mas muita gente afirma que o suco de framboesa de lá é o melhor do mundo! Na região da Patagônia chilena, existem plantações de framboesas abençoadas pelos ventos gelados. Além da bebida, também é muito conhecido o suco de chirimoya, cujo aspecto lembra a fruta do conde. O gosto é doce e suave. 

Bebidas Típicas do Chile: Suco de framboesa chileno
Suco de framboesa chileno

Terremoto

Muito consumido durante as festas da Independência Chilena (Fiestas Pátrias ou Dieciocho), o Terremoto ganhou esse nome devido às circunstâncias de sua criação.  A bebida foi inventada em 1985, logo após um grande terremoto, no bar La Piojera. O Terremoto é feito a partir da mistura de pipeño, vinho branco adocicado, e licor de fernet, menta ou granadina. Depois, adiciona-se picolé de abacaxi. 

Bebidas Típicas do Chile: Bebida chilena Terremoto
Bebida chilena Terremoto

Borgonha (Borgoña)

Bebida especial para as comemorações de Natal, é feita com vinho, morango e açúcar. Basta picar a fruta, deixá-la mergulhada no açúcar para, depois, adicionar gelo e açúcar. Tradição familiar na região central do país, é uma bebida atrativa, bonita e saudável. 

Bebidas Típicas do Chile: Borgoña (Borgonha) chilena
Borgoña chilena

Mote con Huesillos

Muito tradicional no verão, essa bebida leva suco de pêssegos secos (Huesillos) cozidos com água, açúcar e canela. Depois, acrescenta-se trigo cozido e mole (mote). Aparentemente, seu aspecto não é muito agradável, mas o sabor é muito bom! Deve ser servida gelada em um copo alto acompanhada de uma colher. O talher serve para comer os grãos no fundo do copo. 

Bebidas Típicas do Chile: Mote con Huesillos
Mote con Huesillos

Cerveja

Pode até ser menos popular que o vinho, mas a cerveja é muito consumida no Chile, a maior parte produzida à base de milho. A Cristal, criada na cidade de Valparaíso em 1850, está entre as mais vendidas. 

Bebidas Típicas do Chile: Cerveja Cristal
Cerveja Cristal, fabricada no Chile

Chicha

Vinho rústico feito de uva ou maçã fermentada, é bem próximo à chicha morada, bebida peruana à base de milho roxo. Mais encontrada em restaurantes típicos ou festas tradicionais, tem fortes raízes incas. 

Bebidas Típicas do Chile: Chicha chilena
Chicha chilena

Licor de oro

Bebida típica da região de Chiloé e outras regiões mais ao sul do país, feita com soro de leite e aguardente, aos quais são adicionados açafrão e casca de limão. 

Bebidas Típicas do Chile: Licor de Oro chileno
Licor de Oro chileno

Melón con vino

Vinho branco com lascas de melão servido na própria fruta. É uma bebida muito consumida durante o verão. 

Bebidas Típicas do Chile: Melón con Vino
Melón con Vino

Cola de Mono

Muito consumida nas festas de fim de ano do Norte chileno, a bebida é feita de leite, café, aguardente, açúcar e especiarias, como casca de laranja, cravo e canela. Aqui, o que vale é deixar a bebida bem doce, por isso, algumas pessoas substituem o açúcar por leite condensado. 

Bebidas Típicas do Chile: Bebida Cola de Mono
Bebida Cola de Mono

Gostou das opções? Mas, aqui, vai uma informação importante! No Chile, o consumo de bebidas alcoólicas na rua é proibido, por isso, limite-se aos bares, restaurantes e ambientes fechados.

Veja também: 7 Bebidas Típicas do Uruguai

11 Bebidas típicas da Colômbia

Bebidas Típicas para provar na Argentina

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.