10 Danças Típicas da Rússia Para Você Conhecer

O país é conhecido pela excelência no ensino de balé, mas se expressa de diferentes formas através de suas danças típicas milenares

0

Se quem canta, os males espanta, aquele que dança expressa sentimentos, celebra, festeja e demonstra sua força, elegância e valentia. E disso, os russos entendem bem! 

País sede do renomado Balé de Moscow, a Rússia guarda danças típicas belíssimas que falam muito de sua história. Conheça, a seguir, dez danças típicas da Rússia e, quem sabe, você não arrisca alguns passinhos? 

A Rússia, com sua população superior a 142 milhões de habitantes, tem vasta expansão territorial, bem como variedade de costumes que refletem nas diferentes vertentes da dança. Todo mundo sabe que o país exerce grande influência sobre o ballet, sendo o fundador da companhia Ballets Russes, por Serguei Diaghilev, em atividade entre os anos de 1909 a 1929. Dançarinos como Anna Pavlova, Tamara Karsavina, George Balanchine e Vaslav Nijinski até artistas como Pablo Picasso, Henri Matisse e o cineasta Jean Cocteau fizeram parte da companhia. 

Mas, muito além do balé, a Rússia encanta com suas danças folclóricas que integram a cultura nacional, como verá adiante. 

Danças Típicas da Rússia

1. Trepak

Uma das danças russas nas quais o bailarino é mais exigido fisicamente, o trepak é dançado com saltos e giros, sempre mantendo a mesma base rítmica. Pertence ao Ballet de Piort e tem resultados incríveis, compensando o físico em forma para aguentar o nível alto das coreografias. 

2. Kalinka

A kalinka é uma das muitas danças russas que são batizadas a partir das canções interpretadas. O mais comum é que a kalinka seja performatizada por casais, sendo que cada um deve criar sua própria coreografia. 

Vale combinar passos de diferentes danças, como sapateado, agachamento, giros e saltos acrobáticos. O planejamento organiza a dança de forma que parte da música seja dançada de maneira suave para, depois, se tornar alegre e rápida. 

3. Kamarinskaya

Mais uma dança que leva o nome da música de fundo, a Kamarinskaya foi batizada pela tradicional canção usada para uma obra chamada Mikhail Glinka “Kamarinskaya” , de 1848. A melodia é interpretada com passos agachados. 

4. Barynya

Dança folclórica russa apresentada sem uma coreografia fixa. Os dançarinos pisam e dançam em um agachamento, interpretando o poema chamado Chastushka. De modo geral, são sátiras que levam os bailarinos a executarem a dança com muito humor, usando a imaginação para improvisar os passos. 

5. Chechotka

A Chechotka é uma dança folclórica de sapateado, que é performada com um tipo de sapato especial, e que consiste em dançar enquanto toca-se um instrumento chamado Bayan (acordeon).

6. Khorovod

Khorovod, a dança russa mais antiga, é um ritual inicialmente pagão, uma forma de adoração a Iarilo, o poderoso deus do sol. Com a cristianização da Rússia, tornou-se uma diversão que permitia que futuros noivos e noivas se conhecessem. Tem dois tipos – o ornamental e o lúdico. No primeiro, os participantes caminham em círculos e desenham figuras com outras pessoas de mãos dadas.

7. Berioska

A dança é inspirada pelas camponesas russas e foi criada pelo Grupo Berioska da Rússia. Nela, as mulheres usam vestidos longos e posicionam seus troncos de forma imóvel, enquanto os braços fazem movimentos suaves e os pés se movimentam como se estivesse deslizando. Os passos da Berioska inspiram outras danças folclóricas do país. 

8. Sapateado russo

É a dança na qual os homens demonstram paixão, força e masculinidade, além de disposição para movimentos belos e quase acrobáticos. As bailarinas, por sua vez, dão ar de beleza e seriedade. 

9. Perepliás

Uma das mais tradicionais da Rússia, também não apresenta coreografia específica, ou seja, cada bailarino improvisa na pista de dança. Seu oponente repete perfeitamente o passo, só que tornando-o um pouco mais difícil. Além disso, supera-o e inventa novos passos. Antes, era uma dança praticada por homens, mas as mulheres têm, cada vez mais, praticado a Perepliás

10. Troika

A palavra que dá nome à dança significa três cavalos amarrados e indica bem como ela funciona: um homem e duas mulheres dançam imitando o galope de um cavalo puxando um trenó ou carruagem. De mãos dadas, o trio dança e executa movimentos como rodas e caminhadas, de forma com que um dos bailarinos passe por baixo dos braços dos demais. 

Veja também: 7 Bebidas Típicas do Uruguai

Super Lista com 18 Bebidas Típicas Italianas!

Bebidas típicas para provar em Portugal

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.