7 Bebidas Típicas do Uruguai

Uma lista com as bebidas típicas que o turista vai encontrar durante sua viagem pelo Uruguai e a descrição de cada uma

0

Doce de leite, parrilla, ramblas, Punta del Este, Carlos Vilaró e Rio da Prata. O viajante já embarca pensando nestas maravilhas ao escolher o Uruguai como destino. Mas, as belas paisagens podem ser admiradas saboreando pratos magníficos da gastronomia uruguaia regados por excelentes bebidas. 

Confira, a seguir, uma lista com 7 bebidas típicas do Uruguai com fotos e descrições

Sobre o Uruguai

País charmoso, de cidades arborizadas, campos extensos e praias limpas, o Uruguai está localizado no sudeste da América do Sul. Sua população tem cerca de 3,5 milhões de habitantes, com ascendência principalmente europeia e mestiça. Faz fronteira com o Rio Grande do Sul ao norte, e com pequenas partes da Argentina. A oeste e sudoeste, faz limites com Rio Uruguai e Rio da Prata, respectivamente. 

O Uruguai é dividido em 19 departamentos, sendo Maldonado e Montevidéu os mais visitados. 

Gastronomia uruguaia

O que um país leva à mesa conta muito de sua história e costumes locais. A culinária uruguaia é o resultado das cozinhas uruguaias e espanholas, recebendo contribuições de outros países sul-americanos e indígenas. Os pratos são, basicamente, baseados em carnes e laticínios, inclusive pelo fato de o país ser um dos maiores produtores agropecuários do mundo. 

A mistura de sabores e influências é ligada à sua colonização, estando presente tanto na comida quanto na bebida. Mate, fernet, grappamiel e clericot são apenas alguns dos exemplos. 

Quanto aos vinhos, vai ser difícil escolher entre tantas opções, a maior parte delas produzidas a partir da uva mais popular, a Tannar! Os vinhos locais mais procurados são o Medio y Medio, além do clericot (sangria uruguaia). Mas

Bebidas Típicas do Uruguai

Assim como na vizinha Argentina (veja as Bebidas Típicas para provar na Argentina), os vinhos uruguaios são os itens mais procurados por turistas, mas engana-se quem pensa que as bebidas típicas uruguaias se resumem aos títulos estrelados. Justiça seja feita, uruguaios e turistas podem provar muito mais bebidas além do produto da uva, tanto alcoólicas quanto não alcoólicas. 

Mate

O mate (chimarrão nos pampas gaúchos) é amado em terras uruguaias. Aliás, é bom frisar que a erva usada para a produção da bebida é importada do Brasil. Mas, existem diferenças sutis entre o mate uruguaio e o chimarrão gaúcho. A primeira delas é visual, já que a cuia de lá tem formato diferente, tamanho e canudinho (conhecido como bomba) menores. O sabor também é mais amargo, a folha moída é mais grossa e o verde, menos intenso. 

Bebidas Típicas do Uruguai: Mate uruguaio
Mate uruguaio

Vinho Tannat

A produção uruguaia de vinhos cresce a cada ano e a uva Tannat está para o Uruguai assim como Malbec está para a Argentina. Também de origem francesa, a uva Tannat virou o emblema uruguaio, ajudando a aumentar a exportação da bebida. 

Bebidas Típicas do Uruguai: Vinhos Tannat
Vinhos Tannat

Medio y Medio

Reza a lenda que a bebida foi criada pelo Bar Roldós, famoso estabelecimento no Mercado del Puerto. O Medio y Medio leva espumante e vinho seco.

Bebidas Típicas do Uruguai: Medio y Medio
Medio y Medio

Grappamiel

Bebida típica feita com grappa e mel, de sabor forte e adocicado. A primeira impressão é que se trata de um drink fraquinho, mas não se engane! O teor alcoólico é altíssimo! A bebida pode ser encontrada em bares e botecos. 

Bebidas Típicas do Uruguai: Grappamiel
Grappamiel

Clericot

Variação uruguaia da sangria espanhola, o clericot leva frutas maceradas em vinho branco ou espumante. É uma bebida de origem francesa, mas acabou adotada como coquetel típico do Uruguai e Argentina. 

Bebidas Típicas do Uruguai: Clericot
Clericot

Cervejas

A cerveja Norteña, tão conhecida pelos brasileiros, só é encontrada por eles durante suas viagens pelo Uruguai. Quer conhecer uma cerveja típica do país, de verdade? Experimente a Patrícia, vendida em diversos estabelecimentos. Para variar, procure também pelos rótulos Zillertal e Pilsen. Assim como os brasileiros, os uruguaios também vêm prezando pela produção artesanal, o que inclui as cervejas. 

Um dos exemplares é a cerveja Mastra, com stands especiais e tour de degustação. Você pode encontrá-la passeando pelo Mercado Agrícola de Montevidéu

Bebidas Típicas do Uruguai: Cerveja Mastra
Cerveja Mastra

Fernet

Composto de ervas originado das culturas europeias do século XIX que chegou ao país graças à onda imigratória italiana. A bebida tem tonalidade escura, amarga, de teor alcoólico em torno de 40%. 

Tradicionalmente, é tomada pura, como digestivo, mas nos bares e baladas, é servida com coca-cola e gelo. Versátil, pode ser ingerida para esquentar o gélido inverno uruguaio e para implementar os drinks de verão. 

Bebidas Típicas do Uruguai: Fernet
Fernet

Veja também: Bebidas Típicas para provar na Argentina

11 Bebidas típicas da Colômbia

12 Bebidas Típicas da Espanha

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.