11 Bebidas típicas da Colômbia

Conheça bebidas tradicionais da Colômbia que se destacam sozinhas ou vão muito bem como acompanhamento da gastronomia local.

0

Dona de uma diversidade cultural impressionante, a Colômbia, país localizado no noroeste da América Latina, é etnicamente e geograficamente muito diversificada. E é justamente essa mistura que garante os principais traços culturais da nação.

A atual população de mais de 47 milhões de pessoas é constituída por descendentes dos primeiros habitantes, oriundos de nações indígenas (quimbaya, tairona e chibchas), colonizadores espanhóis, além de africanos e pessoas do Oriente Médio que foram escravizados no país.

Em relação ao território, boa parte dos centros urbanos do país estão localizados nos Andes. Contudo, a Colômbia também engloba a floresta amazônica, paisagens tropicais e litorais do Caribe e Oceano Pacífico.

São todas essas referências que configuram a cultura colombiana, com destaque muito especial para a culinária e bebidas tradicionais.

A bebida mais consumida pelos colombianos é o café, mas há uma infinidade de bebidas típicas da Colômbia que os turistas devem experimentar ao visitar o país. Descubra 11 das mais populares bebidas do país latino-americano.

1 – Café

A Colômbia é o terceiro país que mais exporta café em todo o mundo, ficando atrás apenas do Brasil e Vietnã. O solo fértil, aliado ao cultivo e ao processo de colheita dos grãos, colocam o país latino-americano nessa posição.

Nesse sentido, alguns fatores influenciam muito na qualidade final do produto: os solos vulcânicos, temperatura, distribuição das chuvas e as altitudes, que variam de 800 a 2.000 metros.

Bebidas Típicas da Colômbia: Café colombiano
Café colombiano

Os principais departamentos (espécie de estados) que produzem café na Colômbia são Caldas, Risaralda e Quindio. A produção se concentra na espécie arábica, que resulta em uma bebida aromática, com baixo teor de cafeína e menos amarga.

2 – Lulada

Muito apreciada na região de Valle del Cauca, sobretudo, na capital Cali, a lulada tem esse nome por conta da fruta com a qual é preparada, o lulo. Típica da Cordilheira dos Andes, a fruta tem sabor azedo, que, no final das contas, rende uma bebida super refrescante.

No preparo, o lulo é espremido com as mãos, para que o caldo fique com pequenos pedaços. Para complementar o sabor, acrescenta-se água, limão, panela (a rapadura colombiana) e muito gelo.

Bebidas Típicas da Colômbia: Lulada
Lulada, bebida colombiana

3 – Limonada de coco

A preferência por sabores, textura e temperatura das bebidas varia de acordo com cada região do país. Algumas das praias mais bonitas do mundo estão na Colômbia e, para refrescar os dias de muito sol, a limonada de coco é uma das bebidas mais pedidas.

Trata-se de uma bebida muito simples, feita com limão, açúcar e gelo. O que confere o toque especial, tanto no sabor, quanto na textura, é um delicioso creme de coco tradicional.

Bebidas Típicas da Colômbia: Limonada de coco colombiana
Bebidas Típicas da Colômbia: Limonada de coco colombiana

4 – Agua de panela

A princípio o nome causa certa estranheza, já que panela tem significados totalmente opostos no Brasil e nos demais países latino-americanos. Para eles, panela é o que nós conhecemos como rapadura.

Sendo assim, agua de panela, nada mais é que um suco de rapadura. O preparo, geralmente, leva um toque cítrico, que pode ser de limão ou laranja. A bebida é apreciada em toda a Colômbia, variando apenas a temperatura de acordo com a região onde será servida.  

Bebidas Típicas da Colômbia: Agua de Panela
Agua de Panela, bebida colombiana

5 – Chicha colombiana

A bebida é muito comum em vários países sul-americanos. O que muda é apenas o ingrediente principal, que no caso da chicha colombiana é o maíz, uma espécie de milho típico da Cordilheira dos Andes e de sabor mais adocicado.

Durante o processo de fabricação da chicha, os grãos, ou cereais e tubérculos dependendo da região, são fermentados, resultando em uma bebida alcoólica ou não. No centro de Bogotá, em especial no bairro La Candelaria, há uma excelente chicheria para provar a chicha de maíz.

Bebidas Típicas da Colômbia: Chicha de Maíz
Chicha de Maíz

6 – Sorbete de borojó

A palavra que dá nome à bebida é uma falsa cognata, já que a textura do sorbete de borojó se parece mais com a do açaí na tigela do que com a de um sorvete.

A fruta chamada borojó, ingrediente principal da preparação e com suposto poder afrodisíaco, é encontrada em um único lugar do mundo, no departamento colombiano de Chocó, localizado na fronteira com o Panamá.  

Além do borojó, a receita leva água, leite, açúcar ou panela (rapadura), baunilha, ovos e gelo. Diz a tradição que a bebida é responsável pela alegria, energia e motivação dos moradores da região.

Bebidas Típicas da Colômbia: Sorbete de Borojó
Sorbete de Borojó

7 – Chocolate quente

Para encerrar as bebidas não alcoólicas, não pode faltar uma das preferidas pelos colombianos: o chocolate quente. Mas não um simples chocolate. A iguaria tem diferentes variações, dependo da região do país.

Embora as misturas mais comuns sejam leite de coco e outros cremes, a mais exótica é a que leva queijo. Junto com a caneca de chocolate fumegante, as lanchonetes e restaurantes servem uma fatia de queijo, que deve ser mergulhada na bebida e consumida logo em seguida, assim que estiver derretida.

Bebidas Típicas da Colômbia: Chocolate quente com queijo
Tradicional chocolate quente com queijo

8 – Refajo

O refajo é uma bebida feita à base de cerveja (que também é uma bebida muito consumida na Colômbia) e soda. Porém, não pode ser qualquer soda, tem que ser especificamente da marca “Colombiana”. O drink vai muito bem com churrasco e carnes grelhadas.

Bebidas Típicas da Colômbia: Refajo
Refajo, bebida colombiana

9 – Aguardiente Antioqueño

Tradicional de Antioquia, departamento localizado no noroeste colombiano e banhado pelo Mar do Caribe, a Aguardiente Antioqueño é uma das marcas registradas do país quando o assunto são as bebidas típicas.

Apesar de ter algumas semelhanças com a cachaça brasileira, seu sabor é mais suave, uma vez que o teor alcoólico é bem menor. Vai bem sozinha ou no preparo de drinks como o coco loco.

Bebidas Típicas da Colômbia: Aguardiente Antioqueño
Aguardiente Antioqueño

10 – Canelazo

Se o nome fosse traduzido para o português, provavelmente seria algo como pinga de canela ou quentão de canela. Servida principalmente na região andina da Colômbia, para espantar o frio, o canelazo consiste em aguardente preparada junto com canela e rapadura. Geralmente é servida quente, após o almoço.

Bebidas Típicas da Colômbia: Canelazo
Bebida Canelazo

11 – Coco loco

A bebida tropical lembra muito a limonada de coco, porém, com alto teor alcóolico. Para preparar o coco loco, aos principais ingredientes da primeira receita (limão, açúcar, gelo e creme de coco), acrescenta-se rum, aguardente e vodka.

Bebidas Típicas da Colômbia: Coco Loco
Coco Loco

Veja também: Bebidas Típicas para provar na Argentina

Bebidas Típicas da República Dominicana

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.