Bebidas Típicas para provar na Argentina

Embora os vinhos sejam o carro-chefe das bebidas tradicionais da Argentina, há muitas outras opções, que vão dos aperitivos aos licores.

0

Há quem diga que a Argentina não possui bebidas típicas, haja visto que nenhum drink originário do país tornou-se famoso e reconhecido em todo o mundo. Apesar disso, os vinhos estão aí para provar ao contrário.

Atualmente os argentinos ocupam o posto de quinto maior produtor de vinho do mundo e o maior da América Latina. A tradição da bebida no país, apesar de já ser considerada notória, vem se fortalecendo ano a ano.

Além disso, por mais que a maioria das bebidas não tenham sido criadas por lá, são amplamente consumidas, cada qual em uma região específica. Seja em reuniões de amigos ou para acompanhar a culinária tradicional, vale a pena provar as bebidas típicas da Argentina.

1 – Vinho argentino

Esqueça de uma vez por todas aquela história de que, na América Latina, os melhores vinhos são os do Chile. A produção dos argentinos, principalmente em Mendoza, compete em pé de igualdade com a dos chilenos.

Depois de anos alimentando apenas o mercado interno, desde a década de 90 os rótulos do país estão alcançando lugar de destaque, inclusive, no exterior.

Bebidas Típicas da Argentina: Vinho
Vinhos argentinos

Além da região mencionada, outros importantes locais de produção de vinho argentino são: San Juan, Salta, La Rioja, Molinos, Cafayate, Catamarca e Patagônia, cada um com suas respectivas especialidades. Ao visitar o país, vale a pena apreciar a bebida como acompanhamento para uma massa ou parrillada.

2 – Mate argentino

Presente em praticamente todos os lares da Argentina, o mate consiste na infusão de uma erva (especificamente Ilex paraguariensis). A planta é seca, cortada e moída e, posteriormente, colocada na água quente em um recipiente que recebe o nome de calabaza (cuia). A bebida é tomada com auxílio da bombilla (uma espécie de canudo).

De sabor amargo, o mate tem fama de fazer bem para a digestão, além de ser uma bebida estimulante para o corpo e mente.

Bebidas Típicas da Argentina: Mate argentino
Mate argentino

Uma das melhores coisas sobre o mate argentino, é que, assim como o chimarrão gaúcho, é uma bebida comunitária e, portanto, ajuda a fortalecer laços familiares e de amizade, já que quase sempre é consumido em rodas de amigos ou pessoas da mesma família.

3 – Suco de pomelo

Apesar de ser uma fruta nativa do sudeste asiático, o pomelo, também conhecido como laranja-natal, cimboa, grapefruit ou toranja, se popularizou na Argentina, de modo que, atualmente, é cultivado de norte a sul do país.

A fruta, amarga e azeda ao mesmo tempo, é muito saborosa e faz parte do cotidiano dos argentinos como base para o preparo de doces, geléias, águas saborizadas, refrigerantes e, claro, o famoso suco de pomelo. Mas não se contente com as versões industrializadas, para sentir o verdadeiro sabor da iguaria é preciso provar o suco natural.

Bebidas Típicas da Argentina: Suco de pomelo
Suco de pomelo

4 – Clericó argentino ou Sangria Blanco

Embora os argentinos não tenham grande apreço por vinhos suaves, o clericó, apesar de ser bastante doce, é uma das bebidas mais populares do país. Ele lembra bastante a sangria espanhola, porém, feita com vinho branco.

Além do vinho, o clericó leva frutas da estação, em geral, kiwi, laranja, cereja, maçã, abacaxi, pêssego ou uva, água com gás e uma dose de outra bebida, como por exemplo, Cointreau. Quem gosta da bebida bem doce pode acrescentar açúcar em quantidade suficiente para agradar o paladar do “freguês”.

Bebidas Típicas da Argentina: Clericó argentino ou Sangria Blanco
Clericó argentino ou Sangria Blanco

5 – Americano Gancia

Na Argentina, a tradição do vermute ou aperitivo é uma herança dos imigrantes italianos e espanhóis que ainda hoje tem força na cultura do país. Essas bebidas costumam ser apreciadas antes das refeições, antes do meio dia ou no finalzinho da tarde.

O Americano Gancia, também chamado de Aperitivo Originale é de origem italiana e está entre os mais consumidos. Trata-se de uma espécie de vinho que é combinado com um mix de ervas, pimentas e frutas. Pode ser consumido puro, mas, frequentemente é adicionado a batidas de frutas e outras preparações.

Bebidas Típicas da Argentina: Americano Gancia
Americano Gancia

6 – Fernet

Também de origem italiana, o Fernet é uma das bebidas preferidas dos argentinos, especialmente em Buenos Aires e Córdoba. Puro, é amargo e forte (o teor alcoólico pode chegar a 45%). Por isso, a maneira mais comum de servi-lo é misturado com Coca-Cola.

No entanto, diz a tradição que existe uma maneira correta de preparar o drink, que está longe de ser uma simples mistura das duas bebidas. Além disso, alguns argentinos defendem que a marca do Fernet importa, enquanto outros acham que esse quesito não faz nenhuma diferença.

Bebidas Típicas da Argentina: Fernet
Fernet com Coca-Cola

7 – Soda en sifón

Ainda que a água com gás seja uma bebida popular em várias partes do mundo, o sifão é típico da Argentina e Uruguai. Trata-se de uma garrafa de vidro com água gaseificada que, graças ao uso de uma válvula, sai sob pressão.

Os sifões podem ser comprados em supermercados, porém, de maneira bem tradicional, em alguns bairros um “sodero” ou “sifonero” entrega o produto a domicílio.

A “soda en sifón” pode ser tomada pura, ou utilizada no preparo de outras bebidas

8 – Submarino

Mais uma bebida de inverno e variação do chocolate quente tradicional, o submarino consiste em uma xícara ou copo com leite bem quente, onde uma barra de chocolate é colocada para derreter no momento de servir. A bebida é servida em cafés de várias regiões da Argentina.

Bebidas Típicas da Argentina: Submarino
Submarino, bebida típica argentina

9 – Licor de doce de leite

No país que produz um dos melhores doces de leite do mundo, é claro que não poderia faltar uma bebida tendo-o como ingrediente principal. Por ser extremamente doce, é muito usado no preparo de sobremesas e para “molhar” bolos de aniversário.

Bebidas Típicas da Argentina: Licor de doce de leite argentino
Licor de doce de leite argentino

10 – Chicha

A bebida de origem indígena pode ser encontrada em vários países da América Latina e na Espanha, mas tem uma presença muito forte na Argentina, principalmente no norte do país.

Apesar de ter muitas variações com outros cereais e frutas, a versão tradicional consiste na fermentação não destilada do milho. Todos os anos, no mês de março, acontece a Fiesta Nacional de la Chicha em Salta, no norte argentino.

Bebidas Típicas da Argentina: Chincha argentina
Chincha argentina

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.